11 Dicas de Segurança Para o Quarto do Bebê

11 Dicas de Seguranca Para o Quarto do BebeEntão, você está grávida e chegou a hora de decorar o quarto do bebê? Ah, os preparativos para a chegada do bebê são tão gostosos! Mas antes de começar a decorar o quarto e deixa-lo lindo para seu filhote, é essencial prestar atenção em algumas medidas preventivas, afinal não basta deixar tudo lindo. Vem comigo que eu vou te dar 10 dicas de segurança para o quarto do seu filho.

1- Pinte ou aplique papel de parede pelo menos 2 meses antes da chegada do bebê e deixe as janelas abertas para ventilação. Os produtos químicos presentes na tinta e na cola são liberados por muito tempo depois de terem sido aplicados. Isso é importante para evitar o risco de intoxicar o bebê ou causar alergias respiratórias.

2- Observe por onde a luz entra no quarto. Não coloque a cama ou berço do bebê em lugares em que o sol bata diretamente, para evitar mudanças muito grandes de temperatura. Caso não tenha opção, o ideal é instalar cortinas ou persianas.



grade de protecao de colchao

Grade de proteção de colchão

3- Caso decida usar um berço, certifique-se que ele está bem montado, sem parafusos frouxos nem superfícies que possam machucar o bebê. Verifique se a grade está firme, sem nenhuma abertura pela qual o bebê possa cair. Se decidir montar um quarto Montessoriano com colchão no chão, use grades de proteção nas laterais do mesmo para evitar que o bebê role para o chão e se machuque. Uma boa idéia é usar um daqueles tapetes acolchoados de borracha ao redor do berço também.

4- O uso de almofadas ou kit berço, apesar de muito bonitos, não é recomendado para crianças menores de 1 ano porque eles podem sufocar o bebê, aumentando o risco de síndrome da morte súbita.

5- Não use tapetes comuns no piso. Os melhores tipos de piso são madeira, cerâmica ou vinil, pois são mais fáceis de limpar e não acumulam tanta poeira, que pode causar alergias.

6- Se houver qualquer tapete, fixe-o com fita adesiva dupla face de alta aderência para evitar quedas quando você estiver segurando o bebê no colo. Lembre-se que na maioria das vezes você estará cansada e no escuro.

Protetor de porta

Protetor de porta

7- Use travas nas portas de armários ou nas gavetas de cômodas. Na porta do quarto, use um protetor para evitar que ela se feche totalmente com o vento ou quando a criança mexer. Isso é importante para evitar que a criança prenda os dedinhos nas portas (foto ao lado).

8- Tire qualquer móvel de perto da janela: cadeiras, escrivaninhas, mesinhas de cabeceira etc. Uma medida ainda mais segura é colocar grades de segurança em todas as janelas da casa.

9- Retire ou amarre no alto as cordinhas das cortinas ou persianas para ficar fora do alcance do bebê. Há muitos casos de crianças que se enforcaram ao brincar com essas cordas.

10- Retire fios elétricos do chão e use protetores de tomadas. O ideal é que os fios passem por conduítes abaixo do piso e fiquem fora do alcance das crianças. Se não for possível, prenda-os ao longo do rodapé, mas nunca os deixe soltos. Isso é importante para evitar que o bebê mastigue o fio e tome um choque elétrico e também para evitar que alguém tropece com o bebê no colo.

11- Móveis pesados que não sejam muito estáveis, como estantes de livros, cômodas ou armários (não embutidos) devem ser afixados à parede com ganchos de segurança para evitar que caiam sobre o bebê.

Nossos cuidados com o bebê devem começar com a prevenção, então lembre-se dessas dicas para dar mais segurança ao seu filhote antes mesmo dele chegar e ocupar um grande espaço na sua casa e um enorme espaço no seu coração.

Fonte: Baby Sitio

Dê a sua opinião: