14 Dicas Para Passar Tempo em Família

Passar tempo em famíliaPassar tempo em família é muito importante e os benefícios para pais e filhos são enormes. Uma pesquisa do Family Matters Institute aponta benefícios como aumento da felicidade, do bem-estar e o senso de pertencimento ao grupo familiar. Além disso, tem impacto sobre o desenvolvimento infantil e sobre as escolhas que a criança vai fazer na sua vida futura.

Todos nós sabemos que é importante passar esse tempo em família, mas é tão difícil encontrar uma brecha no nosso dia a dia tão cheio de coisas pra fazer, não é mesmo? O tempo que passamos juntos não pode ser visto como uma tarefa a ser cumprida, mas sim como algo divertido e agradável.

Existem 4 regrinhas que vão te ajudar a conseguir passar tempo em família:

1- Reserve um tempo para a família. Não importa que seja um tempo curto, ou que seja apenas algumas vezes por semana. Conversar e dar atenção para as crianças faz com que elas se sintam importantes, amadas e felizes.

2- Você não precisa gastar muito dinheiro para fazer atividades em família. Pense em coisas simples: um passeio no parque, um piquenique, uma manhã na praia etc.

3- Relaxe e divirta-se com a sua família! Você não precisa fazer nada muito organizado. Passar tempo com as crianças não necessita de grandes planejamentos.

4- Desconecte-se! Vocês precisam focar uns nos outros. Esqueça telefones celulares, tablets e outros gadgets.



Vamos agora às dicas de atividades para se fazer em família:

5- Crie um horário especial para atividades com as crianças. Deixe que seus filhos escolham o que a família vai fazer, seja jogar um jogo de tabuleiro, dar um passeio em algum lugar, assistir a um filme juntos etc.

6- Brinque de caça ao tesouro com seus filhos – crie pistas e prepare tudo previamente. Cada pista leva a um esconderijo novo com uma nova pista. As crianças adoram desvendar as pistas junto com os pais! Guie as crianças passo a passo, até chegar ao tesouro.

7- Faça as caminhadas e passeios ficarem mais divertidas. Invente aventuras para mantê-los interessados. Solte a imaginação. Na praia, brinque de encontrar navios piratas, ou de achar o tesouro perdido, ou de colecionar conchas mágicas. No campo, brinque de procurar fadas entre as árvores ou procurar trevos de 4 folhas (eu adorava isso quando criança). Ou qualquer outra coisa que vier à sua cabeça!

8- Toda vez que as crianças ou vocês pensarem em alguma coisa pra fazer juntos, mas que não têm como fazer naquele momento, anote num papelzinho e guarde em um pote. No fim de semana, pegue um papel aleatoriamente e façam a atividade escolhida!

9- Façam trabalho voluntário em família! Antes de ter filhos, eu e a Thata frequentávamos um grupo de ajuda a cães abandonados. O trabalho era simplesmente passear com os cachorros, que ficavam presos nos canis a semana toda. Infelizmente moramos longe de lá atualmente, mas seria uma ótima opção para envolver as crianças.

10- Crie dias temáticos para vocês curtirem juntos, como por exemplo fazer um bolo saudável toda sexta (as crianças costumam gostar de participar de trabalhos manuais), ou ver um filme juntos todo sábado.

11- Apague as luzes, feche as cortinas, coloque uma música animada e acenda algumas lanternas para criar uma discoteca improvisada na sala de casa. E dance muito com a família! Aqui em casa fiz algo mais simples que isso e o Pititico ficou feliz da vida puxando a gente para dançar com ele: “Dança, papai! Dança, mamãe!”

12- Para os mais velhos, que já sabem ler, escreva bilhetinhos e coloque na mochila deles ou embaixo do travesseiro. Isso vai fazer com que eles se lembrem que você nunca está longe e está sempre pensando neles.

13- Tempo chuvoso? Organize um piquenique dentro de casa. Convide os avós, joguem algum jogo de tabuleiro, leiam livros de historinhas juntos, brinquem de adedanha, esconde-esconde, assistam a um filme etc.

14- Monte um álbum de memórias de todas as coisas que vocês fizeram em família. Pode ser um álbum anual ou um álbum temático organizado por férias, por exemplo.

Fazer atividades em família é muito bom para estreitar os laços familiares e é muito prazeroso! Tem mais alguma idéia legal? Conta pra gente nos comentários!

Fonte: Dad.Info

Imagem: 7amenfant

Dê a sua opinião: