A Água Mineral Pode Causar Diarréia no Bebê

A agua Mineral Pode Causar Diarreia no Bebe l evianA água mineral é aquela água que vem de fontes que podem ser naturais ou até mesmo de fontes artificiais com componentes químicos adicionados como sal, enxofre etc. Cada água mineral, de fonte diferente, vai ter uma composição química diferente (seja essa composição natural ou artificial, conforme já falei antes). Acontece que esses minerais podem ser “demais” para o organismo do bebê e por isso podem causar uma reação como excesso de gases ou até mesmo diarreia.

E é sobre isso que eu venho falar hoje. Sobre a água mineral causar diarréia em bebês e essa possibilidade é bem alta.

Eu me lembro quando eu era criança e visitei o Parque das Águas em São Lourenço, onde você pode (pelo menos podia na época) provar dos diversos tipos de fontes de água mineral. Me lembro de receber um papel falando dos diferentes tipos de fontes​ e um aviso “As fontes de água mineral ferrosa e sulfurosas podem causar diarreia”. Aí você pensa que se essas águas podem causar diarreia em adultos, imagina em bebês.



Eric quando tinha 11 meses nos mudamos e por conta disso eu não tinha filtro. Não me atentei que ao usar água mineral para fazer a mamadeira dele poderia causar uma reação forte nele. Ele teve uma diarréia de 10 dias. Parou quando eu me toquei que era a água mineral que estava causando isso. Um cocô que parecia uma mostarda no início e depois era tão líquido que parecia xixi escorrendo pelas pernas (nada segurava). Eu dei floratil 2 vezes ao dia, muito soro para hidratar, tudo por recomendação da pediatra dele e muita agua. Ele só comia banana e batata. O leite artificial troquei por um com menos lactose, já que a lactose solta. Eu tinha medo de dar qualquer coisa comer e piorar a situação. Nunca vi uma diarréia tão forte em toda a minha vida. Meu coração ficou na mão.

Veja os perigos de fazer o leite da mamadeira com água mineral e outras dicas de segurança no preparo da mamadeira.

Agora, há pouco tempo, acabamos de voltar de uma viagem para Roma, onde a Mia tinha 10 meses. Acho que a sorte é que ela mama no peito, mas como já come, dei água (mineral) para ela beber e a diarreia veio. Quando eu senti aquele cheiro azedo característico e cor de mostarda, me lembrei da diarreia do Eric e lembrei que o que fez mal à ele foi a água mineral. Parei de oferecer água mineral a ela e em poucos dias ela voltou ao normal (com muito peitinho).

Você sabia que algumas água minerais famosas, como a Evian, oferecem a versão bébé? É uma água mais segura para oferecer aos pequenos sem as altas concentrações de minerais, excesso de sódio, que geralmente são maiores que as quantidades máximas recomendadas para os bebês.

Então se você está viajando o ideal é procurar essas águas minerais com menos química, que são especialmente formuladas para os bebês ou usar somente água filtrada ou fervida.

Hoje em dia o Eric, com 3 anos, não tem mais reação quando toma água mineral, mas se você puder evitar de oferecer no primeiro ano do bebê, evite.

.

Dê a sua opinião: