10 Dicas Para Escolher as Roupas do Bebê (Enxoval)

10 Dicas Para Escolher as Roupas do Bebe EnxovalSó depois das 20 semanas começamos a fazer o enxoval da Pititica. Juntos, eu e Papai Tagarela já sabemos o que vale a pena e o que não vale a pena comprar para a Pititica. Quando vimos uma peça que sabíamos que seria complicado de usar, nos entreolhamos e sem falarmos um com o outro, na mesma hora desistimos.

A questão é que como pais de segunda viagem, já somos vacinamos e sabemos de algumas coisas de antemão. Aproveitando a minha vasta experiência em comprar enxoval (cof cof cof hahahaha) vou passar para vocês algumas dicas e assim vocês prestam atenção nesses detalhes, que fazem toda a diferença, na hora de comprar o enxoval dos seus bebês:

1-Botões: Não sei porque alguns fabricantes não colocam botões nas partes de baixo de algumas roupinhas como macacão e bodies. Gente, uma roupa sem botão na parte de baixo faz como para trocar a fralda? Adivinha! Tira a roupa toda, né! A maioria dos bebês não gostam de serem despidos, mesmo que não esteja frio, mesmo que você não more em lugar frio. Então sempre preste atenção nos fundilhos dos bodies e macacões se eles tem com botões embaixo.



2-Zíper: Odeio!!! Sabe aquele macacão que vem com zíper que você tem que abrir desde cima até láaa embaixo para trocar uma fralda? Então, a criança também acaba ficando pelada na troca de fralda e adivinha? Não gosta! Macacão só com botão. A não ser que ele tenha zíper só na parte da frente e tenha botões embaixo para acessar a fralda mais facilmente.

3-Macacão, Body ou Camisa?: Entre os 3 eu prefiro body e macacão. Camisa só se você achar aquela camisa linda demais e quiser levar mesmo assim. Bebês até 6 meses (as vezes mais) só vivem no colo. Eles não conseguem se locomover sozinhos. O resultado disso é que cada vez que você for pegar o seu bebê no colo e ele está usando uma camisa, a camisa fica levantando. Praticidade é tudo quando você tem um bebê pequeno em casa e pouco tempo para fazer qualquer coisa.

4-O Body ideal: O body ideal é aquele que tem botões embaixo, como eu já disse na dica número 1, porém mais um detalhe que você precisa prestar atenção – se o body tem abertura na parte de cima, na gola. Essa abertura serve para, em caso de acidentes, você precise tirar o body por baixo. Sim, bebês que ainda não comem fazem cocô mais líquido e esse cocô pode ir parar nas costas e lambuzar o body. Você vai puxar essa melequeira pela cabeça? Não né! Vai puxar por baixo mesmo, usando a abertura da gola.

5-Calça ideal: Calça comprida as vezes é essencial quando você usa muito body. As melhores calças são aquelas que vem com o pé reversível. Calça com pé fixo é ruim porque uma vez que o bebê cresce você perde a calça. Calça sem pé é ruim porque algumas meias ficam caindo toda hora do pé. Calça com pé reversível são perfeitas porque você pode virar a ponta da calça para fechar e aquecer o pé ou também pode usar com meia, fica ao seu critério.

6-Exensor de body: Se alguém aqui já conseguiu um bom extensor de body, por favor, levante a mão. Sério, me conte nos comentários. Porque a minha experiência e a experiência de outras mães que eu conheço e usaram, não foi boa. A idéia é brilhante. Uma vez que o body não fecha mais embaixo você não precisa deixar de usar, uma vez que ao colocar  o extensor ele se “alonga” e daí você consegue usar aquele body por mais um mês ou dois. Mas o problema é que alguns bodies tem 3 botões e outros tem 2 botões. E mesmo que você só tenha bodies de 3 botões e compre um extensor de 3 botões, mesmo assim é capaz de não servir, porque o tamanho dos botões e a distância entre eles é diferente e varia conforme a marca. O ideal seria cada marca fabricar o seu próprio extensor e aí sim poderíamos comprar daquela marca que mais temos roupa.

7-A jardineira ideal: Aquela peça jeans lindíssima que você resolveu comprar para deixar o seu bebê mais fashion, sabe? Eu já caí na besteira de comprar e não reparar se tinha botões embaixo. Então a cada troca de fraldas eu tinha que tirar a jardineira toda e recolocar, o que é bem chato porque geralmente a jardineira de bebês tem botões de ajuste na lateral do corpo e na parte de cima. Falando em parte de cima, o mais legal seria uma jardineira com dois botões em cima. Assim o bebê cresce e você consegue continuar usando a jardineira por mais tempo, pois com dois botões a jardineira passa a ter dois níveis de ajuste para a altura.

8- A calça jeans ideal: Eu acho fofo esse item para ser usado em bebês, então eu não podia deixar de dar umas dicas para vocês escolherem a melhor calça jeans. Algumas calças vem com elástico na cintura, no lugar onde seria o cinto. O legal disso é que fica sempre confortável para o bebê além de se ajustar com mais facilidade. Mas como a maioria das calças não tem esse elástico, você não precisa deixar de comprar por causa disso. Olhe dentro da calça, na altura da cintura. Se tiver um botão com um elástico (e esse elástico tiver dois furos para você colocar o botão) pode escolher com tranquilidade. Esse tipo de calça ajuda no ajuste da cintura também. É um ajuste pequeno mas já ajuda alguma coisa.



9-Sapato ideal: Vamos ser práticos! A criança até pelo menos 9/10 meses não anda! E sapato nessa época é enfeite apenas. Mas como eu A-D-O-R-O esse tipo de enfeite, vou deixar aqui uma dica para vocês. Até essa idade mais ou menos, você pode comprar com tranquilidade sapatos que são apenas pano na parte de baixo. Lá para os 10 meses, compre sapatos com a sola emborrachada, para dar mais segurança na pisada e evitar derrapagens. Sim, quando comprar um sapatinho para um bebê um pouco maior, sempre com atenção na sola. Para saber mais detalhes de como escolher um sapato ideal, temos um texto maravilhoso da Muri, nossa antiga colaboradora que entende muito de sapatos. Vamos lá dar uma olhada?

10-Meias: Se você não escolher as meias com atenção elas vão ficar caindo do pé. As melhores meias que você pode comprar para o seu bebê vão ter elástico na parte na perna da meia (sabe aquela parte alta da meia, o “cano”). Assim, esse elástico segura a meia na perna evitando que ela fique caindo. Não precisa ser um elástico muito forte para que isso funcione. Antes de comprar a meia veja se ela tem uma elasticidade na nessa parte que eu expliquei assim você vai evitar que a meia fique caindo com muita frequência.

E aí, gostaram das dicas? Espero que eu consiga ajudar pouco vocês ao fazer o enxoval do bebê.
Beijos, Thata

Foto:
Baby Centre

Dê a sua opinião: