9 Brincadeiras Para Estimular a Memória do Bebê

9 Brincadeiras Para Estimular a Memória do BebêA partir dos primeiros meses de vida, os pais já podem começar a ajudar no desenvolvimento de algumas habilidades do bebê. Uma delas é a memória, que pode ser estimulada de forma bem simples e lúdica, além de fortalecer mais ainda o vínculo afetivo entre o bebê e seus pais.

Se você quer que seu filho desenvolva uma “memória de elefante”, o melhor é começar cedo utilizando músicas e muita conversa, mesmo que você ache que o bebê ainda não as entenda. Além de falar muito com o bebê, você pode ajuda-lo a desenvolver suas habilidades de retenção de forma divertida. Quer saber como? Vamos então às 9 brincadeiras para estimular a memória dos bebê:

1- Folhear Livros: a partir dos 6 meses, você pode se sentar com o bebê e mostrar um livro infantil, de preferência com desenhos simples e grandes. Conte as histórias, mostrando as imagens e descrevendo as figuras. Dessa forma você vai ajudar o bebê a identificar e reconhecer objetos.



2- Mostre fotos de família: pegue um álbum de fotos em que apareçam os familiares mais próximos e aponte cada pessoa, dizendo seu nome e alguma coisa sobre ela. Faça isso com  álbuns diferentes em dias diferentes, mostrando as mesmas pessoas. Fale sobre a relação da pessoa na foto com o bebê. Por exemplo: “Essa é a vovó Maria. A vovó Maria é aquela que gosta de cantar músicas para o bebê”. Dessa forma estimula-se a memória emocional do bebê.

3- Diante do espelho: a partir dos 8 meses, o bebê começa a reconhecer sua imagem no espelho. Aproveite esse marco do desenvolvimento e coloque o bebê ao seu lado diante do espelho, explicando para ele o que ele vê no reflexo e nomeando as partes do corpo. Mostre também o quanto ele é parecido com você – nariz, boca, olhos, cabelo etc.

4- Brinquedos de causa e efeito: hoje em dia existem muitos brinquedos desse tipo. Por exemplo, quando o bebê aperta a figura de um leão, ouve-se o rugido do leão. Se aperta um botão com a figura de uma lâmpada, uma luz se acende. Com esse tipo de brinquedo o bebê começará a dar seus primeiros passos para entender as relações de causa e efeito.

5- Esconde-esconde: a partir dos 6 meses, você pode brincar de esconder objetos do bebê. Enquanto o bebê ainda for novinho, esconda o objeto várias vezes no mesmo lugar, ao alcance do bebê. À medida que o bebê vai crescendo, você pode ir aumentando o nível de dificuldade e a quantidade de objetos.

6- Carícias: o contato físico com o bebê é muito importante para que, pouco a pouco, seu cérebro vá reconhecendo os limites de seu próprio corpo. Aperte suavemente os bracinhos, perninhas, mãos e pés para que o bebê aprenda as diferentes sensações e intensidades de contato físico. As carícias fortalecem o desenvolvimento da memória emocional.

7- Brinquedos de encaixe: antes mesmo de o bebê completar 1 ano, você pode apresentar brinquedos de encaixe simples. Brinquedos de encaixe são ótimos para estimular a memória espacial e visual. À medida que o bebê vai crescendo, você vai notar que os brinquedos ficaram muito fáceis. Escolha novos brinquedos que sejam um desafio para o bebê: nem muito fáceis que o bebê consiga fazer tudo perfeito na primeira tentativa, nem muito difíceis que o bebê não consiga fazer nada (e fique irritado).

8- Falar ao telefone: ligue para pessoas próximas, que o bebê conheça e deixe que ele ouça a voz da pessoa do outro lado da linha. Em seguida, explique de quem era a voz e repita o que ela falou, para estimular sua memória auditiva. Com bebês menores, experimente fazer chamadas com vídeo antes de tentar apenas uma chamada de voz.

9- Jogo da memória: é uma das melhores ferramentas para que seu filho comece a memorizar imagens de objetos, de forma simples, e estimular o desenvolvimento da memória visual. Escolha primeiro jogos mais simples, com menos peças e imagens grandes e simples. Ao longo do tempo, você pode aumentar o nível de dificuldade.

Aprenda também como estimular o sentido do tato no bebê.

Fonte: Guía Del Niño

Deixe seu comentário!