7 Habilidades Preciosas Para Ensinar Aos Seus Filhos

7 Habilidades Preciosas Para Ensinar Aos Seus FilhosVocê já parou para pensar no futuro dos seus filhos? Provavelmente sim. Eu , pelo menos, sempre me pego pensando em como vai ser a vida deles no futuro. O que vão querer ser, que profissão vão querer seguir, se vão se casar, se vão ter filhos, se vão resolver morar em outro país, como vai ser o meu relacionamento com eles lá para frente… Será que vão ser bem sucedidos em suas carreiras e em suas vidas familiares? Será que vão ser adultos bem ajustados e felizes? Essas são várias perguntas que dependerão da personalidade dos nossos filhos e dos valores que nós vamos passar para eles ao longo da criação. Todo mundo já está cansado de saber que nós somos totalmente responsáveis pelas crianças que colocamos no mundo. Mas você já parou para pensar o que isso realmente significa?

Já se foi o tempo em que bastava ter ensino superior para conseguir um bom emprego ou para construir um negócio rentável. A fórmula do sucesso está ficando cada vez mais complexa. A realidade é que vivemos em um mundo capitalista e globalizado. Sejamos realistas: nós precisamos de estrutura financeira para sobreviver, mas ela sozinha não traz felicidade. A competição deixou de ser local – as empresas cada vez mais investem em trabalhadores de outros países e nunca se viu na história tanto movimento migratório no mundo como acontece nos dias atuais. Hoje a competição já é acirrada e ela não tende a ficar mais fácil. Seus filhos, dentro de 2 décadas, estarão competindo por um lugar ao sol com profissionais do mundo todo em um mercado mais cruel do que hoje. Você pode dizer: “é muito cedo para pensar nisso”. Mas, infelizmente, não é. Precisamos preparar nossos filhos para o mundo real que está lá fora, quer a gente concorde com ele, quer não.

Educação começa em casa. Os valores que as crianças aprendem com os pais são o alicerce para levar uma vida social e profissional saudáveis. Toda mãe e todo pai deseja para seus filhos o melhor. Nosso papel é ajudar as crianças a alcançar seus objetivos e dar a elas todas as ferramentas necessárias para que elas consigam alcança-los por seus próprios esforços.



Então, vamos falar das 7 habilidades que você deve ensinar aos seus filhos para ajudá-los para o resto da vida:

1- Organização: A ordem é algo essencial para que seus filhos alcancem seus objetivos de forma eficaz e eficiente. Ensiná-los a manter seus brinquedos, roupas e quarto arrumados estimulará este hábito. A organização espacial ajuda as crianças a desenvolver também uma noção melhor de organização do tempo. No futuro, isso será essencial para que elas consigam fazer qualquer tarefa de forma mais estruturada e em menos tempo.

 2- Concentração: Estimular as crianças a prestarem atenção naquilo que estão fazendo vai ajuda-las no futuro, tanto na vida escolar, quanto na vida profissional. Além disso, a concentração facilita a resolução de problemas simples do dia a dia, ou de situações mais complexas. Quando estamos focados em um objetivo, a tendência é que a gente consiga realizar tarefas com maior precisão.

3- Trabalho em Equipe: Estimule atividades em grupo, como teatro, dança, prática de esportes etc. Isso vai fazer com que eles aprendam a trabalhar com os outros de uma forma eficiente. As crianças logo vão perceber que uns tem habilidades que outros não têm e que esses dons se completam em prol de um objetivo em comum. Elas vão ver como é gratificante e  mais divertido ajudar e ser ajudado por outras crianças ao mesmo tempo. E trabalho em equipe é uma habilidade essencial para a vida toda, não só para a vida profissional, mas também ajuda nos relacionamentos familiares e amorosos. Trabalho em grupo requer muito diálogo, coordenação e resolução de conflitos, que são habilidades importantes para qualquer pessoa.

4- Saber lidar com outras pessoas: Estimular a sociabilidade é importante não só para o mundo dos negócios mas para os relacionamentos interpessoais também. É importante criarmos nossos filhos para serem pessoas justas e honestas. Dessa forma, darão mais valor a outras pessoas que também o são e terão mais facilidade para perceber quando alguma coisa é “boa demais para ser verdade”.

5- Aprender, no mínimo, mais uma língua: Além de ensinar bem a língua portuguesa, hoje em dia é muito importante aprender uma segunda língua. O melhor momento para aprender outra língua é quando ainda são jovens, no boom da linguagem que ocorre por volta dos 5 anos de idade, quando nosso cérebro é mais “plástico” e capaz de absorver uma quantidade descomunal de informações. Aprender uma nova língua não só aumenta as chances de sucesso no mercado de trabalho, mas também ajuda a criança a expandir seus horizontes culturais e interpessoais, além de melhorar o desenvolvimento cognitivo.20

6- Saber vender: Vender alguma coisa ou vender a si mesmo é uma habilidade importante no lado profissional e nos relacionamentos interpessoais. Estimule seu filho a negociar, a argumentar de forma lógica, sempre com um sorriso no rosto. Brinque que ele tem que tentar te convencer a comprar algum objeto inusitado. Carisma e persuasão são habilidades diretamente relacionadas a isso. A criança que aprende a “vender o seu peixe” tende a ser mais extrovertida e terá mais sucesso para falar com estranhos e falar em público ao longo da vida.

7- Lidar com o fracasso: Ninguém é perfeito, então não espere que seu filho seja. Todo mundo erra e a gente aprende muito com nossos erros. Eles vão se deparar com situações em que não terão sucesso. Então, ensine a eles, desde bem pequenininhos, que errar não significa uma derrota, mas sim uma oportunidade de aprender com esses erros e poder melhorar suas competências e habilidades para tentar novamente depois.

Aprenda também porque é importante ensinar seu filho a expressar emoções.

Fonte: Porque No Se Me Ocurrio

1 comentário

  1. Eliane leite de lima comentou

    Otimas dicas me sinto amparada.como ensinar a dividir e se enturmar iniciando aula aos 4anos ,filho unico

Deixe seu comentário!