Certidão de Nascimento X CPF X Identidade do Bebê

Certidao de Nascimento X CPF X Identidade do BebeO Pedro, que é pai do Antônio, escreveu com detalhes sobre como e quando fazer os primeiros documentos do bebê: certidão de nascimento, CPF e identidade.

O Pedro também escreve um blog, chamado Minutantonio, onde ele escreve cartas para o seu filho, onde ele aborda diversos temas.

Certidão de Nascimento do Bebê

Quando tirar? Em até 15 dias após o nascimento da criança.
Onde tirar? Em qualquer cartório de registro civil.
Precisa agendar? Não.
Quem precisa ir? Apenas um dos pais.
Quanto tempo leva? 10 minutos.
Quando fica pronto? Na hora.
Quanto custa? Nada.
Que documentos levar? 1. Declaração de Nascido Vivo (DNV), via amarela – obtida no hospital onde nasceu a criança; 2. Identidade original do responsável que comparecer ao cartório; 3. certidão de casamento (no caso de pais casados).
Dicas: 1. Pode ser que o cartório tente vender cópias adicionais da certidão de nascimento (já que a primeira é de graça). Se precisar delas, tire depois 2 ou 3 cópias e autentique. É mais barato e você vai usar pouco, principalmente depois de tirar a identidade; 2. Se quiser ter uma cópia da Declaração de Nascido Vivo, faça antes de tirar a certidão. Ela ficará retida no cartório.



CPF do Bebê

Quando tirar? Quando tiver certidão de nascimento. A partir do dia mesmo do nascimento.
Onde tirar? Nas agências dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
Precisa agendar? Não.
Quem precisa ir? Apenas um dos pais.
Quanto tempo leva? 5 minutos.
Quando fica pronto? Na hora.
Quanto custa? R$ 5,70 (valor de julho/2015).
Que documentos levar? 1. Certidão de nascimento original; 2. Identidade original do responsável que comparecer à agência.
Dicas: 1. Vá nos Correios, escolha uma agência pequena e vazia. Fuja dos bancos; 2. O número do CPF é gerado na hora num daqueles papeizinhos que apagam com o tempo. Anote-o e gere um “original” a partir do site da Receita Federal (eles chamam de “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”) – não existe mais cartão físico.

OBS: Agora estão querendo facilitar a retirada do CPF do bebê. Você já ganha o CPF quando é feito o registro de nascimento do bebê. Saiba mais!

 

Carteira de Identidade do Bebê (RG)

Quando tirar? A partir do dia mesmo do nascimento. Por simplicidade, recomendamos que, por causa da foto, seja a partir dos 2 ou 3 meses, quando o bebê está mais durinho.
Onde tirar? Em um posto do DETRAN de identificação civil do seu estado.
Precisa agendar? Depende do Estado.
Quem precisa ir? Um dos pais e o bebê.
Quanto tempo leva? 20 minutos.
Quando fica pronto? Em 1 semana.
Quanto custa? Nada.
Que documentos levar? 1. Certidão de nascimento original e uma cópia simples; 2. Identidade original do responsável que comparecer ao posto e uma cópia simples; 3. CPF (aquele impresso do site da Receita Federal – “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”) para que o número conste da identidade; 4. Pano branco (ver dicas); 5. Lenço umedecido (ver dicas).
Dicas: 1. Marque o primeiro horário e chegue antes. Os postos costumam ser cheios e não convém deixar o bebê esperando; 2. Os DETRANs não estão aceitando fotos em papel mais, eles precisarão tirar na hora. Leve um pano branco grande, sente o bebê no seu colo com o pano por trás e segure-o pelo tronco. A foto sai ótima; 3. Eles tirarão as impressões digitais no computador e uma com tinta (dedão direito). Leve lenço umedecido para limpar o dedo do bebê ao final para evitar que ele o coloque na boca.

OBS: Com bebê de colo, você tem prioridade no atendimento.

Segue aqui um texto bem explicadinho para aprender como requerer o passaporte do bebê.

Fonte da foto: PhorteTV

Dê a sua opinião: