A Lua Cheia Infuencia no Parto?

A Lua Cheia Infuencia no PartoLua cheia infuencia no parto? A entrada da lua cheia influencia no trabalho de parto? Como contar a gravidez pela lua?

Taí uma coisa que mexeu com a  minha cabeça desde que estava grávida do Eric. A chegada da lua cheia vai mesmo fazer com que a grávida, no final da gestação, entre em trabalho de parto?

Isso ficou na minha cabeça naquela época porque, conversando com uma enfermeira da Maternidade Perinatal (a maternidade mais famosa do Rio de Janeiro), ela admitiu que sempre que entrava a lua cheia o hospital maternidade enchia de gestantes em trabalho de parto.

Procurando na internet não achei nenhuma comprovação científica do porque isso acontece, mas encontrei vários profissionais da área, assim como ginecologistas obstetras afirmando ser verdade, que a lua cheia de certa forma influencia nisso.

Ok, esse fenômeno não tem uma explicação científica comprovada, mas tem uma explicação para que isso aconteça.



A Lua Cheia influencia as águas do oceano, influencia as marés. Tanto que os pescadores fazem a famosa tábua das marés de acordo com as luas e sempre que entra a lua cheia a maré sobe.

Assim como essa lua poderosa e lindamente redonda influencia na maré, ela também influencia nas águas corporais, ou seja, no líquido amniótico (aquele líquido que envolve o bebê no útero). A lua cheia faz com que o líquido faça uma pressão para baixo e essa pressão aumenta muito as chances da gestante entrar em trabalho de parto.

Isso tudo acontece por causa da força gravitacional que ela exerce sobre a Terra.

No final da gravidez, a bolsa com o bebê, que contém o líquido amniótico, está fina e a pressão que a lua cheia faz pode fazer com que ela rompa.

Como contar a gravidez pela lua?

Essa eu aprendi com a minha mãe (que aprendeu com a minha avó). Você conta a partir da data da última menstruação (o primeiro dia). Qual é a lua que estava? A partir dessa lua você vai contando até completar 10 luas. Por exemplo, iniciou na lua nova a última menstruação. Aí você conta a próxima lua nova é a primeira e por aí vai. Na décima lua nova é a data provável de parto.

Eu sinceramente prefiro contar pelo método mais moderno, usando calendário hahahah, mas só para matar curiosidade das gravidinhas.

Quer ver o calendário das fases da lua de 2015 e 2016? Achei um bem legal aqui para vocês. 

 

Fonte:
Casa Diamante
Trocando Fraldas
Bolsa de Mulher

Foto: Ellie’s World

2 Comments:

  1. oii estou de 38 semanas e dois dias,e amanha e lua cheia, estou cm muito medo mais mesmo tempo anciosa, queria saber se é verdade isso.. bjss

  2. alberto.akel@gmail.com

    curiosamente, publiquei um texto sobre isso ontem :)
    talvez seja interessante dá uma lida

    https://unidadesimaginarias.wordpress.com/2016/04/28/luas-e-bebes/

Dê a sua opinião: