Alergia ao Glúten – Lugares Seguros Para Comer Com o Seu Filho

Olá mamães, esta é a parte final do dossiê de alergia ao glúten com Angélica Camiza. No episódio de hoje ela fala de lugares para tomar café da manhã e almoçar com os seus filhos alérgicos ao glúten e alguns lugares para aqueles que tem problemas com o leite de vaca. Não esqueçam de ler também a parte 1 e a parte 2 do dossiê sobre alergia ao glúten. Boa leitura!

Olha euzinha aqui outra vez! Depois dos textos anteriores você deve ter algumas preocupações na sua cabeça. Aposto que uma delas é onde comer naquele café da manhã ou almoço de domingo. Vou continuar sendo bem sincera e realista ao dizer que essa não será uma tarefa fácil. Em outros países é possível encontrar uma variedade de locais para fazer uma refeição segura. No Brasil estamos engatinhando, mas já podemos considerar que houve alguns pequenos avanços. Já ouvi falar em alguns lugares, mas vou indicar apenas os que eu já fui e que são bons para levar crianças.

No Rio de Janeiro as opções são poucas, mas é melhor do que nada. Para começar temos o Talho Capixaba, localizado no Leblon, que desenvolveu uma linha de produtos sem glúten. Você poderá encontrar focaccia, pão integral, biscoitos e um bolo de aipim que eu adoro. Lá você terá um café da manhã bem tradicional com queijos, frutas e os produtos sem glúten que você pode escolher nas prateleiras e pagar ao fim da refeição. Não aconselho que você peça para esquentar os pães porque sempre tem o risco da contaminação, mas você como mãe saberá o quão arriscado isso será para o seu filhote.



cafe do alto santa tereza Alergia ao Gluten - Lugares Seguros Para Comer Com o Seu Filho mamae tagarela

Café do Alto

Outro lugar interessante é o Café do Alto em Santa Teresa. Nos fins de semana é oferecido um buffet de café da manhã nordestino. Eu, como boa filha de pernambucano, adoro comer banana da terra cozida e cuscuz de milho com coco pela manhã. Para mim isso é comfort food! Lá também é servida tapioca fresquinha, sucos diversos e ovos mexidos. Só preste atenção nos bolos porque eles contém glúten e pergunte o que for preciso para comer tranquilamente, uma vez que o restaurente não é totalmente livre de glúten! Eu considero um lugar bem legal para levar a família toda num domigo de manhã e você ainda pode conferir uma loja de brinquedos de madeira que fica logo em frente ao restaurante.

prana vegetariano Alergia ao Gluten - Lugares Seguros Para Comer Com o Seu Filho mamae tagarela

Prana Vegetariano

Tenho outras duas sugestões que são “do bem”. Dois restaurantes vegetarianos que costumo frequentar porque posso almoçar com segurança. Sempre encontro opções sem glúten e aprecio o trabalho dos chefs que criaram comidas tão gostosas e sem matar nenhum bichinho! Acho isso incrível! Os restaurantes são o Prana Vegetariano no Cosme Velho e Naturalie Bistrô em Botafogo.

 

Vamos falar de São Paulo! Para mim é simplesmente um paraíso porque nunca passo mal quando como lá! Para começar vou falar do paraíso dos paraísos. Não é exagero! Na primeira vez que fui à Casa Santa Luzia quase chorei de emoção e voltei com muitas coisas na mala. Eu sou a maluca que viaja e vai ao mercado fazer compras. Vocês precisam conhecer aquelas várias estantes cheias de produtos sem glúten e sem lactose, nacionais e importados que vão alegrar o seu dia. Não é nada barato, mas é tão bom comer macarrão sem glúten que não deve nada ao feito com farinha de trigo ! Acho um gasto super necessário! Ah, eles enviam os produtos pelo correio para todo Brasil!

lilori cafe do alto santa tereza Alergia ao Gluten - Lugares Seguros Para Comer Com o Seu Filho mamae tagarela

Lilóri

Imagina um café da manhã repleto de pães de vários tipos, bolos variados e a segurança de um estabelecimento cujos produtos (sim, todos eles!) são totalmente sem glúten! A Lilóri é um lugar especial em São Paulo que foi idealizado pela Mariana Pierre que é mãe de um filho celíaco, alérgico à proteína de leite e proteína de soja. No início o estabelecimento tinha cara de padaria, mas agora eles também servem almoço executivo. Vou confessar que na minha primeira visita não fiquei muito satisfeita, mas como fui uns poucos dias após a inauguração resolvi dar uma segunda chance. Na última visita fiquei bem satisfeita com as modificações que fizeram no cardápio porque incluíram umas gordices necessárias na vida. Comi uma Torta de Mirtilo e um Brownie que estavam bem gostosos e um chocolate quente com leite de amêndoas que estava mais saboroso do que o provado anteriormente.

Além dos produtos de fabricação própria, a Lilóri vende um Brigadeiro de Maracujá que me surpreendeu. A deliciosa surpresa é feita pela Formiga Brigadeiria Sem Leite que faz brigadeiros de diversos sabores tendo como base leites vegetais. Comprei o brigadeiro com um certo receio porque para mim é um doce intocável, mas essa versão sem glúten e sem proteína do leite estava muito boa! Eles também vendem por encomenda para festas e acho que é uma boa pedida para uma mesa de doces bem açucarada!

Falei que só mencionaria lugares que já visitei, mas preciso falar desse aqui porque conheço quem faz. A padaria Sabor de Saúde é outra padaria totalmente livre de glúten que vende pães, salgados e bolos diversos. O que me enche os olhos são os bolos confeitados feitos pela Chef Carla Serrano, aquela chef incrível que citei no outro post, que ficam disponíveis para compra na loja. Não provei os outros produtos, mas tenho certeza que os bolos vão fazer o seu dia mais feliz!

sabores de mi tierra Alergia ao Gluten - Lugares Seguros Para Comer Com o Seu Filho mamae tagarela

Sabores de Mi Tierra

Fiquei em dúvida se escreveria ou não sobre esse último lugar, mas como é um dos meus favoritos não quis privá-los desse cafofinho incrível. Se os seus filhos comem de tudo, acho que eles gostarão da experiência. O Sabores de Mi Tierra é um restaurante colombiano que fica bem escondidinho, perto da Benedito Calixto. As comidas são típicas, sem glúten e com um preço justo. Lá você encontrará as tradicionais Arepas que são feitas de canjica branca cozida, amassada, colocada na chapa e depois recebe uns recheios de dar água na boca. Na estante você encontrará uns chips de banana e tubérculos que você pode levar para o lanche do filhote. Para quem gosta de novidades é uma ótima pedida!



Dicas finais:

  • Não siga cegamente as minhas sugestões, porque cardápios e matérias-primas mudam constantemente e nunca se sabe quando um doido colocará farinha de trigo no brigadeiro.
  • Sempre evito perguntar se um prato contém glúten quando vou a um restaurante. Certamente haverá alguém para falar que leite e arroz contém glúten. Pergunto se o prato leva farinha de trigo, farinha de rosca, cerveja, pão ou caldo industrializado.
  • Educação sempre! Isso é muito importante nesse momento porque você está dependendo de alguém para fazer a comida do seu filho. Explique a doença, se necessário os sintomas e muita calma nesse hora. Se você não se sentir seguro, vá embora e escolha outro lugar.
  • Você pensou em comemorar o seu aniversário ou o do filhote, mas desanimou quando pensou no trabalho que dará e em todos os riscos? Coragem! Faça você mesma, leve os pequenos para a cozinha e divirtam-se juntos durante os preparativos ou contrate algum fornecedor que trabalhe exclusivamente com produtos para alérgicos. Você encontra dicas de receitas e fornececores em grupos no Facebook ou no Google. Lembre-se que todos merecem um bolinho no dia do aniversário e você não deve privar o seu filho desse momento importante. Não prive o seu filho de uma vida social porque isso é imprescindível para o desenvolvimento e saber o que ele pode ou não comer também o ajudará a ser responsável .

Espero que tenham curtido e que eu tenha ajudado pelo menos um pouquinho a vida de uma de vocês!

Alergia Alimentar Gluten Tudo o Que Voce Precisa Saber angelica camiza mamae tagarela

 

 

Angélica Camiza é confeiteira, alérgica ao Glúten e tem a sua própria confeitaria.

Ela prepara delícias sem glúten, inclusive para aniversários e festas infantis.

Para conhecer o trabalho dela visite site:

Mrs Camiza – Gluten Free Baking. Ou também pelo Facebook.

 

Dê a sua opinião: