10 Dicas de Como Acabar com as Cólicas do Bebê

As cólicas do bebê, principalmente dos recém nascidos, são terríveis. Elas geralmente começam por volta de 15 dias de nascido. Podem vir antes ou um pouco depois. O bebê chora de ficar com o rosto vermelho. A mãe fica desesperada e tenta de tudo. É nesse momento em que a mãe descobre que a dor do filho machuca o coração dela e dói na mãe também.
Mas calma! Tem como melhorar uns 90%. Já imaginou se as cólicas sumissem e só reaparecessem de forma branda (e mesmo assim não ficassem por muito tempo)? Imagina então, porque isso é possível.

É muito importante nessa fase você aprender sobre teoria da extero-gestação, venha saber tudo sobre o assunto aqui.

Vem comigo então que eu vou te contar os macetes que eu aprendi:
colic calm 10 Itens de Bebês Nos EUA Que Não Têm no Brasil mamae tagarela1- Colic Calm
É um produto homeopático para cólicas que é vendido somente nos Estados Unidos (no Brasil você só acha na mão de revendedoras). A maioria das mães adora e diz fazer milagre. Eu não experimentei no Eric na época das cólicas, mas usei mais para frente em um momento em que ele estava com muitos gases. Em alguns bebês o efeito é imediato e em outros pode levar uma semana para aparecer. Como é homeopático, deve ser dado várias vezes por dia (é só seguir as instruções da caixa).

colikids 10 Dicas de Como Acabar com as Colicas do Bebe2- Colikids É um produto novo que está na boca das mães brasileiras. Vejo nos grupos de mães todas recomendando o produto. Como é novo, eu não dei para o Eric e nem vi ao vivo. Esse produto é nacional, fácil de encontrar em farmácias comuns por todo Brasil. Ele é um probiótico e algumas mães relatam fazer milagre nos gases das barrigas de seus filhos. Até mesmo nas crianças mais velhas. É a versão nacional do famoso probiótico Biogaia. Como probióticos são bons até para o intestino dos adultos, por que não testar? Tenho usado com a Mia e estou muito satisfeita com os efeitos. São 5 gotinhas por dia para evitar que o bebê sofra muito com as cólicas.



happi tummi 10 Itens de Bebês Nos EUA Que Não Têm no Brasil mamae tagarela3- Bolsinha de água quente – O uso de calor na dor é chamado de termoterapia. Ele funciona porque, primeiro, relaxa a musculatura e também porque ele estimula os receptores de sensibilidade da pele que como consequência diminui o sinal da dor que é enviado para o cérebro. Eu sendo fisioterapeuta, fiz muito uso disso com o Pititico. Aqui em casa eu usei a Happi Tummi, que é uma bolsa aromática e que em 20 segundos no micro-ondas já está quente. Mas você encontra outras marcas também. OBS: teste sempre a bolsinha no seu antebraço antes de colocar na barriga do bebê. Deixe 20 segundos e se estiver muito quente para você estará muito quente para o bebê.

luftal 10 Dicas de Como Acabar com as Colicas do Bebe4- Luftal – É alopatia. Ajuda a dissolver os gases. Funciona bem mas não tem um efeito tão bom quanto as outras opções. Por não ser tão bom é a alternativa mais barata dentre os remédios. Quebra um galho quando você não tem o colic calm ou o colikids.

5- Barriga com barriga – Levante a sua blusa e abra o body do bebê. Coloque as suas barrigas, nuas, encostadas. Deite e deixe ele deitado por cima, pele a pele. O calor do corpo da mãe tem um efeito muito semelhante ao efeito da bolsinha de água quente, além de ser muito prazeroso para o bebê ficar agarradinho com a mamãe.

passo a passo de como colocar o bebe no wrap sling mamae tagarela (15)6- Wrap Sling Mesma coisa que a bolsa de água quente e a técnica de colocar barriga com barriga. Mas nesse caso você fica com as mãos livres e pode circular pela casa: almoçar, ir ao banheiro (por que não? eu fui), colocar a roupa na máquina etc. E o bebê fica mais tranquilo por causa do calor humano, do contato com a mãe, do balançar quando você anda e esse contato diminui a dor da cólica. Se quiser saber mais sobre o wrap sling eu já escrevi um texto e tem explicação ilustrada de como vestir e colocar o bebê nele.

7- Homeopatia – Leve o seu filho em um bom homeopata pediátrico e ele tratará a cólica do seu bebê. Uma amiga usou homeopatia manipulada no bebê dela e ela disse que desde que passou a dar as bolinhas para ele, ele não teve nenhuma crise grande de cólicas, só crises leves e essas crises raramente aparecem. Mas tem que ter paciência, porque é uma bolinha a cada mamada. Ela relata que o bebê dela mama umas 20 vezes por dia, ou seja, toma 20 bolinhas por dia. Ela esmaga a bolinha com os dedos e põe na língua dele. Por causa desse relato eu comecei a usar homeopatia com a Mia e estou tendo o mesmo efeito, tá funcionando muito bem junto com colikis e colic calm.

8- Massagem – A massagem ajuda no alívio da dor, ajuda a soltar os gases e também estimula o trânsito intestinal (que ajuda o intestino a funcionar melhor). Vá para um ambiente confortável e aconchegante para mamãe e para o bebê, coloque óleo de bebê na palma das mãos e faça o ritual da massagem. Você pode aproveitar cada troca de fralda para massagear a barriga do seu filho. Tem um vídeo bem legal que eu achei ensinando o passo a passo da massagem.

9- Bicicletinha – A bicicletinha pode ser feita em seguida da massagem ou sozinha, sem a massagem, quando você estiver com pressa. Faça também a cada troca de fraldas. Pegue as duas perninhas do bebê e aperte contra a barriguinha dele, como se estivesse fazendo pressão na barriga com as coxas do bebê. Segure nessa posição por 15 segundos e repita 10 vezes. Você pode ver como fazer essa primeira parte da bicicletinha no vídeo que coloquei acima. Logo em seguida faça a mesma coisa, mas alternando as perninhas. Como se estivesse pedalando mesmo, sabe? Mas faça devagar durante um minuto.



banho de ofuro 10 Dicas de Como Acabar com as Colicas do Bebe10- Banho de ofurô – A água morna dá o efeito da bolsa de água quente na barriga. Mas ter o corpo todo imerso na água morna é muito mais relaxante e prazeroso. Se você não tem ofurô pode usar a banheira comum, mas tente deixar a maior parte do corpo do bebê imersa na água. A idéia aqui não é limpar, é ele relaxar na água morna. Isso vai ajudar a soltar gases e a diminuir a dor.

Além dessas dicas você também pode tentar oferecer o peito, em várias situações só isso resolve. Também pode enrolar no cueiro.

Obs: Nunca use nenhum remédio no seu filho antes de consultar o pediatra, mesmo ele sendo homeopático ou fitoterápico.

Fonte:
Nosso Primeiro Bebê

Dê a sua opinião: