10 Motivos Para Você Usar a Terapia do Abraço

Aqui em casa eu aderi à terapia do abraço e desde que comecei a fazer assim, comecei a pesquisar sobre o assunto para poder entender melhor e poder usar de uma melhor forma e colher melhores resultados. Nas minhas pesquisas achei um texto sensacional e hoje eu trago para vocês 10 motivos para aderirem à terapia do abraço também!

A terapia do abraço é definitivamente poderosa e pode curar. Estudos mostram que abraçar (assim como rir) é extremamente eficiente até mesmo na cura de doenças, depressão, ansiedade e stress. Um abraço bem dado, quando os corações são pressionados um contra o outro, pode ser muito benéfico.

1- Um abraço protetor ajuda a construir confiança e segurança além de ajudar na comunicação honesta e aberta entre você e o seu filho.



2- Abraços podem aumentar os níveis de ocitocina no corpo (hormônio do amor), ajudando a afastar sentimentos ruins como a solidão e a raiva.

3- Um abraço mais longo aumenta os níveis de serotonina (que regula o sono, o apetite etc), melhorando o bom humor e deixando as pessoas mais felizes.

4- Abraços melhoram o sistema imunológico. Uma pressão suave no osso esterno (no peito) ativa o Chakra do Plexo Solar, isso estimula a glândula Timo, que regula e equilibra a produção de células brancas no sangue (células de defesa). Ou seja, abraços ajudam a manter você e o seu filho saudáveis e livres de doenças.

5- Abraços elevam a auto-estima. Desde o momento que um bebê nasce, o toque da mãe e do pai faz com que eles se sintam amados e especiais. As sensações táteis que são percebidas a partir do contato com a própria pele, desde o início da vida e nos primeiros anos da criança,  ficam registradas no nosso sistema nervoso até a vida adulta. Os abraços que os bebês e crianças recebem de seus pais e suas mães enquanto crescem continuam marcados para sempre. Os abraços também ajudam a criança a aprender a se amar e se valorizar.

6- Abraços relaxam os músculos. Abraços aliviam as tensões do corpo. Abraços podem fazer com que a dor diminua ou até mesmo podem fazer com que a dor vá embora, pois eles aliviam as dores por aumentar a circulação sanguínea dentro dos músculos e órgãos internos.

7- Abraços equilibram o nosso sistema nervoso. A resposta da nossa pele ao abraço vai muito além do que imaginamos, pois o abraço altera, positivamente, a forma como a corrente elétrica passa pelo nosso corpo.

8- Abraços nos ensinam a dar e receber. Abraços nos educam como o amor flui nos dois sentidos, como é tão bom dar, receber e dividir.

9- Abraços são como meditar e rir. Eles nos ensinam a relaxar e a sermos presentes em cada momento. Eles nos encorajam e deixar as energias fluírem. Abraços desligam os seus pensamentos e te conectam com o seu coração, seus sentimentos e sua respiração e é por isso que funciona muito bem em uma crise de terrible twos.

10- A troca de energia entre pessoas que abraçam é um investimento. Encoraja empatia e compreensão. Além disso é sinergético, ou seja, vai gerar uma atração maior ainda entre você e o seu filho.

Tem um ditado de Virginia Satir, uma respeitada terapeuta nos Estados Unidos que diz “Nós precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Nós precisamos de 8 abraços por dia para ficar bem. Nós precisamos de 12 abraços por dia para crescer.”

Então abrace! Abrace sem motivos, abrace durante uma crise de terrible twos, abrace quando estiver feliz, abrace quando sentir saudades, abrace para dizer “bom dia”, abrace para dizer “boa noite”. Use e abuse dos abraços que isso só fará bem a vocês.

Bjs, Thata

 

Fonte:
MBG MindBodyGreen

Foto:
Patheos

Dê a sua opinião: