Cama Compartilhada – Dicas de Como Dormir Junto do Bebê com Segurança

Cama Compartilhada Dicas de Como Dormir Junto do Bebe com SegurancaVamos falar de cama compartilhada que ainda é tabu e muita gente não curte e um dos motivos é considerar arriscado e perigoso. Muita gente tem medo do bebê morrer esmagado ou sufocado pelos seus pais enquanto dorme. Mas o que muita gente não sabe é que esses acidentes acontecem por falta de cuidado na hora de dormir junto ao bebê e que se feito de maneira correta não há perigo.

Eu sempre digo que cada família funciona de um jeito e não existe certo ou errado na maternidade, desde que seja feito com segurança.

Para quem quer tentar e quer se sentir seguro na hora de compartilhar a cama com os filhos, hoje eu trago algumas dicas bem legais de como fazer a cama compartilhada com segurança.



Antes de continuar esse texto sobre cama compartilhada eu recomendo que leia o texto sobre morte súbita. Porque só de saber o que pode causar morte súbita já é meio caminho andado para entender o que é perigoso na cama compartilhada (como por exemplo, colocar o bebê dormindo de barriga para baixo, que não é aconselhável).

Para fazer cama compartilhada de forma segura é preciso entender o que pode causar morte súbitas em bebês.

Existem algumas coisas que não são aconselháveis na cama compartilhada, que podem aumentar o risco de morte súbita como:
1-Não compartilhar cama se você for fumante
2-Não compartilhar cama se você estiver sob influência de álcool ou drogas
3-Não compartilhar cama se estiver excessivamente cansado
4-Não deixar o bebê dormir junto com crianças (primos ou irmãos mais velhos)
5-Nunca adormeça com o bebê deitado sob a sua barriga ou seu peito
6-Não durma com o bebê em algum colchão muito macio, sofá, puff, em superfície irregular etc

Porque não fazer cama compartilhada se você for fumante:
Se você fumou durante a gravidez, isso também se aplica a você, pois estudos demonstraram que se você fumou durante a gravidez, seu bebê ainda tem um risco aumentado de morte súbita. Se o pai é um fumante e a mãe não é (e o bebê dorme ao lado da mãe), tudo bem, esse arranjo é possível e não um problema. No entanto, manter o ambiente que o bebê dorme livre de cigarro é importante, pois isso pode fazer com que altere o padrão de respiração normal do seu bebê.

Porque não dormir com o bebê sob a influência do álcool ou drogas:
Álcool e drogas podem fazer você dormir um sono mais profundo e, portanto, você terá menos percepção da presença do seu bebê enquanto dorme, aumentando o risco de morte súbita. Isso se aplica a qualquer um que dormir com o bebê, seja mãe ou pai.

Porque não dormir com o bebê em um sofá:
Dormir em um sofá com seu bebê é muito arriscado porque o bebê pode cair e ficar preso na parte de trás do sofá, no encosto ou nas almofadas, e você pode não perceber até que seja tarde demais. Este é um risco grande e tem causado várias mortes relacionados com cama compartilhada. Quando temos um bebê muito pequeno estamos na maioria das vezes muito cansados, então é muito fácil adormecer no sofá. Por esse motivo devemos prestar uma atenção extra para não ficar muito aconchegante e nem deitar no sofá se você sabe que você está se sentindo muito cansado.

Como criar um ambiente seguro para fazer cama compartilhada com o bebê:
1- Coloque o bebê para dormir de costas.
2- Não use travesseiros antes de 12 meses.
3- Não deixe brinquedos macios ou travesseiros macios na cama.
4- Não coloque na cama cobertores grossos ou pesados.
5- A superfície da cama compartilhada deve firme e plana.
6- Não deixe nenhuma roupa solta.
7- Não superaqueça o bebê na hora de dormir.

Vou deixar aqui uma tabelinha bem legal, um resumo de tudo o que eu falei acima.

cama compartilhada

Bons sonhos e boa cama compartilhada para vocês!

Fonte
Belly Belly
BreastMates

Deixe seu comentário!