Asfixia Postural – Uma Assassina Silenciosa de Bebês

Asfixia PosturalHá alguns meses atrás, uma família americana passou pelo seu maior pesadelo. O menino Shepard Dodd, de menos de 3 meses, foi encontrado morto sentado na cadeirinha do carro, vítima de uma asfixia postural, também conhecida como asfixia posicional. Desde então, o casal Dodd vem tentando conscientizar a todos os pais e cuidadores do grande perigo que é deixar o bebê dormindo no bebê conforto, seja no próprio carro ou fora dele. De forma a passar adiante essa mensagem importante e evitar que isso aconteça com outras famílias, vamos explicar o que é a asfixia postural ou posicional e como preveni-la.

O que é a asfixia postural ou asfixia posicional?
Bebês não têm força suficiente para permanecerem sentados. Seu corpo ainda é muito frágil e pequeno, o bebê não tem controle quase nenhum sobre si mesmo. Dessa forma, se ele não for bem colocado no bebê conforto, pode acontecer de seu corpo se flexionar e “tombar” para frente, por causa da ação da força da gravidade. Imagine o corpinho do bebê flexionado em forma de “C”. Essa posição faz pressão sobre o tórax e o abdome do bebê, impedindo seu movimento de expansão que ocorre durante a respiração. Além disso, se a cabecinha do bebê cair para frente, com o queixo encostando no peito, ele terá dificuldades para respirar. As vias respiratórias do bebê são bem estreitas e essa posição pode cortar o fluxo de ar. Se não houver ninguém por perto para reposicionar o corpo do bebê, pode ser fatal.

Como prevenir esse tipo de asfixia?
O que aprendemos com essa triste história? Que o bebê conforto deve ser usado somente no carro e por não mais do que uma hora e meia. Se for necessário fazer uma viagem longa, é importante fazer paradas periódicas para tirar o bebê da cadeirinha por alguns momentos. É importante posicionar o bebê corretamente no bebê conforto, de acordo com as instruções do fabricante e sempre com a cabeça reta em relação aos ombros. Os ombrinhos devem estar presos ao cinto de segurança, para evitar que o corpo do bebê tombe para frente. Se o bebê conforto for usado corretamente, ele não é perigoso. Mas é extremamente importante que o bebê esteja sob supervisão constante (isso vale para qualquer situação) para evitar qualquer imprevisto ou acidente.



Nosso objetivo, assim como o objetivo do casal Dodd em sua campanha, não é assustar, mas apenas conscientizar pais, avós, médicos, babás, cuidadores etc sobre os perigos de usar cadeirinhas de forma incorreta. Eu não sabia que esse tipo de coisa podia acontecer e desconfio que a grande maioria das pessoas também não tem idéia. É assustador!

A recomendação médica é sempre colocar os bebês para dormir de barriga para cima, em um bercinho e nunca em uma cadeira ou bebê conforto. A partir do momento que o bebê aprende a rolar sozinho, ele pode encontrar a sua posição favorita no berço ou na caminha sem maiores riscos, pois ele já terá força para levantar a cabeça e rolar de volta.

Entenda porque colocar o bebê para dormir de barriga para cima é importante para evitar morte súbita.

 

Fontes :
Bebés y Más
Daily Mail

4 Comments:

  1. Achei um plágio descarado dessa matéria num site que sequer cita a fonte. mãe tips o nome do site

    • Thata Tagarela

      Melissa, muuuuuuuuuuito obrigada por avisar. De verdade! Foi muito importante você ter vindo aqui. Já preenchi um report de copyright infringemente em breve a cópia estará fora do ar. Em caso de reincidência podem até perder o site. Se todo mundo fizesse isso ninguém roubaria o material dos outros. Tem site que só cresce assim, roubando sem permissão e não dando os créditos. Graditão eterna à você!

      • Pois é Thata, pior que tem outros sites citando eles como fonte e ainda agradecendo a qualidade do trabalho. é triste ver esse tipo de coisa. Revoltante

        Blog super mãe publicou esse texto citando como fonte e agradecendo mãetips pela qualidade …é pra rir ou chorar?!

Dê a sua opinião: