Brinquedos Ideais para Bebês (Por Idade)

Quando um bebê nasce, nossa vontade é dar para ele tudo aquilo que estiver ao nosso alcance. Amor, carinho, atenção, roupinhas, acessórios e também brinquedos. Muitas vezes passamos horas escolhendo um brinquedo para o bebê. Mas a verdade é que o brinquedo ideal não existe. Você vai ver que às vezes o bebê pode se interessar mais pela embalagem colorida do que com o brinquedo em si. De qualquer forma, há muitos brinquedos no mercado projetados especificamente para estimular os sentidos do bebê e despertar sua curiosidade. O ponto mais importante na escolha de um brinquedo é ver se ele é apropriado para a idade do bebê. Se for muito complexo, o bebê pode ficar nervoso. Ao contrário, se for muito simples, ele pode perder rapidamente o interesse.

Brinquedos para bebês de 0 a 3 meses

Brinquedos Ideais para Bebês de 0 a 3 Meses

Já que o recém-nascido ainda está descobrindo um novo mundo fora do útero, o mais recomendado é dar brinquedos com cores contrastantes e com música e sons suaves. Dois bons exemplos aqui são os móbiles e as caixas de música.

 

 

 

 

 

Brinquedos para bebês de 3 a 6 meses

Brinquedos Ideais para Bebês de 3 a 6 meses

Nesta fase, os bebês começam a investigar objetos e brinquedos com as mãos. Por isso, eles tendem a gostar mais de brinquedos bem coloridos, confeccionados com materiais, texturas e formas diferentes, para estimular os seus sentidos. Os brinquedos que fazem barulho quando agitados, como chocalhos, estimulam a audição e o desenvolvimento da coordenação motora. Alguns exemplos: bichos de pelúcia com sons, chocalhos, mordedores e alguns enfeites de pendurar no tapete de atividades do bebê.

 



Brinquedos para bebês de 6 a 9 meses

Brinquedos Ideais para Bebês de 6 a 9 Meses

Quando os bebês são um pouco maiores, as brincadeiras se tornam muito mais interativas, pois é nessa fase que eles aprendem a se sentar e a engatinhar. Por isso, os brinquedos que se movimentam sozinhos chamam a atenção dos pequenos, além de estimular o bebê a se deslocar para interagir com o brinquedo. Exemplos: boneco de corda, bola automática. Brinquedos mais simples que podem simplesmente correr para fora do alcance do bebê, como bolas ou carrinhos, também trazem o mesmo tipo de estímulo ao movimento. Além desses, os bloquinhos de empilhar também fazem sucesso entre bebês dessa idade.

 

 

Brinquedos para bebês de 9 a 12 meses

Brinquedos Ideais para Bebês de 9 a 12 Meses

Nessa faixa de idade, os movimentos do bebê são muito mais controlados e o seu desenvolvimento cognitivo também é maior. Os brinquedos ideais são os de encaixe de peças – encaixar blocos, empilhar copos, cubos aninhados (um dentro do outro) etc. Outro tipo de brinquedo ótimo para essa fase são os que imitam os objetos dos adultos – telefone de brinquedo, volante de brinquedo, caixa registradora etc.

 

 

 

Em qualquer idade, é importante considerar algumas medidas de segurança antes de dar um brinquedo para seu bebê.

  • Não dê brinquedos pesados a bebês muito pequenos, pois ele pode se machucar se bater com o brinquedo contra seu corpo ou se deixar cair no pé ou na mão.
  • Não dê brinquedos feitos de PVC, pois eles contêm partículas tóxicas que se soltam quando entram em contato com a saliva. Prefira os que não contêm BPA.
  • Não dê brinquedos muito pequenos, nem brinquedos que possuam partes que possam se soltar. Os bebês colocam tudo na boca e pedaços pequenos trazem grande risco de asfixia se caírem nas vias respiratórias.
  • Não dê brinquedos com cordas, fios ou fitas longas, pois há um risco grande de a cordinha se enrolar no pescoço e sufocar o bebê.
  • Nunca deixe seu bebê sozinho! Supervisione sempre a brincadeira.

Veja aqui idéias de brincadeiras para estimular o seu bebê sem gastar nada.

 

Fonte:
Baby Sitio

 

Deixe seu comentário!