Como Escolher o Copo Certo Para o Meu Bebê?

Hoje eu venho aqui falar desse assunto porque era uma dúvida minha quando eu era mãe de primeira viagem. Acabei comprando zilhões de tipos de copos e hoje em dia tenho uma coleção mas o Eric só usa alguns poucos.
Aí Mia nasceu. Quando ela completou 6 meses e começou a introdução alimentar, lá fui eu comprar um copo para ela. Comprei 3 do mesmo tipo e ela usa os 3. Dinheiro muito bem investido e não tenho um monte de copos sobrando em casa.

A experiência me trouxe essa certeza de qual copo seria ideal para ela, então vou tentar dividir com você o pouco que eu aprendi sobre copos. Se você tiver alguma informação que não tem nesse texto, dica, qualquer coisa, é só deixar nos comentários daqui do blog. Assim nos ajudamos e podemos ajudar outras pessoas. Combinado?

Copo de bico duro (rígido):
copo de bico duro post
São duas peças, não funciona com válvula como a maioria dos copos. A água sai por dois buraquinhos e como não tem válvula, a água sai direto, sem parar, basta virar o copo. Aprendi que esse copo é importante para a mãe que amamenta o bebê e quer continuar amamentando, pois ele não dá confusão de bicos por ter o bico duro. Copos de bico de silicone, bico mole, vão causar confusão de bico no bebê. A princípio parece que o bebê não vai conseguir beber e vai se molhar todo a cada tentativa, por causa do fluxo contínuo de água, mas com alguns dias o bebê começa a aprender que basta chupar o bico para conseguir beber a água. É ter paciência e continuar oferecendo o líquido pelo copo que o bebê pega o jeito. Também pode ser usado para oferecer o seu leite ordenhado, opção muito mais segura do que a mamadeira, que além de causar confusão de bicos pode causar confusão de fluxo. Para a introdução, alimentar, ou seja, bebês pequenos, dê preferência para os copos que têm alça, porque fica mais fácil para mãos pequenas segurarem. Para bebês mais velhos serve a opção sem alça.



Copo com canudo:
copo com canudo post

Esse é o preferido do meu filho, ele adora um canudo. Eu aconselho que antes de você comprar um copo com canudo, ofereça água em um copo normal (de vidro ou plástico bem limpo) com um canudo descartável. Primeiro você precisa ver se o seu bebê sabe chupar o canudo. Algumas crianças só conseguem aprender depois de 1 ano e meio. Eu ofereci para o meu filho água no canudo descartável quando ele tinha 8 meses e ele chupou a água. Se o seu bebê chupa o canudo eu acho os copos com canudo uma ótima opção. Opinião pessoal, claro. Além do que você pode sempre deixar uns canudos descartáveis na bolsa do bebê e, caso você esqueça o copo do bebê ao sair de casa, pode oferecer água em um copo de vidro com um canudo descartável. Uma preocupação nesse sentido é a limpeza do canudo. Como o canudo do copo é reutilizável, ele precisa ser bem limpo. Então é preciso ter uma escovinha de canudo (foto). Para você conseguir esfregar o canudo por dentro.

Copo de bico de silicone:
copo de bico de silicone post
É um copo bem parecido com o copo de bico rígido, ele tem alças para o bebê poder segurar. Ele é mais fácil do bebê aprender a puxar o líquido e macio, porém não é recomendado para quem amamenta porque pode causar confusão de bicos. Mas ele é ótimo para bebê de mamadeira. Eu usei muito desse copo com o meu filho.

Copo de bico de silicone que parece mamadeira:
copo tipo mamadeira
É um copo que é igualzinho a mamadeira, tem um bico grande de silicone, com a base do bico de silicone, mas ele é colorido. Algumas mães preferem não dar água nem suco na mamadeira porque o sabor do leite (ou do suco) pode ficar impregnado na parede da mamadeira, então é melhor ter um copo exclusivo para isso. Por mais que seja uma mamadeira disfarçada de copo, essa diferenciação faz com que não se confunda com a mamadeira na hora de oferecer água ou suco. Eu usei com o meu filho, mas não era dos meus copos preferidos, pois eu acho que a criança precisa aprender e usar outros tipos de copos além da mamadeira. Não é recomendado para quem amamenta pois pode causar confusão de bicos.

Copo com válvula:
copo de virar com valvula

É um copo que só a Avent produz (se tiver de outra marca me corrijam por favor). Ele imita o copo aberto, mas ele tem uma válvula em cima que impede que o líquido caia. Ele é interessante para que crianças pequenas aprendam a beber virando o copo sem derramar a água. Recomendo o uso esse depois que a criança fizer 1 ano e meio.

Copo totalmente aberto:
copo aberto

Esse tipo de copo é indicado a partir de 2 anos de idade. A criança, a partir dessa idade, passa a treinar a virar o copo para beber água, mesmo que aconteçam alguns acidentes derrubando água na roupa, é importante que com essa idade a criança comece a beber água em um copo comum

Espero que eu consiga te ajudar a escolher o copo ideal para o seu filho / filha. Se você usou algum copo que não está aqui na lista, não esqueça de me contar nos comentários aqui no blog.

Aprenda como limpar o copo do bebê de forma correta para evitar mofo.

Veja Também:
Copo de treinamento: O melhor? – Por Bárbara Sarkis do BabyDicas

6 comentários

  1. Silvinha comentou

    A Lilo tbém oferece o copo com válvula anti vazamento…deu muito certo com a minha filha.

  2. tissiane comentou

    Amei as dicas… Minha filha tem 5 meses e dou no copo com bico de silicone não cai água de jeito nenhum e ela tem que sugar… O copo qie imita o copo aberto a munchken tem tbm

  3. Francieli Koepp comentou

    Aos quatro meses eu comecei a usar o método do copinho para oferecer leite ordenhado pro meu bebê, isso fez ele se acostumar com o copo aberto. Aos seis ja tomava sucos e água no copo de vídeo comum e hoje aos oito ja se vira muito bem sozinho com seu canequinho azul… rsrs
    Acredito que tudo é questão de costume. A vantagem é que meu bebê toma água em qualquer lugar sem nenhum problema, mesmo quando esqueço o copinho dele.
    Minha única preocupação é não deixar copos de vidro com ele, mas com qualquer copo de plástico ou acrílico ele ja se vira muito bem… rs

  4. paula comentou

    Meu bebe tem quase 11 meses, mama no peito, mas bebe agua na mamadeira e no copo com bico de silicone desde os 6 meses. Nem sabia dessa história de confusão de bicos! Será que ainda corro o risco? Rs… Comprei um copo com valvula da munchkin mas nem uso ele muito, o bebê ainda não se adaptou muito bem a ele.

  5. Alessandra comentou

    Pesquise o copo tipo válvula da Munchkin (360) . É excelente e promete não trazer estragos para a dentição.

  6. Bianca comentou

    Minha filha não pegou nada!
    Tentei chuquinha com suquinho de laranja lima.. desisti! Coloco a laranja no alimentador e ela fica mordendo.. ela mama no peito almoça e janta e come papinha de fruta.. porém água só na colher ou no copo totalmente aberto.. ou seja alguém sempre dando a água. Comprei chuquinha, copo.de treinamento da Avent 6+, copo de treinamento segundo estágio da MAM.. nada nada!!! Vcs tem alguma dica??????

Deixe seu comentário!