Algodão ou Lenço Umedecido na Troca de Fraldas?

Olá mães/pais ou futuros mães/pais. O texto de hoje é para tirar uma dúvida de toda mãe ou pai de primeira viagem: O que usar para fazer a higiene do bebê na troca de fraldas: Algodão molhado ou lenço umedecido?

A dúvida se dá porque bebê recém-nascido ainda tem a pele muito sensível e o lenço umedecido contém química. Por isso os pediatras pedem para que, a princípio, você use o algodão com água morna para limpar o bumbum do bebê. Pelo menos enquanto estiver em casa.



Kit de higiene para bebê com garrafa térmica, porta algodão e cotonete.
Me lembro até hoje quando estava grávida do Eric e comprei aquele kit que vem com garrafinha, porta algodão e cotonete, potinho para colocar a água morna. Funciona assim: você esquenta a água e coloca na garrafa térmica. Assim você vai ter água morna por longas horas durante o dia. Esse kit você deixa sempre ao lado do trocador para facilitar a vida.

Como usar o kit higiene do bebê: Quando precisar trocar a fralda do bebê você coloca água da garrafa térmica em um potinho. Aí pega o algodão, mergulha na água que vai estar morna, aperta bem o algodão e limpa o bumbum do bebê. Pode usar quantos algodões você precisar para o bebê ficar com o bumbum limpinho. Quando finalizar é só jogar a água do potinho fora e na próxima vez é só colocar mais água da garrafa térmica para o potinho de novo.

Como escoher o algodão certo: o ideal é você conseguir achar aqueles quadrados de algodão bem grandes que vão faciclitar bastante a vida na hora de limpar. Mas eu usei bolinhas de algodão ou até mesmo discos de algodão. Algumas marcas soltam fiapinhos que grudam no bumbum do bebê e fica difícil de tirar quando está molhado. Por isso o meu conselho é, não compre muitos da mesma marca. É melhor comprar de diversas marcas e ir testando qual você e o seu bebê se adaptam melhor.

Mas e o lenço umedecido faz mal para o bebê? Não devo comprar então?
Sim, compre alguns e deixe principalmente na bolsa na hora de sair.

Existe hoje em dia uns lenços umedecidos para recém-nascidos que são sem química, a base de água, mas eu acho que no Brasil ainda é difícil de encontrar (e eles são mais caros que os lenços umedecidos convencionais). Se você conseguir encontrar, compre desses para ter na bolsa do bebê.

A impressão que eu tenho é que quando limpo com algodão o bumbum fica mais limpinho do que quando limpo com lenço umedecido. Mas confesso que aqui em casa, conforme os dois foram crescendo eu fui deixando de usar o algodão e fui usando mais o lenço umedecido em casa mesmo, porque são mais praticos. Mas na fase que o bumbum do bebê já não está mais tão sensível assim.

Eu também gosto de usar o lenço umedecido para limpar as mãos do bebê, limpar a mesa que ele vai comer, limpo brinquedos também. Só não aconselho limpar chupeta porque como têm quimica não é uma boa idéia. Mas para chupetas existem lenços próprios feitos com bicarbonato, então não tem problema do bebê colocar a chupeta na boca depois de ser limpa com lenço. O lenço umedecido é praticamente um coringa para se ter na bolsa.

Espero ter te ajudado e entender melhor como funciona a limpeza do bumbum do bebê.
Um, Bj
Thata

1 comentário

  1. Juliana comentou

    Oi Thata!
    Aqui iniciamos usando algodão em discos e agora estamos usando fraldinhas de pano. Fiz várias, num tamanho pequetita, para essa finalidade mesmo e tem dado mto certo!
    Beijos!

Deixe seu comentário!