Belly Mapping – Técnica para Descobrir a Posição do Bebê

Belly Mapping Tecnica para Descobrir a Posicao do BebeOlá leitoras!
Nossa conversa de vai ser sobre Belly Mapping, a técnica para descobrir a posição do bebê na barriga pelo tato. Isso mesmo, você sabia que dá para saber em qual posição o bebê se encontra apenas apalpando a barriga?

Mas por que usar uma técnica tão antiga se hoje em dia existem aparelhos moderníssimo de ultrassom capazes praticamente de fotografar o bebê em alta resolução na barriga da mãe? A parteira GAIL TULLY acredita no empoderamento das mulheres em relação ao seus corpos ao desvendar o que passa com o seu bebê de maneira autônoma. Eu particularmente também adoro, é uma delícia sentir as partes do bebê…o bumbum, a cabeça, descobrir para que lado está a coluna.

Médicos, parteiras, doulas e principalmente as mães (gestantes) podem aplicar a técnica do Belly Mapping.



O método funciona melhor depois das 32 semanas, e quanto mais adiantada estiver a gestação, mais fácil será sentir o bebê. Geralmente requer mais de uma tentativa para conseguir descobrir a posição.

A maioria dos bebês estão na vertical com a cabeça para cima ou para baixo no início do terceiro trimestre. Sentir o seu bebê com precisão dependerá de alguns fatores, tais como: tônus muscular, gordura corporal, quantidade de líquido amniótico e posição da placenta, pois se está estiver anterior, ou seja, na parte da frente do útero, você terá um pouco mais de dificuldade em sentir o bebê.

Um excelente momento para mapear a barriga é logo antes de dormir, pois o bebê tende estar mais ativo quando mãe relaxa. A posição deitada também é a mais indicada para a mãe, possibilitando assim que o bebê se acomode melhor dentro do ventre. Lembre-se de colocar um travesseiro em baixo dos joelhos para aumentar seu conforto e relaxar os ligamentos do útero.

Uma dica na hora de identificar as partes do corpo do bebê é saber a diferença entre saliência e protuberância. Partes pequenas como joelhos e cotovelos são saliências, já parte grande como bumbum é protuberância.

Quando estiver apalpando a barriga, muito provavelmente encontrará dois elementos: um mais firme – as costas e uma protuberância, localizada no final das costas.

Fonte:
Livro – Guia prático de Belly Mapping – Gail Tully

soraya lares longui doula foto de perfil para o mamae tagarela

Soraya Lares Longui escreve artigos para o Mamãe Tagarela.

Soraya é doula, especialista em exercícios para gestantes e atua na sua área na cidade do Rio de Janeiro.

Conheça o site do projeto dela: Em 9 Meses.

Conheça também a sua página no Facebook.

Dê a sua opinião: