Cama Montessoriana – Idéias e Dicas

O quarto montessoriano de um bebê não tem berço e sim uma cama montessoriana ou um colchão no chão. Porém é somente a partir dos 6 meses que o bebê deve ser transferido para a cama montessoriana. Antes disso o ideal é ele ficar em um bercinho ou co-sleeper (berço acoplado).

Como deve ser a cama montessoriana:

A cama montessoriana deve ser baixa para a criança subir e descer dela sempre quando quiser. Isso dá autonomia e liberdade para a criança. A idéia desse tipo de cama é dar independência para a criança decidir quando ela quer sair da cama, sem depender de um adulto para isso. No início pode soar um pouco estranho, mas com o tempo você acaba se acostumando e até mesmo gostando da ideia.

Bom, pelo menos eu gosto muito disso porque meus filhos acordam e vêm para o meu quarto. Eu não preciso levantar para pegá-los. Isso também evita choro pela manhã, já que o choro seria a forma do bebê de chamar atenção dos pais pelo fato de terem acordado (quando querem sair do berço).



Algumas mães colocam o colchão direto no chão, outras preferem colocar em cima de um estrado baixo ou uma camada de borracha para evitar de passar friagem. Mas você pode optar por uma cama bem baixinha que não impeça a criança de se locomover (sair e voltar)

Essa cama ou colchão, podem ter qualquer tamanho: tamanho de berço, tamanho de cama de criança, tamanho de cama de solteiro ou tamanho de cama de casal. Tudo vai depender do gosto e/ou do espaço que você tem em casa.

Aqui eu optei por colocar dois colchões de solteiros no quarto das crianças, um para o Eric e um para a Mia.

No início, alguns pais preferem proteger a cama (ou o colchão) com almofadas em volta para que a criança não caia da cama. Mas com o passar do tempo o ideal é retirar as almofadas para a criança não ficar “presa”. Tenha em mente que ao cair a criança vai aos poucos aprendendo a controlar o seu corpo durante o sono.

Ao lado do colchão você pode colocar um tapete longo para que a criança não pise no chão frio ao acordar. Essa recomendação nada tem a ver com o método montessoriano, tem a ver com conforto da criança. Sendo o piso de madeira ou tiver carpete eu acredito que isso não seja necessário. Aqui em casa eu optei por colocar placas de EVA coloridas e isso até deu um ar mais infantil ao quarto.

Hoje em dia existem inúmeros tipos de cama, com estrados lindos. São excelentes opções para quem está preocupada com a decoração e a beleza do quarto montessoriano da criança.

Vou colocar aqui algumas fotos mostrando modelos lindos de cama montessoriana para você ver como ter um quarto montessoriano não significa ter um quarto feio e dessarumado. Mas lembre-se que o mais importante de tudo é que a cama montessoriana precisa permitir o livre acesso da criança e estimular a individualidade!

Aproveite também para ler o meu texto completo que fala tudo o que você precisa saber sobre quarto montessoriano.

Idéias de cama montessoriana:

Deixe seu comentário!