Cebola Para Tosse, Funciona Mesmo?

cebola para tosse funcina mesmo mamae tagarelaA primeira vez que testei cebola em casa foi quando o Pititico ficou gripado pela primeira vez. Eu sempre tinha ouvido falar que colocar meia cebola perto da cabeceira do berço fazia milagre com a gripe. Então aos 5 meses, assim que ele largou o peito, gripou. E lá fui eu colocar a cebola. Funcionou? Não! Só serviu para deixar o quarto com aquela catinga horrível.

Calma que a história não acabou…

Acabamos de voltar da última viagem do Brasil aqui para a Irlanda, onde os médicos deixam (muito) a desejar, ou seja, tenho que me virar nos 30. Mal chegamos e o Pititico, que agora está com 1 ano e 9 meses, já estava doente. Gripe sim, mas uma tosse horrível que não deixava ninguém dormir.



Na primeira noite foi muita nebulização, baby rub (aquele vick para bebês) na sola dos pés e peito, elevar a cabeceira da cama. Para falar a verdade até vick de adulto eu tentei na sola dos pés, pois ele já tem quase 2 anos e com 2 anos o vick normal passa a ser liberado. Nada ajudou. Segunda noite fiz a mesma coisa: nebulização + vick. Nada! Aí no auge do meu desespero eu lembrei que tinha visto que li em diversos blogs de maternidade sobre cebola para tosse e resolvi testar. Lá fui eu na cozinha as 2 horas da manhã, ainda sem ter conseguido dormir por causa da tosse dele, cortei uma cebola no meio e coloquei do lado da cama dele. O resultado? Funcionou que nem mágica!!!

Então a cebola funciona para gripe? Não! Mas funciona muito bem para tosse!
Vou dizer assim, na verdade, não resolveu a tosse 100%, mas ajudou uns 90%. E a tosse dele não era seca, viu?! Ele está bem encatarrado. Porque dizem que a cebola só resolve a tosse seca ou tosse alérgica, mas ajudou muito na tosse produtiva do Pititico.

Bom, não vai ter jeito, vou ter que levá-lo ao médico irlandês mesmo, mas a cebola salvou a minha noite (ou o resto dela).

Mas eu conheço várias coisas que podem aliviar a gripe das crianças nesse texto aqui.

Por que isso acontece?
A cebola tem propriedades expectorantes e antiinflamatórias, então quanto mais fedida melhor.

Mas você não precisa ficar apenas na cebola cortada ao meio em cima de um pires no quarto do seu filho! Você pode também fazer um xarope caseiro de cebola que vai agir diretamente na garganta e o resultado vai ser muito melhor.

Xarope de cebola:
Pique uma cebola média inteira ou meia cebola da grande. Cuidado para não perder o suco da cebola, vai juntando a água que sai dela em uma vasilha, pois é essa água que você vai usar. Depois coloque a cebola picada em um espremedor de batatas e esmague bem. Esse suco que vai sair, você junta em uma vasilha.

Depois faça uma mistura de uma colher de sopa de sumo de cebola + uma colher de sopa de mel (eu indico o mel de Manuka que é poderoso contra tosse – mas serve qualquer mel). Se o suco da cebola deu 4 colheres, use 4 colheres de mel para fazer o xarope de cebola. Deixe essa mistura descansar por pelo menos 4 horas antes de começar a usar.

Como tomar o xarope de cebola?
Crianças acima de 1 ano: 1 colher de café do xarope pela manhã e 1 colher de café do xarope à noite.
Grávidas e outros adultos: 3 colheres de chá do xarope por dia.

Mas não esqueçam que “Alguns alimentos podem apresentar potencial fitoterápico, mas isso não exclui a necessidade de um diagnóstico e tratamento médico” (SIC)

Então não deixe de levar o seu filho no pediatra para uma avaliação. As dicas aqui são somente para aliviar a tosse enquanto o horário da consulta médica não chega, pois não substitui a avaliação médica e os remédios que o médico vai prescrever.

