Benefícios de Amamentar o Seu Bebê

amamentar 1Olá mamães.  Tenho muita coisa pra falar sobre amamentação, então vou dividir em 3 posts.

Amamentar é lindo, é delicioso, é um momento mais perfeito de ligação da mamãe e do bebê fora do útero, quando mamãe e bebê se tornam um só. Amamentar é um ato de amor.

Não é fácil, dói e sangra… alguns especialistas dizem que não é para doer e nem sangrar, mas foi assim comigo e foi assim com várias amigas. Afinal a pele tão fininha do bico do seio começa a ficar grossa e a “criar calo”.

Mas conseguir amamentar o seu bebê traz para vocês dois inúmeros benefícios que vale a pena qualquer sacrifício. Compensa demais. Vamos falar dos benefícios do aleitamento materno?




Benefícios para a mamãe:

1- Ajuda a emagrecer. Quando o bebê nasce o útero não volta instantaneamente para o seu tamanho normal, ele vai levar um tempo. Amamentar vai reduzir drasticamente esse tempo. Você vai emagrecer rapidinho e recuperar o peso de antes da gravidez.

2- Reforça a ligação emocional com o bebê.

3- Diminui a incidência de hemorragias pós parto e anemia.

4- Aumenta a sua confiança, sensação de bem estar e segurança.

5- É fácil de servir. Você não vai precisar ficar lavando e esterilizando mamadeiras, não vai precisar medir a água na mamadeira, colocar a quantidade exata de leite em pó e muito menos esquentar o leite. Então amamentar facilita muito a vida da mãe

6- Diminui o risco do câncer de mama, câncer de ovário, osteoporose e doenças cardíacas.

7- Atrasa a menstruação. Você vai ficar meses sem menstruar. Mas cuidado, não significa que não possa engravidar.

8- É grátis. Já imaginou o quanto você pode gastar com leite? Uma lata de leite normal, de 800g, custa uns 30 reais. Vamos dizer que o bebê tome 1 lata e meia por semana. Você vai gastar 6 latas por mês, ou seja, 180 reais em leite por mês. Vai gastar 2160 reais por ano só com leite! Isso se o seu bebê não precisar de um leite especial, com menos lactose por exemplo. Uma lata dessa custa 35 reais por 400g, um gasto de 5040 reais por mês em leite. Se o seu filho precisar então daqueles leites sem a proteína do leite da vaca, aí ferrou… só uma lata de 400g fica em torno de 100 reais. São 14.400 reais por ano. (Mas calma, se o seu filho tiver essa necessidade especial você consegue junto ao gastropediatra que o governo te forneça essas latas).

Benefícios para o bebê

1- O leite materno auxilia na formação do sistema imunológico, é como se fosse uma vacina pro bebê, protegendo contra vírus e bactérias e a longo prazo contra obesidade, algumas alergias, linfoma, diabetes, doenças do coração e doenças do aparelho digestivo. Reduz a chance de ter infecção respiratória. Aumenta a resistência contra diarreia, otites e infecção urinária.

2- Mamar no seio materno ajuda o bebê a desenvolver os músculos da mandíbula, que vai ajudar na fala e na dentição.

3- Reduz a ocorrência da síndrome da morte súbita.

4- Reforça a ligação emocional com a mãe. O bebê vai ser uma criança mais segura e equilibrada.

bebe amamentado - beneficios

Clique na imagem para ampliar.

 

Além disso tudo, mamãe, o leite materno é o alimento ideal para o seu filho, pois ele tem a proteína humana no leite, que é muito mais compatível com o nosso organismo do que a proteína da vaca.

Não se deixe enganar: não existe leite fraco. O leite humano tem uma aparência mais rala em comparação com o leite da vaca. Ele é menos pesado e faz melhor digestão no nosso organismo, afinal, ele é exatamente o que o seu filho precisa. É como a chave certa para a fechadura, entendeu? Ele tem a quantidade ideal de proteínas, carboidratos e vitaminas que o seu filho precisa. Nem mais nem menos. A natureza é perfeita! O seu leite é forte e ele vai ser o adequado para o crescimento e desenvolvimento do seu filho.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até que o bebê complete 6 meses de idade e também recomenda que continue amamentar o seu filho, por pelo menos, até a criança completar 2 anos.

Fonte: Mãe Me Quer

OBS: Se você mora no Rio de Janeiro, pode fazer doação de leite materno para o Instituto Fernandes Figueira, no bairro do Flamengo. Lá você também consegue apoio para conseguir amamentar o seu bebê.

Eu sofri muito para amamentar o meu bebê e só consegui por 5 meses. Então escrevi umas dicas para te ajudar a conseguir amamentar, que foram baseadas na minha experiência com a amamentação.

Dê a sua opinião: