Asfixia Postural – Uma Assassina Silenciosa de Bebês

Asfixia PosturalHá alguns meses atrás, uma família americana passou pelo seu maior pesadelo. O menino Shepard Dodd, de menos de 3 meses, foi encontrado morto sentado na cadeirinha do carro, vítima de uma asfixia postural, também conhecida como asfixia posicional. Desde então, o casal Dodd vem tentando conscientizar a todos os pais e cuidadores do grande perigo que é deixar o bebê dormindo no bebê conforto, seja no próprio carro ou fora dele. De forma a passar adiante essa mensagem importante e evitar que isso aconteça com outras famílias, vamos explicar o que é a asfixia postural ou posicional e como preveni-la.

O que é a asfixia postural ou asfixia posicional?
Bebês não têm força suficiente para permanecerem sentados. Seu corpo ainda é muito frágil e pequeno, o bebê não tem controle quase nenhum sobre si mesmo. Dessa forma, se ele não for bem colocado no bebê conforto, pode acontecer de seu corpo se flexionar e “tombar” para frente, por causa da ação da força da gravidade. Imagine o corpinho do bebê flexionado em forma de “C”. Essa posição faz pressão sobre o tórax e o abdome do bebê, impedindo seu movimento de expansão que ocorre durante a respiração. Além disso, se a cabecinha do bebê cair para frente, com o queixo encostando no peito, ele terá dificuldades para respirar. As vias respiratórias do bebê são bem estreitas e essa posição pode cortar o fluxo de ar. Se não houver ninguém por perto para reposicionar o corpo do bebê, pode ser fatal.

Como prevenir esse tipo de asfixia?
O que aprendemos com essa triste história? Que o bebê conforto deve ser usado somente no carro e por não mais do que uma hora e meia. Se for necessário fazer uma viagem longa, é importante fazer paradas periódicas para tirar o bebê da cadeirinha por alguns momentos. É importante posicionar o bebê corretamente no bebê conforto, de acordo com as instruções do fabricante e sempre com a cabeça reta em relação aos ombros. Os ombrinhos devem estar presos ao cinto de segurança, para evitar que o corpo do bebê tombe para frente. Se o bebê conforto for usado corretamente, ele não é perigoso. Mas é extremamente importante que o bebê esteja sob supervisão constante (isso vale para qualquer situação) para evitar qualquer imprevisto ou acidente.



Nosso objetivo, assim como o objetivo do casal Dodd em sua campanha, não é assustar, mas apenas conscientizar pais, avós, médicos, babás, cuidadores etc sobre os perigos de usar cadeirinhas de forma incorreta. Eu não sabia que esse tipo de coisa podia acontecer e desconfio que a grande maioria das pessoas também não tem idéia. É assustador!

A recomendação médica é sempre colocar os bebês para dormir de barriga para cima, em um bercinho e nunca em uma cadeira ou bebê conforto. A partir do momento que o bebê aprende a rolar sozinho, ele pode encontrar a sua posição favorita no berço ou na caminha sem maiores riscos, pois ele já terá força para levantar a cabeça e rolar de volta.

Entenda porque colocar o bebê para dormir de barriga para cima é importante para evitar morte súbita.

 

Fontes :
Bebés y Más
Daily Mail

10 comentários

  1. Melissa comentou

    Achei um plágio descarado dessa matéria num site que sequer cita a fonte. mãe tips o nome do site

    1. Thata Tagarela respondeu Melissa

      Melissa, muuuuuuuuuuito obrigada por avisar. De verdade! Foi muito importante você ter vindo aqui. Já preenchi um report de copyright infringemente em breve a cópia estará fora do ar. Em caso de reincidência podem até perder o site. Se todo mundo fizesse isso ninguém roubaria o material dos outros. Tem site que só cresce assim, roubando sem permissão e não dando os créditos. Graditão eterna à você!

      1. Melissa respondeu Thata Tagarela

        Pois é Thata, pior que tem outros sites citando eles como fonte e ainda agradecendo a qualidade do trabalho. é triste ver esse tipo de coisa. Revoltante

        Blog super mãe publicou esse texto citando como fonte e agradecendo mãetips pela qualidade …é pra rir ou chorar?!

        1. Thata Tagarela respondeu Melissa

          É da mesma pessoa esse blog. Gratidão por avisar Melissa 🙁

  2. Francieli comentou

    Nossa eu não sabia disso pois deixava meu bebê
    Só dormir no bebê conforto mais a partir de agora só berço muito obg pela orientação. 👏👏

    1. Mai respondeu Francieli

      Nossa eu tambem

  3. Tay comentou

    Oi Tatá e a Tay @NossaPontinha
    Mulher é no meu caso que uso o bebê conforto pra ela passar os dias na casa do meu pai. Ela dorme durante o dia e tudo……
    Oque fazer?pq as vezes passo a semana aqui.
    Me chama no wats pra gente conversar melhor sobre isso! Bjos

    1. Thaís Cardoso respondeu Tay

      Oi Tay. Um colchão no chão. Se ela já rolar coloca algumas almofadas no chão, em volta do colchão para evitar de rolar para o chão.

  4. Izabela comentou

    Meu bebê tem 1a3m e ainda uso muito o bebê conforto. Ainda há perigo?

  5. Leris comentou

    Obrigada por conscientizar!
    Eu mesma nunca tinha sido alertada sobre esse perigo. Tô pasma!

Deixe seu comentário!