Fontes:
WikiHow
Remédio Caseiro

23 comentários

  1. danielle do olival comentou

    Sabe que a primeira vez que tentei a cebola tb foi magica….
    e aqui em casa so comemos orgânico… no dia seguinte pensei: ah não vou gastar outra cebos orgânica ( cara) pra deixar no quarto… fui e comprei a cebola normal… qual foi minha surpresa ao ver q a cebola normal não deu certo… quase não tinha cheiro…..
    ate isso ja mexeram com essa historia de GMO….

  2. Natalia comentou

    Oi! Gostaria de saber por qtos dias dura esse xarope? Ou se é melhor fazer um fresquinho todos os dias. Obrigada!

    1. Thata Tagarela respondeu Natalia

      Dá para fazer por alguns dias, Natalia. Não precisa fazer fresco todos os dias não. Não lembro quantos dias dura, mas uns 3 ou 4 talvez

      1. Thata Tagarela respondeu Cleudiane da Cruz Azevedo

        Não pode não Cleudiane, por causa de uma toxina que tem no mel (toxina botulinica) por isso só maiores de 1 ano podem tomar mel. Bjs

  3. Adriana comentou

    Para bebe de 3 meses ele esta resfriado a cebola seja que vai ajudar?

    1. Thata Tagarela respondeu Adriana

      Dizem que é melhor para tosse alergica, mas se você testar me conta depois?

  4. Christianne Oliveira comentou

    Aqui em casa a cebola sempre funcionou….até com tosse carregada (não 100%, mas quase lá). Cebola não falta jamais..até para meu marido que fuma e tosse bastante, aliviou….Santa Cebola!!!!

  5. LILIAN comentou

    SENSACIONAL SHOW DE BOLA

  6. priscila comentou

    Com meu bebê de 2 meses posso usar a cebola

    1. Thata Tagarela respondeu priscila

      Pode sim, não há contraindicação

  7. Thatiane comentou

    Minha bebê tem 3 meses posso dar o xarope???

    1. Thata Tagarela respondeu Thatiane

      Thatiane, não pode não. Só depois de 1 ano

  8. Anderson Cavalli comentou

    Para meu João Pedro a cebola funcionou 100%. Tosse seca, parou totalmente e dormiu tranquilo.

  9. Renata Xavier comentou

    Que maravilha a tosse passa num piscar de olhos ,mas a do Pedro Henrique é alergica fiz a experiência deu cert,obrigada pela dica ,mas nunca deixe de leva ló ao pediatra.

  10. Mariana Ramos comentou

    Levei minha pequena( 8 meses)ao pediatra com tosse seca chegando lá tharaaam tosse alérgica (minha gata deu cria) a pediatra me orientou a não dar remédio xaropes pq o corpo dela vai criando imunidade caso eu desse algo para ela ela ia ser alérgica pra vida toda então lembrei da receitinha da vovó Mel com cebola cortar a cebola em rodelas e por Mel até cobrir e dar dura de 3 a 4 dias depois caso precise tem q fazer outra kkk acabei de dar para minha filha e ela capotou ta tá dormindo igual um anjo

    1. Gessiana respondeu Mariana Ramos

      Gente mas não pode dar mel a menores de 1 ano…vc ta arriscando a vida da sua filha.

      1. Thata Tagarela respondeu Gessiana

        Mel só depois de um ano por causa de uma bactéria que contém nele e o organismo do bebê não consegue combater ainda.

  11. Joyce Montenegro comentou

    Minha filha estava com uma tosse horrivel cheia de catarro, ela tem 8 meses e o santo remedio foi cebolinha e açucar… otimo.
    Agora nao falta mais cebolinha em casa.

  12. Rejane comentou

    Meu bebê também estava tossindo muito fiz o teste da cebola e ele agora ta dormindo

  13. Cíntia Souza Rodrigues comentou

    Minha. Bebê tem dois anos fiz como ela está com muito catarro. Deu febre. Ela soltou bastante catarro. De noite

  14. Kelly comentou

    O mel pode ser substituído por açúcar mascavo ou Demerara….

  15. Gaby comentou

    Amei a dica estou testando espero q de certo !

Deixe seu comentário!