15 Simpatias da Vovó (e do Vovô)

15 Simpatias da Vovo e do VovoOi gente, fala aí, quem nunca ouviu falar das simpatias que os nossos pais, ou seja, avós dos nossos filhos, falam que funciona, que fizeram e que deu certo? Alguns chegam a jurar de pés juntos, não é mesmo?

As simpatias são tradições e costumes dos antigos que foram transmitidas de pais para filhos e muitas delas chegaram nos dias de hoje.

Bem… eu não acredito em simpatias, mas acho que se mal não fizer ok, não é?

Uma coisa é certa, as simpatias são bem divertidas, então eu resolvi listar algumas mais comuns e se quiser testar algumas, vá em frente (e me conte depois heim).

1- Beber da primeira água de Janeiro: Adivinhem porque eu escolhi o dia de hoje para colocar esse texto? Tchan tchan than! Fiquem de olho na chuva. A primeira água da primeira chuva de janeiro deve ser colhida em um copo ou garrafa e essa água deve ser oferecida para o seu filho / filha para que ele (a) desande a falar! Se você acha que o seu filho fala pouco ou que está demorando a começar a falar, então vem comigo fazer essa simpatia.


2- Garfo ou colher escondido embaixo da almofada: Essa simpatia eu fiz quando estava grávida do Eric. Na verdade, fizeram por mim. Foi a cuidadora da avó do marido, que ficou tão feliz de saber que eu estava grávida, me abraçou, beijou e resolveu fazer essa simpatia para descobrir o sexo do bebê. Como eu disse, se mal não fizer eu não me importo, deixei fazer. Na verdade nem lembro o resultado. Funciona assim: coloque um garfo embaixo de uma almofada e embaixo de outra almofada coloque uma colher. A grávida não pode ver! Se ela escolher sentar na almofada que tem o garfo, será menino, se escolher sentar na almofada que em a colher, será menina.

3- Fazer um pinto piar na boca da criança: Acho que a maioria das simpatias que eu conheço (talvez por ser mãe) é para fazer com que a criança fale (e fale muito). Essa é mais uma delas. Na simpatia vc pega um pintinho e faz ele piar dentro da boca da criança. Ai gente, eu fiquei com pena do pintinho, aqui em casa eu não deixaria essa não heim. Muito amor e cuidado com os bichinhos. Se for feita de forma que não machuque os pequeninos, ok.

4- Dar água na casca do ovo: Essa simpatia é mais uma para fazer a criança falar. Eric tinha 1 ano e alguma coisa, nem dois anos ainda e meu pai já falava de fazer essa simpatia com ele. Tenho certeza que se morasse perto teria feito. Cuidado: higienize bem a casca do ovo, lave bastante com água corrente e depois deixe de molho no vinagre, depois enxágue novamente. Aí sim você pode oferecer água para o seu filho na casca do ovo para que ele beba dali.

5- Destrancar a boca da criança com uma chave: Para aquelas crianças que estão aprendendo falar ou que falam pouco, mais uma simpatia. Você coloca uma chave na boca da criança e faz movimento como se tivesse destrancando a porta (só cuidado para não trancar de vez hehehe).

6- Fralda no formigueiro: Essa simpatia é para aquelas crianças que estão na época do desfralde ou que já passaram do desfralde mas que continuam fazendo xixi na cama. Para que a criança pare de fazer xixi na cama, você pega a última fralda dela (tem que ser a última troca antes do pôr do sol) e coloca sobre um formigueiro.

Eu tenho algumas dicas para serem usadas no desfralde que podem te ajudar no processo, veja aqui.

7- Sal embaixo do travesseiro: Essa simpatia é para fazer com que a criança não tenha pesadelos ou pare de ter pesadelos. Você faz um pacotinho (uma trouxinha) com sal dentro de um guardanapo e coloca embaixo do travesseiro da criança, assim ela terá uma noite tranquila e sem pesadelos (eu ainda prefiro os florais de Bach).

8- Faca na cabeça: Pára tudo que não tem nada a ver com Tropa de Elite. Eu disse faca na cabeça, não na caveira. Serve para evitar galo quando a criança bater com a cabeça. Apertar uma faca sem ponta (a lateral da faca, sabe?) três vezes na cabeça da criança, fazendo uma cruz (na horizontal, depois na vertical – faz 3 vezes). Olha, aqui eu tenho que admitir que essa simpatia realmente funciona e que eu , como fisioterapeuta e por ter estudado calo ósseo (o famoso galo), não gosto dela, vou explicar: Quando você aperta a formação do calo ósseo, esse calo pode crescer para o outro lado, ou seja, para dentro da cabeça (junto ao cérebro). O calo ósseo é uma reação fisiológica do organismo, uma reação de proteção, com o tempo ele some, então é melhor deixar o galo em paz.

9- Pires na cabeça do bebê: Já que estamos falando de cabeça, vamos falar dessa simpatia agora. Ela serve para arredondar a cabeça de bebês que nasceram de parto normal e que geralmente ficam com a cabeça levemente pontuda. Passe o fundo de um pires na cabeça do bebê por 3 vezes no sentido horário que em um mês a cabeça estará mais arredondada. Essa simpatia realmente funciona porque a cabeça do bebê até 1 ano é cheia de moleiras, que são espaços entre os ossos do crânio, onde os ossos crescem. Nascer com a cabeça pontuda é super normal, já que essas moleiras de adaptam para que o bebê passe pelo canal vaginal. Mesmo que, se você não fizer nada, o seu bebê vai ter a cabeça arredondada novamente naturalmente.

10- Camiseta em baixo do travesseiro: Serve para fazer com que bebês que trocam o dia pela noite, passem a dormir de noite e ficarem acordados de dia, ou seja, destrocarem o dia pela noite. É só pegar a camiseta que o bebê usou durante o dia e coloca-lo ao contrário embaixo do travesseiro do bebê, para que ele durma à noite em cima dela.

11- Varrer o chão que a criança vai passar: O seu filho está demorando muito a andar? Calma que tem simpatia para isso também! Vai precisar da colaboração dos padrinhos e deve ser feito por 3 domingos seguidos. Cada padrinho segura uma mão do bebê e a mãe vai atrás varrendo. Existe uma outra versão mais simples em que é preciso varrer o chão na frente da criança para que o medo vá embora.

12- Comida para São Cosme e São Damião: O seu filho não come bem e isso pode ser uma preocupação dos pais. Quer tentar uma simpatia para ver se funciona? Então vamos lá: durante três dias seguidos guarde os restos de comida da criança do almoço e do jantar. Depois coloque tudo em um prato branco, vá até o jardim e deixe lá. Ofereça para São Cosme e São Damião e assim o seu filho vai passar a comer bem.

Descubra qual é a melhor forma de criar bons hábitos alimentares das crianças.

13- Abacate na água: Também para fazer o filho comer bem. Colocar o caroço do abacate, sem a polpa, dentro de um copo e encha com água. Deixe esse copo sob a luz do luar. Sempre que for alimentar o seu filho, coloque esse copo ao lado. Assim que o caroço brotar, a criança vai comer melhor. Depois disso enterre o caroço (pode ser em um vaso ou no quintal).

14- Arruda no travesseiro: Tem também uma simpatia para fazer com que o bebê não tenha cólicas ou para aliviar as cólicas. É só colocar 3 folhas de arruda sob o travesseiro do bebê.

15- Coloque papel na testa: Essa simpatia é para aliviar o soluço. Essa eu confesso que usei porque me falaram que é ponto de acupuntura e por isso que funciona (será mesmo?). Algumas pessoas molham um pedacinho de papel e colocam na testa, entre os olhos. Outras usam um pedacinho de lã vermelha e também tem a terceira versão, que é usar algodão molhado.

Alguém aqui já testou alguma? Funcionou? Me conta como foi?!
Bjs, Thata



Fonte:
Hora de Santa Catarina
For mães

Foto:
Indepent.ie

16 comentários

  1. Eduardo comentou

    Até os meus 4 anos de idade eu falava algumas silabas e até tinha ido em vários médicos na época e após minhã mãe fazer a simpatia da chuva no dia seguinte já estava falando 🙂

    Curioso neh?

    1. oi gostaria de saber como foi esta simpatia pois meu filho tem 4 anos e mau fala poucas palavras como ”nao e pa” so isso hehe se podese me responder obg

      1. Rita Alves Corrêa lopes respondeu Karol Silveira

        Já vi falar que não pode tomar água de chuva.

  2. Alice comentou

    Sempre usei todas citadas aki, funcionou sim,aprendi com minha mãe, que havia vindo de gerações 😁

  3. Alice comentou

    Dei a primeira agua de chuva do mês de janeiro,ou seja,a primeira chuva do ano.
    Fiz com todas as minhas filhas,e começaram a falar antes de completarem 1 1/2

  4. MARISA ROCHA comentou

    Simpatia para criança se soltar na escola participar ter atitude

  5. Aline comentou

    Essa do pires na cabeça, o pires tem que ser “virgem” (Novo)?

  6. Mary de lima comentou

    Alguem sabe como fazer a simpatia do chaqualho pra soltar a fala?

    1. Dêêh respondeu Mary de lima

      é so vc comprar o chocalho da uma lavada e enche com agua e da p a criança bebe no chocalho mesmo .. a minha filha n falava nd com dois anos so foi da hj fala pelos cotovelos.. kk.. no dia mesmo ja vi resultado

  7. vanda r nascimento comentou

    todas dão certo se vc acreditar fiz todas com sucesso

  8. Juliana Bandoni comentou

    A simpatia do caroço de abacate tem q deixar sob a luz do luar só a primeira noite ou todas as noites até brotar?

  9. Eva comentou

    Dá certo sim !!!! Fiz a que da agua na casca do ovo fiz numa sexta feira e ele foi pra escola na segunda feira a professora mandou um bilhetinho que tava falando . Pode fazer que da certo .

  10. meu bb n dormi muito a noite pq troca as horas mais ele é mt pequeno n tem camisa do tamanho dele ainda ,pode ser bóri?

  11. Thais comentou

    Esta para a crinça caminhar minha filha nao tem padrinhos pode ser as tias?

  12. Leni cruz comentou

    A simpatia do soluço sempre dar certo.
    Faço quase todos os dias quando o bebê tem soluço

Deixe seu comentário!