Como Engravidar de Menina – 9 Dicas

Como Engravidar de Menina 9 DicasDesde que eu e a Thata começamos a pensar em filhos, eu sempre me imaginei sendo pai de um menino e de uma menina. Ela queria ter dois meninos, mas depois que tivemos o Pititico eu queria uma menina. Dito e feito! Apesar de não termos feito nenhuma tentativa de engravidar de menino ou de menina, foi assim que o destino quis. Nós sempre pensávamos: o que vier vai nos fazer muito feliz. E tenho certeza que se tivéssemos dois meninos ou duas meninas estaríamos igualmente felizes. Mas muitas pessoas não acreditam que nossa filha veio sem planejamento nenhum e perguntam: como engravidar de menina?

Existem alguns métodos para conseguir engravidar de menina, alguns têm maior embasamento científico, outros são mais ligados ao folclore. Antes de qualquer coisa, se você está tentando engravidar, procure um ginecologista obstetra de confiança e faça um pré-natal direitinho. O mais importante é você preparar o seu corpo para o bebê vir com saúde, independente do sexo. Leia nosso post com várias dicas para conseguir engravidar.

Existem dois métodos científicos que têm algum grau de sucesso na seleção de gênero, mas esses métodos são contraditórios entre si e podem não funcionar para você.



Como engravidar de menina – Dica 1: O Método Shettles
Este método tem sido usado desde a década de 60 e tem uma taxa de sucesso de 75% para os casais que querem ter uma menina. O Dr. Shettles acreditava que o fator mais importante na determinação do sexo do bebê era o momento da concepção. O sexo do bebê é determinado pelo cromossomo masculino. Os espermatozoides Y (que vão dar origem a meninos) nadam mais rápido, mas sobrevivem por menos tempo do que os espermatozoides X. Os espermatozoides X (que vão dar origem a meninas) são mais fortes e resistentes, mas nadam mais lentamente. Sendo assim, de acordo com esse método, para engravidar de menina você deve ter relações sexuais 2 a 4 dias antes da ovulação. Quando você ovular, somente restarão espermatozoides X para fertilizar o óvulo. O muco vaginal produzido antes da ovulação é mais ácido, o que também favorece a concepção de uma menina. Para engravidar de menino, então, você deve ter relações o mais próximo possível do momento da ovulação.

Como engravidar de menina – Dica 2: O Método Whelan
Outro método geralmente usado foi criado pelo Dr. Whelan e tem 57% de sucesso para conceber uma menina. Essa teoria diz que para engravidar de uma menina o ideal é ter relações sexuais 2 ou 3 dias antes da ovulação. Para engravidar de menino, 4 a 6 dias.

Os dois métodos (Whelan e Shettles) são contraditórios, e ambos têm quem os defenda, mas é difícil avaliar se o sucesso do método foi realmente resultado do método ou se foi ao acaso. Não existem pesquisas suficientes que consigam comprovar que os dois métodos acima funcionam, mas o método Shettles é mais aceito e faz mais sentido, na minha humilde opinião.

Para as próximas dicas, existem menos evidências científicas ainda, mas muitas mães dizem que algumas delas funcionam mesmo! Na dúvida, não custa tentar, não é mesmo?

Como engravidar de menina – Dica 3: Papai Mamãe
Para conceber uma menina, a penetração não deve ser profunda, então ter relações sexuais  na posição papai mamãe aumenta suas chances de engravidar de menina. A própria posição limita a profundidade da penetração. A explicação é que a distância que os espermatozoides têm que percorrer até o colo do útero é maior e os espermatozoides X (“meninas”) são mais resistentes para chegar até o óvulo, enquanto os Y (“meninos”) vão morrer ao longo do caminho.

Como engravidar de menina – Dica 4: Não Tenha Orgasmo
Há quem diga que evitar o orgasmo pode ser a chave para engravidar de uma menina. O orgasmo feminino libera uma secreção alcalina, que pode ajudar os espermatozoides Y (“meninos”) a sobreviver por mais tempo, criando um ambiente menos hostil para eles. Sem essas secreções, os espermatozoides Y podem ter mais dificuldade para sobreviver e têm chances menores de alcançar o óvulo.

Como engravidar de menina – Dica 5: Faça Mais Sexo
Não restrinja a sua vida sexual a horários específicos. Se você está tentando engravidar de menina, você deve fazer bastante sexo nos dias que antecedem o momento da concepção (se você seguir o método mais aceito, são 2 a 4 dias antes da ovulação). A idéia é que isso vai reduzir a contagem de esperma do seu parceiro e haverá menos espermatozoides Y (“meninos”) disponíveis para participar da corrida pela fecundação.

Como engravidar de menina – Dica 6: Coma Mais Vegetais
Comer mais frutas e vegetais pode aumentar suas chances de engravidar de uma menina. Alimentos como espinafre, nozes e brócolis e quaisquer alimentos ricos em cálcio e magnésio, tais como peixes, verduras, frutas, grãos e arroz, favorecem a concepção de meninas. Há estudos sobre o assunto mas nada cientificamente comprovado.

Como engravidar de menina – Dica 7: Comidas Ácidas
Nos dias que antecederem a ovulação, coma alimentos ácidos. Uma dieta que aumente a acidez do seu corpo pode alterar o pH da sua vagina. E os espermatozoides masculinos têm mais dificuldades de sobreviver em ambientes ácidos. Mas é importante frisar que não é saudável manter seu corpo num estado de acidez, podendo levar a gastrite, úlcera ou outros problemas gastrointestinais. Se mesmo assim você quiser tentar, consuma vinagre, chocolates e refrigerantes nos dias anteriores à ovulação. Você pode também evitar comer alimentos alcalinos, como maçã, amêndoa, pepino e abacate nos dias que antecedem a ovulação. Após a ovulação volte a ter uma dieta balanceada e com alto nível nutricional. Tudo que você come você passará para o seu bebê.

Como engravidar de menina – Dica 8: Reduza o consumo de sal
Uma dieta pobre em sal pode aumentar as suas chances de engravidar de uma menina. Evite carnes salgadas, azeitonas, salgadinhos de pacote, queijos e alimentos processados em geral quando estiver tentando engravidar. Diminua também a quantidade de sal no cozimento e não adicione sal à comida na mesa.



Como engravidar de menina – Dica 9: Banho Quente
Algumas pessoas acreditam que os espematozoides masculinos não gostam de calor. Sendo assim, se o seu parceiro tomar um banho quente (de preferência de banheira) antes do sexo, isso pode enfraquecer a liberação de espermatozoides Y.

Agora que você já sabe como engravidar de menina, é importante que você mantenha um registro do seu ciclo menstrual para saber qual é a data provável de ovulação. É a famosa tabelinha. Também é importante saber reconhecer quando você está ovulando. Repare quando o muco cervical estiver mais claro e aguado, parecendo uma clara de ovo – essa é a aparência do muco fértil e indica que você está ovulando. Muitas mulheres também sentem aumento na libido quando estão ovulando.

No final das contas, o mais importante de tudo é ter um bebê saudável, independente de ser menino ou menina. Se você quiser muito engravidar de menina, você pode tentar os métodos acima, mas lembre-se de que há pouca ou nenhuma evidência científica para a maioria deles, então não há garantia de que vão funciona, ok? Lembre-se que alguns dos métodos, em especial os que se baseiam em ter relações sexuais alguns dias antes da data de ovulação, podem reduzir bastante as suas chances de concepção.

Fontes:
Huggies Australia
Parenting.com

Dê a sua opinião: