Bebê Pelvico – O que É e O que Fazer

Bebe Pelvico O que e e O que FazerO bebê pélvico é o bebê que no final da gestação ainda está sentado no útero. Geralmente os bebês viram de cabeça para baixo e aqueles que não viram, ficando de bunda, são chamados de bebês pélvicos e isso acontece com 3% das gestações.

Normalmente os bebês viram até a 30 semana de gestação. Bebês que não viraram com até a 37 semana de gestação acaba ficando mais difícil de virar sozinho. Se você chegou ou ultrapassou a 37 semana e o bebê ainda está sentado, calma! Existem técnicas naturais e até técnicas assistidas por profissionais para fazer o seu bebê virar. Além de que há relatos de bebês que viraram somente no momento em que mãe entrou em trabalho de parto.

Aqui na Irlanda se uma gestante carrega um bebê pélvico até a 39 semana a indicação é de cesárea, mas obstetras mais experientes em parto normal afirmam que o fato do bebê estar pélvico não é indicação de cesárea. A verdade é que existem riscos maiores em bebês que nascem pélvicos do que em bebês que nascem de cabeça como uma chance maior de acontecer o prolapso do cordão umbilical. No Rio de Janeiro, por exemplo, obstetras que assistem esse tipo de parto são Dra Bernadete Bousada, Dra Ana Fialho e Dr Marcos Nakamura. É o tipo de parto que é preciso de muita experiência no assunto e tem que saber assistir.



Se você realmente quer um parto normal e prefere ver o seu bebê viradinho na posição correta, ou seja, de cabeça para a saída, então vamos tentar as técnicas abaixo. Algumas só funcionam até a 37 semana e outras são para depois desse período. Fique atenta para a recomendação em cada uma das técnicas

1-Inclinação pélvica ou método de inversão postural (30 a 37 semana)

2-Encostar os joelhos no peito (30 a 37 semana)

3-Inversão inclinada para frente (30 a 37 semana)

4-Técnicas na piscina (agachar e dar cambalhotas na água) (30 a 37 semana)

5-Uso de compressas quentes e frias (30 a 37 semana)

6-Uso de sons como músicas na barriga (30 a 37 semana)

7- técnica de Webster com um quiropraxista (30 a 37 semana)

8-Moxabustão com um acupunturista (30 a 37 semana)

9-Hipnose (30 a 37 semana)

10-VCE (versão cefálica externa) (a partir da 37 semana) – No Rio de Janeiro os médicos que recomendei acima fazem esse procedimento. Nos outros Estados eu não sei informar.

Você se interessou pelas técnicas acima? Recomendo que leia com mais atenção nesse texto “Como Virar um bebê sentado (pélvico)”

Foto:
The Bare Foot Doctor 

Dê a sua opinião: