Cesárea ou Parto Normal – Qual Tipo de Parto Escolher?

Cesárea ou Parto Normal – Qual Tipo de Parto Escolher?

Cesarea ou Parto Normal Qual EscolherOlá! Antes de começar a escrever sobre os tipos de parto eu quero deixar duas coisas bem claras aqui desde o início: 1- esse texto é a minha opinião, pura e simples sobre o assunto, ou seja, é super normal que várias pessoas discordem de mim. 2- a intenção é ajudar a grávida que está em dúvida sobre qual tipo de parto escolher para ela.

Antes de começar a falar sobre o que eu acho de cada tipo de parto, eu quero dizer que sou super a favor de você esperar o bebê nascer no tempo dele. Existem inúmeras vantagens e o bebê só se beneficia disso (eu tenho um texto contando dos benefícios em esperar a hora do bebê – recomendo a leitura).

Saiba porque é importante esperar a hora do bebê nascer.

Mesmo que você escolha cesárea, você pode esperar a hora do bebê nascer.

Cesárea:
Cesárea é uma cirurgia que corta 7 camadas na mulher (pele, tecido celular subcutâneo, aponeurose dos músculos, músculos reto abdominais, peritônio parietal, peritônio visceral, útero) e a recuperação é mais demorada e dolorosa do que o parto normal. Todas essas camadas são costuradas e depois de um tempo você pode ter uma sensação de aderências entre as camadas (porque elas acabam se colando juntas) ou seja, quando você levanta o braço, tem a sensação de que aquela cicatriz está te “puxando” para baixo, como se algo tivesse ficado preso. Além disso, é normal parar de sentir a pele naquela região como sentia antes, uma sensação de falta de sensibilidade na pele, como se ela estivesse levemente anestesiada. Mas acabamos nos acostumando com isso com o passar do tempo.

Eu fiz duas cesáreas, uma programada e uma outra de emergência após 24hs em trabalho de parto. Após a minha primeira cesárea a minha cicatriz ficou ok, dentro da linha do biquíni e bem fininha. Após a minha segunda cesárea (de emergência) a minha cicatriz também ficou na linha do biquíni, mas ficou mais grossa, estranha, com cara de quelóide.

Eu tive uma reação à cesárea e por conta disso quase morri. Levei 2 meses no total para me recuperar, quase voltei para a sala de cirurgia e fiquei internada 12 dias no hospital para tentarem me salvar. O meu útero reagiu ao corte formando um abcesso no útero (placas de sangue do lado de fora do útero). Tanto médico do hospital que eu fiz a cesárea, quanto a minha médica no brasil (que eu confio de olhos fechados) me disseram que essa reação é por conta do organismo da grávida e não por conta de algo que possa ter acontecido de errado na cesárea, ou seja, é roleta russa.

A vantagem da cesárea é que a mulher não passa pelo trabalho de parto, que é demorado, cansativo e doloroso (mas eu sinceramente prefiro sentir dor em algumas horas do que por semanas – por causa do corte).

Uma outra vantagem de quando você escolhe cesárea é que você não se frustra. Ninguém vai te falar no meio do caminho que a cesárea não vai dar certo e te mandar para o parto normal (como acontece com o parto normal).

Cesárea é maravilhosa e salva vidas, salvou a vida da minha filha e sou muito grata a isso.

Eu escolhi fazer cesárea do meu primeiro filho e me arrependo porque isso acabou me impedindo de ter parto normal da minha filha (segundo bebê) que eu tanto queria e acabei em uma cesárea de emergência (por não poderem lançar mão de opções por causa da cicatriz prévia) e é muito cansativo ter 2 partos em 1 (ter que fazer uma cirurgia após horas e horas em trabalho de parto).

Parto Normal:
Vamos aqui falar de parto normal e de parto humanizado.

O parto normal é o parto pelo qual o bebê sai pela vagina mas é cheio de intervenções (na maioria das vezes desnecessárias). Um exemplo desse tipo de intervenção é a episiotomia, que é um corte que fazem na vagina para aumentar a passagem para que o bebê passe com maior facilidade. Outro exemplo é a manobra de kristeller, que uma pessoa sobe em cima da grávida para ajudar a empurrar o bebê.

Na minha opinião, se for para sentir dor no trabalho de parto e ainda passar por isso e ser cortada eu prefiro ir logo para a cesárea.

Mas existe um parto normal onde as grávidas são respeitadas e ele se chama parto humanizado, onde nenhuma manobra desnecessária é feita (só são feitas caso precise salvar a vida do bebê ou da mãe).

O problema é que no Brasil ter um parto humanizado custa muito caro, pois são poucos médicos que fazem e cobram um preço bem salgado. Ou deve-se ter a sorte de morar perto de uma casa de parto (SUS) ou um dos poucos hospitais do SUS que fazem parto humanizado (ouvi dizer que o Maria Amélia no RJ faz).

Mas existem alguns poucos médicos de plano de saúde (ou pagos, mas não tão caros) que fazem parto normal com o mínimo de intervenções possíveis. O ideal é se informar sobre as manobras e a partir daí fazer um plano de parto e entregar para o obstetra e nesse dia discutir com o médico os tipos de manobra que ele geralmente usa e deixar bem claro que não quer que use determinadas manobras.

Aprenda como fazer um plano de parto aqui.

Eu escolhi parto normal com a minha segunda filha, mas não consegui chegar nos finalmentes. Senti bastante dor durante o trabalho de parto e fiquei quase 24hs até ser mandada para a cesárea de emergência. O trabalho de parto foi uma das coisas mais intensas que já passei na maternidade. Nele eu senti muita dor mas me senti plena, alegra por estar ali. É uma sensação inexplicável. É um arrepio na pele, as emoções afloram que dá vontade de chorar de felicidade. É bom mas é ruim. Só de lembrar eu sinto falta. Queria entrar em trabalho de parto de novo, queria passar por isso de novo e com certeza com o meu terceiro filho vou tentar o parto normal mais uma vez.

Em relação à sua escolha, o melhor a fazer é conversar com pessoas que passaram pelos dois tipos de parto para ter opiniões diferentes. Leia bastante sobre o assunto mas coloque uma coisa na sua cabeça: o parto ideal é aquele que vai trazer o bebê ao mundo com saúde e segurança.

3 thoughts on “Cesárea ou Parto Normal – Qual Tipo de Parto Escolher?

  1. gente boa tarde adorei a matéria,mas discordo um pouco, tive parto cesariana e minha recuperação foi bem rápida, acredito que temos que seguir somente,as restriçoes dos médico,

    1. Fabiana, você por acaso passou por um exaustivo trabalho de parto ou fez uma cesárea eletiva agendada? Os benefícios do trabalho de parto são inúmeros para o bebê mas a recuperação da cesárea de emergência é terrível. Comigo foi assim, senti muita dor e demorei cerca de dois.meses para me recuperar

  2. Muito interessante o post! Uma das formas que encontramos, eu e minha mulher, para fazer o parto da melhor forma possível foi fazer cursos preparatórios, seja online ou não. Decidimos, por força de vontade de ambos, encarar isso tudo juntos, sendo que para ela seria muito mais fácil ter o meu suporte nesse momento e também durante toda a preparação além da hora do parto. Foi uma escolha particular nossa, que eu acho que todo homem devia fazer. Encho o saco dos meus amigos para fazerem, também, quando tiverem filhos.
    Um dos cursos que fizemos foi este, da Mariana Zanotto. Muito interessante. Se quiser conferir, veja aqui: https://www.marianazanotto.com.br/site/curso/preparacao-para-o-parto-166.html
    Isso não é um jabá. Não estou ganhando nada para divulgá-lo.
    Abs!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *