7 Brincadeiras Para Estimular o Bebê (0 a 3 meses)

7 Brincadeiras Para Estimular o Bebe 0 a 3 mesesEstimular o bebê demais não é bom, mas um pouco de estímulo é sempre necessário. Além de que brincar com nossos bebês é sempre muito gostoso. Quem disse que não temos como brincar com bebezinhos tão pequenos de até 3 meses de idade? Temos sim! E hoje eu vim trazer para vocês 7 idéias de brincadeiras que estimulam para você fazer com o seu pequenino.

1-Meia que faz barulho: Para essa atividade é preciso ter a meia especial, que pode ser feita em casa ou comprada. Existe uma meia já pronta da marca Lamaze que foi a eu usei com Pititico e vem um kit com duas meias e duas pulseiras musicais, mas você pode fazer em casa. É só pegar uma meia ou um par de meia e costurar um sininho tipo gizo na ponta das meias.
Quando o bebê estiver acordado, calce as meias em um pé somente e depois nos dois pés, assim o bebê sentirá a diferença.
Se o bebê não mexer as pernas a mamãe ou o papai podem mexer para ele, para que o sino faça barulho.
A atividade pode durar o tempo que os papais acharem necessário para que o bebê se divirta e não fique cansado. Se o bebê se mostrar cansado guarde a meia e coloque novamente no dia seguinte.
Vantagens da brincadeira:
1-Exercitar as pernas e os braços do bebê
2-Começar a mostrar para ele a relação de causa e efeito: “Quando eu mexo a minha perna, toca um barulhinho”
3-Desenvolver os sentidos de visão e de audição do bebê
4-Praticar a sincronização óculo-manual dele.

 



2-O vento: Na hora de trocar as fraldas podemos aproveitar para brincar e estimular o bebê.
Pegue uma das mãos e sopre a palma. Logo em seguida fale “Essa é a mão do bebê”. Logo em seguida pegue a outra mão e sopre  palma e fale “Essa é a outra mão do bebê”. O nome do bebê deve ser usado, eu no caso falava “A mão direita do Eric”.
Isso pode ser feito com os pés, barriga, bochechas, cotovelos, pescoço etc. Pode ser feito com todas as partes do corpo.
Para um grand finale, pode chegar perto do seu bebê e falar “Que lindo o corpo do Pititico (use o nome de seu bebê)” e finalize com um beijo. Isso é muito importante para começar a construir a auto estima do seu bebê.
Vantagens da brincadeira:
1-Estabelecer vínculos afetivos entre mamãe e bebê ou papai e bebê.
2-Ajuda no desenvolvimento sensorial e motor.
3-Faz o seu bebê a começar a tomar consciência do seu próprio corpo.
4-Ajuda a construir a auto estima e faz com que o bebê se sinta querido.

 

3-Bicicletinha: Pode ser feito quando o bebê estiver de barriga para cima, no trocador, na cama ou no berço.
Segure a perna do bebê pelos tornozelos e comece a movimentar as pernas, enquanto uma estiver esticada, com delicadeza empurre a outra para baixo e assim vai: enquanto esticamos uma, flexionamos a outra perna e continue alternando em ritmo suave, como se o bebê estivesse usando uma bicicleta
De vez em quando varie a velocidade do movimento, as vezes fazendo um pouco mais rápido e outras vezes fazendo mais devagar.
Uma idéia legal é cantar alguma música para ele enquanto faz esse movimento.
Vantagens da brincadeira:
1-Ajudar o bebê na descoberta do próprio corpo.
2-Potencializar o desenvolvimento motor das pernas do bebê.
3-Favorecer a sincronização dos movimentos do bebê
4-Estimular o bebê a adquirir sentido de ritmo.

 

4-Cadê? Achou!: Bebês gostam de brincadeiras de desaparecer a aparecer, desde que seja feita de forma gentil e não os assuste.
Com o bebê deitado na cama ou em cima de um tapete no chão, com o nosso rosto bem perto dele, chame-o pelo nome. Quando ele olhar cubra o seu rosto com um pano e pergunte “Cadê o papai” ou “Cadê a mamãe?”. Logo em seguida tire o pano da frente do seu rosto e diga “Achou!”
A brincadeira pode ser feita também movimentando a cabeça para um dos lados para ”aparecer”.
Conforme o bebê for crescendo pode ficar mais distante dele ou até mesmo esconder atrás de móveis que estejam por perto.
Vantagens da brincadeira:
1-Ajudar a melhorar a percepção visual do bebê.
2-Estabelecer relações e vínculos afetivos entre o bebê e o cuidador.
3-Estimular o bebê a localizar sons e pessoas.
4-Favorecer a capacidade de antecipação do bebê

 

5-Bater palminhas: Quando o bebê estiver na cama com você ou esticado sobre as suas pernas, podemos brincar da seguinte forma.
Primeiro chame atenção do seu bebê, posicionando o seu rosto em frente ao rosto dele, chame-o pelo nome e sorria. Em seguida pegue os bracinhos e os mexa para que bata palmas com as mãos.
Enquanto estiver batendo palmas cante músicas para o seu bebê em um ritmo lento.
Uma idéia: ao terminar de cantar a música dê um beijo no bebê. Pode beijar no rosto, na barriga, no corpo todinho.
O ritmo da música e das palmas pode ser mais rápido quando o bebê for mais velho.
Vantagens da brincadeira:
1-Estimular o bebê a adquirir sentido de ritmo.
2-Exercitar os braços do bebê.
3-Ajudar o bebê a descobrir o próprio corpo.
4-Desenvolver suas atividades motoras básicas.

 

6-Móbile: Coloque acima do berço um móbile de formato atraente que pode ser comprado ou feito por você com recortes de papel ou de cartolina coloridos em diversos formatos: estrela, lua, pássaro etc. Não esqueça de, ao montar o seu próprio móbile, de colocar alguns poucos gizos para fazer barulho.
Tente fazer com que os objetos se movimentem, mesmo que soprando ou empurrando, para assim chamar atenção do bebê.
Se conseguir, tente fazer com que os objetos do móbile projetem alguma sombra na parede ou no teto, seja usando uma luz artificial ou luz natural que esteja entrando pela janela.
As cores chamativas e as sombras conseguem entreter e relaxar o bebê.
Uma idéia: mostre cada figura para o bebê e diga os nomes “Essa é uma estrela” e também pode cantar alguma música que tenha relação com o objeto do móbile, por exemplo “Brilha, brilha, estrelinha, quero ver você brilhar”.
Vantagens da brincadeira:
1-Estimular o relaxamento e o descanso do pequeno.
2-Exercitar o movimento da cabeça e do pescoço do bebê
3-Ajudar o bebê a localizar e identificar formas.
4-Desenvolver as capacidades visuais do bebê.

 



7-A bola grande: Para essa brincadeira é preciso ter uma bola de plástico, estilo aquelas bolas de pilates que também são usadas para amenizar as dores do parto. É possível encontra-la em lojas de brinquedos ou lojas esportivas.
Essa brincadeira deve ser feita a dois: com o papai e a mamãe ao mesmo tempo. Coloque a bola de brinquedo no chão de preferência em cima de um carpete ou tapete.
Posicione o bebê em cima da bola de barriga para baixo. Segure o bebê com firmeza, pois nessa idade eles não conseguem nem sentar. Considere que o bebê nem sustenta a sua cabeça com firmeza, então dê apoio a ela.
Enquanto o bebê estiver em cima da bola, faça com que a bola rode suavemente para que o bebê sinta o movimento. Faça movimentos leves e com cuidado para que ele não escorregue.
A bola pode ser movimentada para frente e para trás, de um lado para o outro.
O tempo todo explique par ao bebê o que está sendo feito “Vamos para frente. Agora vamos para trás. Para o lado direito. Para o lado esquerdo”.
Vantagens da brincadeira:
1-Iniciar o bebê na aquisição da noção de lateralidade.
2-Favorecer o relaxamento do bebê; movimentos que ajudam a dormir.
3-Aumentar o controlo motor e o sentido de equilíbrio do bebê.
4-Explorar as capacidades motoras do bebê

Veja também 7 brincadeiras para estimular o bebê de 0 a 3 meses.

Espero que tenham gostado das brincadeiras. Eu fiz muito com o Pititico quando era bem miudinho. Depois me conte o resultado, não esqueça.
Beijos, Thata

Fonte:
150 Jogos para a estimulação infantil –Jorge Batllori e Victor Escandell –  Editora Ciranda Cultural

Dê a sua opinião: