Alimentação de Verão Para as Crianças

Alimentacao de Verao Para as Criancas

O verão chegou e com ele o calor. As temperaturas aumentam e as necessidades de repor água, vitaminas e minerais também. Além disso, a criançada está de férias e as brincadeiras e os passeios ao ar livre, que geram perda de líquidos pelo suor, estão em alta.

A alimentação merece atenção todos os dias do ano, mas nessa estação devemos nos preocupar em manter o corpo bem hidratado, estimulando as crianças a beberem muita água e a consumir saladas e frutas.



A água deve ser oferecida várias vezes ao dia, não apenas quando a criança pedir. A sede já é um sinal de desidratação e que nosso corpo já não está funcionando tão bem. Educar a criança a andar sempre com uma garrafinha é uma excelente estratégia.

As frutas são refrescantes, ricas em água e fáceis de digerir, então são alimentos que devem aparecer com maior frequência. Invista na melancia, melão, laranja e abacaxi!

Uma ótima dica é fazer sucos dessas frutas com hortaliças, como abacaxi com hortelã, mas atenção a adição de açúcar. O ideal é que ela não aconteça!

As verduras e legumes possuem as mesmas características das frutas e devem estar presentes nas grandes refeições das crianças. No entanto, evite acrescentar maionese, molhos industrializados e gordurosos. Use o limão e o azeite para temperar!

E na praia? Na praia é melhor evitar o consumo de alimentos vendidos por ambulantes, já que normalmente não apresentam condições higienico-sanitarias satisfatórias. Além disso, salgados e frituras não trazem benefícios a saúde e são de difícil digestão.

Geralmente, o sorvete é o “queridinho” das crianças nessa época. Substitua o sorvete cremoso por picolés de frutas. E leve de casa frutas de fácil manuseio, como banana, pera e maçã. A água de coco é uma boa opção, para as crianças maiores, pois ajuda a repor os eletrólitos.

Não deixe de curtir o verão com a família, mas não deixe também de cuidar de você e de quem ama!!!

Foto:
IndianaTimes

priscila e anna nutriped nutricionistas infantil no mamae tagarela

 

Priscila La Marca Pedrosa e Anna Carolina Ghedini escrevem artigos para o Mamãe Tagarela.

Priscila e Anna Carolina são nutricionistas nas áreas infantil e gestacional.

Conheça a página delas, NutriPed, no Facebook.

Dê a sua opinião: