10 Diferenças Entre a Primeira e a Segunda Gravidez

10 diferencas entre a primeira e a segunda gravidez foto de capaGrávida do segundo filho, comecei a notar algumas diferenças da segunda gravidez para a primeira gravidez. Claro que são diferenças baseadas na minha experiência pessoal de vida, mas essas diferenças todo mundo à minha volta com dois filhos acaba confessando que fez assim também com alguma coisa dessa lista… vai dizer que não fez pelo menos uma dessas?

1-Tentando um Filho      
Primeira Gravidez: Na primeira gravidez vocês tentam por meses, às vezes anos a fio. Tentam de tudo: acupuntura, chá de inhame, osteopatia etc. E quando o teste finalmente dá positivo é só alegria.
Segunda Gravidez: Na segunda gravidez vocês estavam tentando ou nem isso, foi apenas um acidente e ooops, “como assim eu engravidei? Levei anos para engravidar do Pititico”.

2-O Teste de Gravidez
Primeira Gravidez: Na primeira gravidez é ansiedade pura, muitas vezes o teste de farmácia é feito até mesmo sem a menstruação atrasar. Afinal de contas, alguns testes detectam antes, não é?
Segunda Gravidez: Você só descobre que está grávida porque repara que a menstruação está atrasada, os seios estão inchados e você já começou a sentir um enjôo de leve.



3-Cozinhar para Comer
Primeira Gravidez: Por mais que você saiba que uma grávida precisa se alimentar bem para que o feto se forme direitinho e cresça com saúde, quando você está enjoada o que você menos quer é cozinhar. O cheiro da comida sendo preparada embrulha o estômago da grávida que sente enjôo. O cheiro quente dos alimentos é o pior de tudo. Você acaba dando um jeito de comer alguma coisa ou coloca alguém para cozinhar pra você (mãe, marido etc).
Segunda Gravidez: Agora, mesmo enjoada, não cozinhar não é mais uma opção. Você tem um filho para alimentar que está fora da barriga e vai ficar com fome e aí? Não dá para enganar o estômago dele até a hora do maridão chegar em casa ou da vovó vir socorrer. Na segunda gravidez eu tive que cozinhar e no meio tempo corria para o banheiro chamar o “Raul” diversas vezes.

4-Descanse Enquanto Pode
Primeira Gravidez: Por mais que esse conselho não pareça agradável, você consegue seguir à risca. Mesmo porque grávida fica muito cansada, principalmente no primeiro trimestre. Dormir e coçar é só começar.
Segunda Gravidez: Dormir é para os fracos. Se você tem uma criança em casa, não tem como dormir enquanto ele estiver acordado. Você precisa ficar de olho. E as vezes nem de madrugada consegue dormir, porque quando não é a vontade de fazer xixi, é o filho mais velho, aquele que já está fora da barriga, que chora porque o dente está incomodando ou porque está doentinho. Dormir não é mais uma opção.

5-Fazendo Enxoval
Primeira Gravidez: Você começa o enxoval assim que descobre que está grávida porque acha que não vai dar tempo. Quer comprar tudo novo. Escolhe cada detalhe de cada roupinha.
Segunda Gravidez: Você não compra nada (ou quase nada) novo. Usa muita coisa do irmão mais velho no irmão mais novo, mesmo sendo de outro sexo dá um jeito de reaproveitar. Na verdade você só começa a pensar nisso lá para as 20 semanas, mesmo porque você acha que vai dar tempo. Verifica com todas as amigas quem pode te doar algumas roupinhas ou itens que os filhos dela não estão mais usando e assim vai sendo feito o enxoval. Economizar é a palavra de ordem, mesmo porque você já sentiu na pele o quanto rápido os bebês perdem as coisas e já sabe como é caro ter um filho.

6-Preparação Durante a Gravidez
Primeira Gravidez: Na primeira gravidez você vai a curso de grávida, curso de amamentação, participa de um monte de grupos de mães do Facebook, lê um monte de livros, lê um monte de blogs, assina várias newletters relacionadas com maternidade (falando nisso, já assinou a da Mamãe Tagarela?).
Segunda Gravidez: Você até lê algumas coisas na internet, até lê um livro ou outro, mas não precisa mais aprender a trocar fraldas e dar banho em bebê. O beabá você já sabe e não precisa aprender mais quase nada. Pelo menos é o que você acha… até o segundo filho nascer e você perceber que cada criança é de um jeito.

7-Empolgação com a Gestação
Primeira Gravidez: Na primeira gravidez você tira foto de tudo. Cada semana é uma foto na frente do espelho para comparar o crescimento da barriga. Você está feliz e faz mil planos para quando o bebê nascer.
Segunda Gravidez: Quando você repara já está com 20 semanas e até agora não teve uma única fotinho mostrando a barriga. Você até fica feliz, mas não fica fazendo mil planos porque sabe que não vai adiantar mesmo. Você já sabe o quanto é difícil no início e acaba ficando mais preocupada do que gostaria.

8-Chá de Bebê
Primeira Gravidez: Você planeja tudo com a maior empolgação, chama todo mundo e se diverte escolhendo até a ordem das músicas. Escolhe cada enfeite, cada detalhe, cada brincadeira.
Segunda Gravidez: Você até gostaria mas acaba não conseguindo tempo para planejar um chá de bebê (e acaba se sentindo culpada por isso, achando que o segundo filho vai se sentir preterido no futuro).

9-Fazendo Tudo Diferente
Primeira Gravidez: Pode até ser que você tenha planejado um parto assim ou assado ou que tenha planejado amamentar até dizer chega. Muitas mães não conseguem realizar alguns sonhos e acabam depositando essa vontade de realizar com o segundo filho e aí…
Segunda Gravidez: Na segunda gravidez você quer fazer tudo de diferente que na primeira gravidez não te agradou. “Dessa vez eu vou conseguir o parto normal” ou “Dessa vez eu vou conseguir amamentar” – seja lá qual é o seu objetivo, eu espero que você consiga realizar. Eu estou tentando correr atrás de fazer uma história diferente dessa vez.



10-Ao Nascer
Primeira Gravidez: Você se sente meio perdida e “erra” algumas vezes aqui e outras vezes ali. Errar faz parte e é assim que aprendemos.
Segunda Gravidez: Você não fica mais neurótica com tantos detalhes e sabe que “errar” faz parte e que o bebê não vai morrer por causa disso. Você acha que já sabe tudo sobre filhos quando o segundo chega e te mostra que você ainda tem muitas coisas para aprender, pois ter um segundo filho é não cometer os erros que cometeu no passado, mas cometer erros novos.

Para quem ficou curiosa (o), olha eu aí na primeira gravidez e na segunda gravidez:

10 diferencas entre a primeira e a segunda gravidez

Foto de capa: Scary Mommy

Dê a sua opinião: