10 Programas Legais Para Se Divertir Com as Crianças

10 Programas Legais Para Se Divertir Com as Criancas mamae tagarelaO dia das crianças foi criado na Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança em Genebra em 1925 e passou a ser comemorado no dia 1 de junho.

A ONU declarou o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança.

No Brasil o Dia das Crianças é comemorado, desde 1924, no dia 12 de Outubro. Mas em 1960 a fábrica de brinquedos da Estrela e a Johnson & Johnson fizeram uma jogada de marketing, juntos anunciaram uma promoção chamada “A Semana do Bebê Robusto” para aumentarem as suas vendas. Deu tão certo que desde então o dia das crianças é comemorado com muitos brinquedos e muitos presentes.



Agora sabendo disso, vou sugerir para vocês, que tal fazermos um dia das crianças preocupados com o bem estar delas e não em dar presentes? Porque esse era o principal objetivo. Vamos brincar de colocar o telefone de lado, desligar a tv, não pegar nem no tablet. Isso mesmo, estou sugerindo que fiquemos desconectados do mundo online, dos aparelhos eletrônicos. Vamos dar isso de presente para eles e vamos levar as nossas crianças em um ou mais lugares bem legais?

Tá ok, nesse ano o dia 12 de outubro cai numa segunda feira, então vamos aproveitar o final de semana anterior para passear com eles (sem telefone, sem tv e sem tablet, como eu sugeri)?

Ah, o seu filho é do tipo que faz questão de ganhar algo concreto para segurar? Que tal você fazer um cartão parabenizando-o pelo dia das crianças e nesse cartão listar todas as coisas legais que vocês vão fazer juntos?

Vou dar aqui uma lista de atividades que podemos fazer com nossos filhos no dia das crianças:

10 programas legais para se divertir no dia das crianças sem consumismo:

1-Uma visita ao zoológico da cidade: As crianças adoram ver bichinhos, aprender mais sobre cada um deles. Aproveite para explicar como cada um deles vem ao mundo (se é mamífero ou ovíparo), para explicar o que cada um come, como se relacionam com outros animais, cadeia alimentar etc. O seu filho ainda é muito pequeno? Ok, tudo bem, diga apenas o nome de cada um deles e ensine os sons que cada um faz. Vale antes pesquisar se os animais são bem tratados e se são tratados com respeito. Sobre o Zoológico do Rio de Janeiro, por exemplo, eu ouvi atrocidades. Parece que ultimamente os animais não estão sendo bem tratados. Não lembro como era na minha época porque eu era criança, mas acredito que a situação não esteja igual.

2-Um dia de brincadeira na praia: Se você mora em cima cidade litorânea e fez um dia bonito com sol. Passe a manhã na praia com as crianças. Leve baldinhos e pazinhas, monte castelos de areia, cave um buraco, brinque de enterrar coisas. Brinque de pular ondinhas (ganha quem pula mais), deixe as crianças correrem livres pela areia, jogue bola, brinque de pique pega, solte a imaginação. Dá para passar o dia na praia se quiser, só não se esqueça do protetor solar e da barraca. Se achar que está muito forte o sol fuja nos horários mais perigosos.

3-Passear na cidade ao lado: Passear na cidade ao lado é sempre legal e uma aventura. Quantas vezes você vai passear na cidade vizinha? No Rio de Janeiro, por exemplo, temos as cidades de Teresópolis, Petrópolis, Itaipava que são cidades serranas. Temos também Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo que são cidades litorâneas. Escolha uma que você não vai há algum tempo e passe um dia lá ou até mesmo um final de semana inteiro, que tal?

4-Leve o seu filho a um museu: Quem disse que museu e crianças não combinam? Crianças adoram museus. Você já levou o seu filho à um museu? Eu já levei Pitico no museu de História Natual e Museu da Ciência em Londres e ele amou os dois. Não precisa ser museu de quadros. No Rio de Janeiro, por exemplo, temos o museu Naif, que sempre tem atividades para bebês.  O seu filho não é mais um bebê? Ok sem problemas, existem outras opções de museu. No Rio de Janeiro por exemplo, nós temos a Casa da Ciência, Espaço Ciência Viva, Museu Aeroespacial, Museu da Imagem e do Som, Museu da Vida, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Museu do Folclore, Museu do Trem, Planetário e muitas outras opções. Dá uma olhada aqui na programação dos museus.

5-Teatro é sempre uma boa opção: Acredito que mais ou menos com 11 meses as crianças já começam a curtir teatro voltado para o público infantil. Então que tal nesse dia das crianças uma tarde no teatro com a criançada? Do que o seu filho gosta? Frozen? Palavra Cantada? Galinha Pintadinha? Saiba que tudo isso e muito mais você encontra no teatro. No momento, no Rio de Janeiro, temos A Bela Adormecida, Aladim, Alice no País das Maravilhas, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, O Mágico de Oz, O Rei Leão, Peppa Pig, Frozen e muitas outras opções. Dá uma olhada aqui na programação de teatro infantil do Rio de Janeiro.

6- Aproveitando os Jardins da cidade: O dia está bonito, o tempo está bom, que tal um passeio ao ar livre com pequinique? Jardim Botanico e Parque Lage são duas opções legais na cidade do Rio de Janeiro. Geralmente parques assim são frescos por serem arborizados e mesmo em dias quentes fica tranquilo de fazer o passeio ao ar livre. Não esqueça da toalha de mesa, das guloseimas saudáveis e alguns brinquedos para vocês curtirem o dia fora.

7-Passeio na Lagoa: Lagoas são boas opções para passear com as crianças tanto nos finais de semana. No Rio de Janeiro temos a Lagoa Rodrigo de Freitas, que tem uma estrutura boa para os pequenos. Uma pista de patins legal, brinquedos, parquinho, restaurantes e barraquinhas de petiscos em volta. Uma idéia legal é andar de pedalinho no meio da Lagoa ou alugar aquela bicicleta que cabe a família inteira para dar a volta na Lagoa.

8-Cinema: Se o seu filho tem até 2 anos vocês podem ir à uma sessão do cinematerna. O cinematerna são salas especiais dentro do cinema comum que servem para a mamãe e para o bebê curtirem juntos. Tem sessões em várias cidades, para saber mais detalhes e a programação segue o site do Cinematerna. Já se o seu filho tem mais de 2 anos e ele for aquela criança tranquila e quietinha que fica sentado na sala de casa assistindo desenho, vale arriscar e levar no cinema comum que tenha algum filme que possa interessar. Senão é melhor esperar a criança completar 3 anos para levar a primeira vez ao cinema. Se o seu filho tem mais de 3 anos então é tranquilo você levá-lo para assistir aquele desenho legal que você acha que ele vai curtir. Para ficar de olho na programação de cinema no Rio de Janeiro acompanhe aqui.



9-Parque de diversão: Provavelmente toda cidade tem um, mesmo que pequeno. Vale a pena se informar sobre a segurança do parque de diversões e evitar brinquedos que pareçam perigosos. Mas um dia em um parque de diversões vale muito a pena. A verdade é que crianças pequenas não sabem a diferença entra a Disney e um parque qualquer, pois elas se divertem em qualquer lugar, ainda mais um lugar onde tem brinquedos. No Rio de Janeiro temos o Play Kid e o Play City.

10-Biblioteca: Aqui nós sempre levamos o Eric à biblioteca. Porque ele se diverte e ainda leva livros para casa de graça. Claro que para isso você precisa se cadastrar na biblioteca. Geralmente um comprovante de residência e identidade servem. Ensinar os filhos a ler desde pequenos é um bom legado para deixar para eles e fazendo um passeio à biblioteca incentiva isso. Procure antes quais bibliotecas têm área infantil, como livros e mini cadeirinhas para as crianças. No Rio de Janeiro temos a Bibioteca Infanto Juvenil Maria Mazzetti que é toda voltada para crianças. Isso mesmo, ela é composta somente com livro, estantes, cadeiras e mesas infantis. Temos também a Biblioteca Parque do Estado do Rio de Janeiro que é super nova e moderna – além da biblioteca infantil e brinquedoteca, também conta com uma área de computadores, uma área com puffs para você se jogar e ler e claro que também conta com uma área comum para leitura com mesas e cadeiras. Recomendo que dêem uma olhada nas fotos. Essa biblioteca é bem linda.

 

Fonte:
Wikipedia

Dê a sua opinião: