Amamentar de Madrugada – Precisamos Falar Sobre o Assunto

Amamentar de Madrugada Precisamos Falar Sobre o AssuntoAmamentar de madrugada não é fácil e a privação de sono é uma coisa que acaba com a gente. Com sono não pensamos direito, não fazemos nada direito (podendo fazer um monte de besteiras) e ficamos parecendo zumbis. Então amamentar de madrugada é realmente muito difícil, principalmente para quem tem que acordar cedo. Mas amamentar de madrugada é importante para quem quer amamentar de verdade porquê de madrugada por volta de 3:00 e 4:00 da manhã que existe um pico de prolactina, hormônio responsável pela produção do leite materno e isso associado com a sucção do bebê faz com que o seu leite aumente e acompanhe a demanda do seu bebê.

Já comentei que também da importância de deixar o bebê chupetar no peito porque é uma necessidade neurológica do bebê. Algumas mães preferem optar pela chupeta o que dá perfeitamente para entender essa opção porque é bem cansativo você ficar com bebê no peito, mas o bebê que chupeta no peito também é um bebê que vai tomar mais leite já que ao “chupetar” você produz mais leite e o bebê acaba bebendo alguma coisa também. E a chupeta causa uma confusão de bicos o que faz com que o bebê comece a ter uma pega incorreta, levando a machucados, sangramentos, dores ao amamentar.

Descubra porque deixar o bebê chupetar de madrugada é importante.

Já ouvi dizer que algumas mães oferecem uma mamadeira de leite artificial na última mamada da noite. Acabam dando uma mamadeira de leite artificial pra ver se a criança dorme durante a noite inteira eu nem preciso dizer o quanto isso atrapalha a sua produção de leite, o quanto isso atrapalha a amamentação quem quer continuar amamentando não pode dar essa mamadeira. Lembram do que eu falei sobre o pico da prolactina ser as 3/ 4 da manhã? Então! Por isso é importante continuar amamentando de madrugada, claro, sempre em livre demanda. Não adianta também acordar o bebê nesse horário só para aproveitar o pico hormonal.



O que muita gente não sabe é que os bebês acordam de madrugada nem sempre porque têm fome, muitos bebês acordam de madrugada porque eles querem ficar perto da mãe, eles querem sentir o cheiro da mãe, eles querem mamar no peito da mãe, eles não acordam simplesmente pela fome. Eles acordam porque se sentem sozinhos, eles abrem os olhos e se não se sentem confortáveis por não ter ninguém por perto acabam chorando, eles se sentem inseguros sozinhos. Então nem sempre essa tática da mamadeira funciona, já que o bebê as vezes quer o carinho da mãe.

Uma coisa que tem me ajudado muito aqui é fazer a cama compartilhada. Na verdade a Mia não dorme direto minha cama, ela dorme no berço acoplado. Quando ela acorda eu a coloco no peito e quando ela volta a dormir eu coloco de volta no berço dela. Só que de algumas noites pra cá ela vem para a minha cama mamar e acaba ficando direto no peito, a noite inteira. Isso tem me deixado muito cansada com dores no corpo. Não tava legal pra mim.

Eu sempre digo que a amamentação tem que ser boa para mãe para o bebê pra funcionar legal. Então como para mim não estava bom eu resolvi mudar a minha estratégia: ela mamava no peito de madrugada e depois ia pro colo do pai pra dormir. Ela não dorme mais no peito, porque como ela acostumou a dormir no peito direto, passou a querer dormir sempre no peito, ou seja: a noite inteira.

Mas o importante é continuar amamentando de madrugada, se ela ainda quiser assim. Livre demanda sempre.

Foto: Livrestrong

11 Comments:

  1. Eu tenho um bebê com 10 meses e estou querendo já tirar a amamentação. Ele já come d tudo. A minha dúvida é, como ele mama, não quero inserir mamadeira, então de ele acordar pela madrugada para comer o que dou? O que faço?

  2. Eu tenho uma bebe de 12 meses sempre mama em livre demanda… Logo que nasceu a pediatra aconselhou o uso da mamadeira mas insisti em dar do so peito, ela mama muito, e sempre de madrugada entre 3 e 5 hrs da manhã.. Eu não sabia dessa informação da prolactina, muito interessante! Minha outra filha durante a amamentação tinha também a mesma rotina da segunda… Mas com o passar o tempo eles vão ficando maiores e vão largando aos poucos as horas de mamadas… A primeira desmamei com um ano e meio e a segunda também vou tentar por essa idade… E difícil a amamentação na madrugada mas tudo são fases, e aos poucos a gente vai se adaptando… Abraço a todas

  3. Erica Barbosa

    Eu tenho um bebe de 11 dias ele mama a madrugada inteira meus peitos estão muito machucados o q devo fazer para melhorar ja q não quero dar leite artificial nem chupeta?

    • Thata Tagarela

      Erica, se machuca é preciso corrigir a pega. Você precisa da ajuda de uma consultora.

    • Oi eu usei o couve melhoro meu peito também não queria da mamadeira

    • Érica, quando o bebê acabava de mamar, eu passava meu próprio leite no bico do seio e usava aquela capinha protetora. Em dois dias não doia mais nada. Sem falar que tens que ver se o bebê está fazendo a pega correta. 😉

  4. A pediatra da minha bb disse que ela não podia mama na madrugada pq dava reflexo verdade isso ğ

  5. Ola Bom dia gostaria de saber se com 3 meses de vida da minha bb se ja posso acrescentar papinhas , sucos pra minha bb ela so mama o peito.

Dê a sua opinião: