Alimentação na Gravidez

Alimentacao na GestacaoNo momento em que uma futura mamãe descobre que está grávida uma felicidade imensa surge, mas junto aparecem também muitas dúvidas sobre sua alimentação. Durante o período gestacional é extremamente importante que haja um acompanhamento por profissionais da saúde, incluindo o nutricionista.

Uma alimentação na gravidez balanceada e equilibrada em macro e micronutrientes, além do adequado ganho de peso, contribuem para o crescimento e o desenvolvimento satisfatórios do bebê.

Na gestação não é o momento de se alimentar por dois, tampouco fazer dietas restritivas. O consumo energético apropriado e programado por um profissional capacitado é fundamental para o ganho de peso correto durante os nove meses. Esse planejamento depende de alguns fatores, como o estado nutricional da mãe antes de engravidar. Por isso, cuide da alimentação ao longo de toda a vida!



Se o feto cresce e se desenvolve em ambiente adverso, ele pode ter consequências fisiológicas e metabólicas na primeira infância ou até mesmo na vida adulta.  Isso porque a nutrição fetal influencia na expressão futura do binômio saúde/doença do indivíduo.

Fique atento a alguns nutrientes que merecem atenção especial!

Macronutrientes

  1. Proteínas: são importantes para formação dos tecidos materno e fetal, como placenta. Alimentos fontes: ovo, carnes em geral, leite e derivados;
  2. Carboidratos: é a principal fonte de energia para o feto. Englobam os cereais (arroz, macarrão, trigo, milho, aveia) e os tubérculos (batatas, aipim, mandioquinha);
  3. Lipídios: são importantes para o desenvolvimento do sistema nervoso e retina fetal. Alimentos fontes: óleos, oleaginosas, gergelim, entre outros.

Ômega 3: é um tipo de gordura considerada protetora para o feto. As principais fontes são: sardinha, arenque, salmão, atum, sementes de chia e nozes.

Micronutrientes

  1. Cálcio: a adequada ingestão desse nutriente é importante para manter a pressão sanguínea da mãe estável e evitar contrações uterinas prematuras. Alimentos fontes: leite e derivados, vegetais como couve, agrião, mostarda e brócolis, além de peixes, como a sardinha;
  1. Ferro: fundamental para o transporte de oxigênio às células maternas e fetais. Nesse período é comum a presença de anemia gestacional, então esse nutriente deve ser ingerido adequadamente. Alimentos fontes de ferro: carnes em geral, leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico, além de vegetais folhosos verde escuros;
  1. Zinco: a deficiência desse mineral tem sido associada a abortos e malformações congênitas.  Alimentos fontes: carnes em geral, castanhas, cereais integrais, ovos, feijões e sementes de abóbora;
  1. Ácido Fólico: importante na prevenção de defeitos de fechamento de tubo neural, sendo necessária a suplementação antes do início da gestação. Alimentos fontes: carnes, vegetais folhosos verde escuros e leguminosas, como os feijões.
  1. Vitamina D: essencial para o equilíbrio do cálcio e fósforo. Reduz o risco de doenças ósseas e cardíacas. São escassas as fontes naturais dessa vitamina, cuja maior proporção das necessidades diárias é suprida pela exposição à luz solar, uma vez que essa exposição transforma a vitamina D em sua forma ativa. Alguns alimentos que a contém: peixes, gema de ovo e laticínios.
  1. Vitamina A: é importante para a visão, desenvolvimento fetal e para a imunidade. Sua deficiência na alimentação materna pode resultar em deficiência no recém-nascido por não ser suficiente no leite materno. Alimentos fontes: laticínios, vegetais folhosos verde escuros e frutas amarelo-alaranjadas, como caju, mamão e manga.

A nutrição efetiva e responsável da gestante envolve a ingestão e interação de todos os nutrientes, não só os descritos, além de ter grande influência do local e do momento em que ocorre.  Procure se alimentar em lugares adequados e tranquilos e lembre-se sempre que esse momento não é só seu!

Cuide do seu filho antes mesmo dele existir! Antes de engravidar, reflita sobre seus hábitos de vida, incluindo a alimentação. Procure um profissional de saúde especializado para um bom acompanhamento a fim de garantir a saúde do seu bebê!

priscila e anna nutriped nutricionistas infantil no mamae tagarela

 

Priscila La Marca Pedrosa e Anna Carolina Ghedini escrevem artigos para o Mamãe Tagarela.

Priscila e Anna Carolina são nutricionistas nas áreas infantil e gestacional.

Conheça a página delas, NutriPed, no Facebook.

Dê a sua opinião: