9 Benefícios Para Andar Com os Pés Descalços

Na última consulta do Pititico ao pediatra, ela nos disse que ele estava com os pés um pouco pronados (ou seja, virados para dentro). Assim que ela falou isso, comecei a pensar em exames, testes etc. Mas antes mesmo que eu pergunta9sse o que deveríamos fazer para corrigir, ela disse: coloquem ele para andar com os pés descalços – no chão de casa, na grama, na areia etc. Como estávamos indo passar férias na Bahia, resolvemos fazer exatamente isso. Colocamos nosso pequeno para andar e correr na grama, na terra, na areia fofa, na areia molhada e passamos a deixá-lo mais tempo descalço dentro de casa. Já nos últimos dias de férias resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto.

O que é a pisada pronada?

A pronação é um movimento natural em que os pés viram para dentro. A sola do pé encosta mais no chão do que deveria. Quando ocorre em grau elevado, precisa ser corrigida. Há tratamentos conservadores, como o uso de palmilhas modeladoras e fisioterapia. Em casos mais graves pode ser necessário fazer cirurgia para correção. Os bebês nascem com os pés praticamente planos. Durante o desenvolvimento motor da criança, a curvatura do pé vai sendo formada.



pisada pronada

Pisada pronada

Evolução normal da curvatura do pé

Evolução normal da curvatura do pé

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por que andar com os pés descalços faz bem?

1- Melhora o equilíbrio, a postura e a estabilidade:
Quando os dedos dos pés estão livres, permite que a criança se equilibre melhor. O contato total do pé com o chão aumenta a superfície de suporte e favorece o equilíbrio, o que é muito útil para dominar a arte de caminhar.

2- Permite que conheçam melhor o ambiente:
O sentido do tato é tão bom nos pés quanto nas mãos. A criança aprenderá sensações de temperatura, aspereza, rugosidade etc, que são muito importantes para o desenvolvimento.

3- Previne o “pé chato”:
Andar descalço estimula a formação correta do arco plantar.

4- Evita infecções por fungos:
Os pés descalços suam menos e ficam arejados e secos por mais tempo, diminuindo a chance de infecção por fungos.

5- Estimula a inteligência e as sensações que vêm dos pés.

Saiba também como estimular a memória do seu filho.

 

6- Fortalece a musculatura:
Andar descalço faz com que os músculos dos pés e das pernas se fortaleçam mais rápido. Desta forma, a criança fica mais preparada para andar, correr e pular com mais eficiência mais cedo.

7- Ajuda as crianças a compreenderem melhor o seu corpo.

8- Reequilibra as energias do corpo:
De acordo com a reflexologia podal, há diversos pontos nos nossos pés que tem ligações com outros órgãos do corpo. Pisando descalços sobre o solo, ficamos em contato imediato com a energia natural do planeta, permitindo um reequilíbrio do organismo.

9- Traz benefícios para o corpo e para a mente:
Os pés possuem muitas terminações nervosas que, ao entrar em contato com a terra, ajudam a eliminar do corpo certas toxinas, além de diminuir a ansiedade e o estresse.

Segundo o Dr Maurício Rangel, Ortopedista Pediátrico, caminhar é importante, seja calçado ou descalço, pois isso faz com que os músculos do pé sejam fortalecidos e permitindo o surgimento do arco medial. Independente do tipo de piso, deve-se estimular a criança a caminhar, seja em terreno plano ou irregular.”

E aí, vamos colocar os pequenos para andar descalços? Bastam 15 minutos por dia para colher tantos benefícios. Lembre-se de supervisionar a criança e o local em que ela está andando. É preciso tomar alguns cuidados para que ela não machuque os pés com pregos, espinhos, cacos de vidro ou objetos pontiagudos. Certifique-se também de ser um local limpo e sem fezes de animais para minimizar o risco de contrair alguma infecção, micose, frieira, bicho de pé, vermes etc. Se a criança tiver algum machucado nos pés, não a deixe descalça pois a ferida, por menor que seja, é uma porta aberta para microorganismos nocivos.

Benefícios de andar com os pés descalços

Fontes:
GreenMe
Criança e Saúde
Jardim do Mundo

 

Dê a sua opinião: