18 Brinquedos de Madeira Para Aprender Brincando

Maria Montessori já dizia “a brincadeira é o trabalho da criança”. Os brinquedos que a criança precisa “meter a mão para fazer acontecer” são os melhores e muitos desse tipo de brinquedos são de madeira: encaixar, amarrar, montar….  São brinquedos de madeira que estimulam a imaginação e a criatividade dos pequenos, além de ensinarem, diferentes daqueles brinquedos de pilha que o seu filho vai apenas apertar um botão e que “brincam sozinhos”. No fundo no fundo sabemos que esses brinquedos só servem para distrair. Além do toque da madeira, ser considerado por Maria Montessori um toque “quente” (os brinquedos de plástico são brinquedos frios).

Não me leve a mal, meu filho tem vários desses brinquedos piscantes de pilha de marca famosa e ele gosta. Mas tenho dado preferência para comprar brinquedos de madeira que ensinem. Na verdade eu virei fã desses brinquedos de madeira e o meu filho AMA.

Então hoje eu vim trazer uma listinha de brinquedos de madeira que não podem faltar na sua casa porque com certeza as suas crianças vão aprender muito com eles.



Eu não sou profissional, educadora, não sou especialista em Montessori (só sei o que aprendo lendo e pesquisando). Também não trabalho com brinquedos de madeira, nem fabricando nem vendendo. Então as descrições abaixo são de acordo com a minha visão. Sinta-se à vontade para me corrigir se houver algum equívoco ou até mesmo para acrescentar. Críticas construtivas são sempre bem vindas!

Vamos à minha listinha então?

1-Abaco: O ábaco na verdade é um instrumento para calcular que eu, sinceramente não sei como usar (alguém me ensina?) mas compramos para o Pititico porque ele adora contar, adora números e ele vai passando as bolinhas e contando. Qualquer coisa que estimule o que ele gosta já é uma ajuda.

1 abaco brinquedos de madeira

2-Blocos: Blocos são incríveis. Esse não pode faltar de jeito nenhum. Blocos de vários tamanhos e formatos estimulam a imaginação e criatividade das crianças. Desde pequeninos, só pelo fato de conseguirem colocar um bloco em cima do outro, super importante para o desenvolvimento infantil, até mais tarde com 2 – 3 anos (e até mais que isso) onde já conseguem construir pontes, casas, castelos e muito mais. É um brinquedo para todas as idades. Até o Papai Tagarela se diverte com os blocos do Pititico aqui em casa.

2 blocos brinquedos de madeira

3-Blocos de números e letras: geralmente são todos em forma de cubo e tem números e letras por todos os lados. A idéia desses blocos não é construir e sim ajudar na aprendizagem dos números e letras e também a fazer contas, formar palavras. Pode ser comprado desde pequeno e também é um brinquedo que vai até a alfabetização. Assim a criança já vai se familiarizando com a forma escrita. Mas claro, sem forçar nada. A idéia não é você sentar com o seu filho e ensinar, a idéia é você deixa-lo explorar.

3 blocos de numeros e letras brinquedos de madeira

4-Cubo de encaixar formas geométricas: Em formas regulares e mundialmente conhecidas como círculo, coração, estrela, quadrado, triângulo, retângulo etc. Ajuda a criança associar o objeto com a sua forma e aprender os nomes das mesmas.

4 brinquedo de encaixe brinquedos de madeira

5-Brinquedo de encaixar de forma irregulares: São formas não conhecidas: nada de triângulo, retângulo, círculo etc. São formas irregulares como: animais, carros etc. Como um quebra cabeças. Pela importância da criança associar o objeto com a sua forma, especialmente sendo uma forma irregular e sem nome vai ajudar no desenvolvimento do pensamento lógico.

5 brinquedo de encaixar brinquedos de madeira

6-Pista de carros: Aqui em casa a pista que temos é de carros e bolas. Onde a criança coloca o carro no início (ou no mesmo da pista) e assiste o carro descendo até o final. Estimula o pensamento lógico ensinando física como a lei da gravidade.

6 pista de carros brinquedos de madeira

7-Formas de encaixar: Mais um brinquedo para ensinar as formas geométricas, mas dessa vez ensinando as crianças a separar por tipo, agrupar, assimilar pares. É um outro exercício muito legal para trabalhar com as formas geométricas.

7 formas de encaixar brinquedos de madeira

8-Instrumentos musicais: Deixar as crianças explorarem sons. Que tipo de sons cada instrumento emite? Como fazer para que determinado objeto emita um som? É sabido que só a partir de 4 anos uma criança está apta a aprender um instrumento musical oficialmente, até mesmo Mozart que foi considerado precoce por compor aos 5 anos de idade, “só” começou a estudar música com 4 anos. Mas deixar as crianças explorarem os instrumentos é deixa-las pegar gosto pela música também e se você perceber que o seu filho leva jeito ou tem gosto pela coisa pode querer incentivar esse lado. Além disso tudo estimula o toque, a parte sensorial que é importante para crianças de várias idades.

8 instrumentos musicais brinquedos de madeira

9-Maze de contas (Bead Maze): Eu sinceramente não sei qual é o nome desse brinquedo em português, mas aqui ele é chamado assim (se alguém souber, por favor me fala).

9 maze

10-Números e letras de encaixar: Aprender números e letras encaixando cada um na sua forma. Aqui em casa ajudou bastante e Pititico curte demais esse brinquedo.

10 numeros e letras de encaixar

11-Relógio de números e formas de encaixar: Aprender números do 1 ao 12 e formas e de quebra aprender a ler as horas. São 12 formas geométricas e cada uma encaixa somente no seu espaço correspondente. Mais avançado do que o cubo para encaixar formas, que geralmente vem menos formas do que o relógio. Aqui em casa Pititico adora o relógio de números e formas dele, já mexe nos ponteiros e vai lendo os números, mas ainda não aprendeu a ler as horas, ainda não ensinei como usar o ponteiro menor e o ponteiro maior.

11 relogio com numeros e formas

12-Torre de encaixar argolas: Aprender cores, aprender os tamanhos (qual é menor, qual é maior). Esse brinquedo é excelente para crianças menores de 1 ano.

12 torre de encaixe

13-Trenzinho de madeira de encaixar: A maioria é indicada para maiores de 18 meses, mas não vejo problemas em introduzi-lo um pouco antes disso. Ensina formas geométricas e diferentes tipos de encaixe com essas formas.

13 trenzinho de madeira

14-Brinquedo de passar o barbante por dentro: A idéia aqui é trabalhar a coordenação motora fina ao passar o barbante por dentro de cada conta. Aqui em casa eu comprei um semelhante, só que com carros (ele que escolheu). A faixa etária desse brinquedo é 3 anos para cima porque esse barbante que vem junto pode ser perigoso, pode ocorrer enforcamento. Os buracos dentro do brinquedo tem um bom tamanho e a ponta dos barbantes um pedaço de madeira para facilitar que o barbante seja passado. É como se estivesse costurando. Aqui em casa, enquanto ele não faz 3 anos, o barbante está guardado ou só é usado sob supervisão.

14 passar o barbante



15-Vegetais e frutas para cortar: Aprender o nome de algumas frutas e vegetais assim como pegar gosto pelas comida saudável. Essa foi a minha intenção quando comprei esse brinquedo para ele. Funcionou direitinho! A brincadeira consiste em usar uma faca de madeira para cortar onde há um velcro e depois juntar novamente os alimentos, fazendo com que ele fique inteiro de novo.

15 cortar frutas e vegetais

16-Alfabeto magnético: Brinquedo para ser usado na porta da geladeira ou em algum quadro imantado, onde a criança brinca com letas e/ou números aprendendo ao mesmo tempo. É um brinquedo que dá para usar desde pequenino até mais velho na época da alfabetização por poder formar palavras.

16 alfabeto magnetico

17-Centopéia colorida: Adoro esse brinquedo. Mostra diferentes cores para o seu filho, mas o objetivo principal é ele conseguir encaixar as peças e no final conseguir rodar. Fazer com que a primeira peça, ao ser rodada, mova a última da fila. Excelente para trabalhar o pensamento lógico e ensinar consequência.

17 centopeia colorida

18-Quebra cabeça de letras ou números: Recomendado para 3 anos ou maiores por ser mais complexo. Aqui em casa já dei para ele aos 2 anos e ele curtiu. No caso do quebra cabeça das letras são as primeiras letras dos objetos em inglês. São quebra-cabeças simples de dois lados apenas, mas ajuda a criança a associar os correspondentes.

18 quebra cabeca de letras e numeros

Alguns de vocês vão me dizer que certos brinquedos vocês encontram em plástico, mas aí entra a questão que eu já comentei no início do texto sobre a importância do toque quente da madeira que é muito mais prazeroso do que o toque frio do plástico.

Não se esqueçam do que Maria Montessori dizia sobre deixar as crianças brincarem e explorarem por si os brinquedos. Só ajudar quando for solicitado ou quando o pequenino parecer estar muito nervoso com a tarefa.

Espero que tenham curtido.
Beijos, Thata

2 Comments:

  1. e onde vc encontrou esse brinquedos? tem algum site para indicar, eu encontrei mtos no ali express, mas esses q vc disse ai, a maioria n tem!

    • Thata Tagarela

      Alguns eu comprei em lojas físicas. Aqui na Irlanda é fácil de achar. Mas a maioria eu achei na Amazon mesmo. Aliás, uma marca que eu super recomendo é “Melissa and Doug” – dei uma buscada rapida na internet e vi que tem alguns sites que vendem no Brasil. Espero ter ajudado. Bjs

Dê a sua opinião: