Como Escolher o Seu Fotógrafo

como escolher o seu fotografoOlá mamães, hoje temos um profissional da área da fotografia para falar sobre como escolher o fotógrafo infantil ideal para o seu evento, seja ele ensaio de gestante, ensaio newborn (recém nascido), batizado, smash the cake, ensaio infantil, primeiro aniversário do bebê e muitos outros. As dicas abaixo servem para qualquer tipo de evento, não só os infantis.

Espero que gostem do texto, com vocês, Vinicius Camiza, fotógrafo e jornalista:

 

Escolher o fotógrafo para um evento ou ocasião parece um processo complicado. Para quem não tem muita familiaridade com a arte da fotografia, tal escolha pode acabar infuenciada por sorte ou aleatoriedade. Para ajudá-los nessa tarefa, preparei uma lista que pode ser iluminadora:

 

  • Cuidado com o que deseja.

Esqueça os contos-de-fadas. Na vida real, profissionalismo e um trabalho de qualidade têm preço (alto). Ao iniciar a busca por um profissional, qualquer seja a sua área de atuação, limitar tal busca a um certo intervalo de valores diminui consideravelmente o número de resultados satisfatórios recebido.

O equipamento fotográfico custa (muito) caro. Não é raro a cobertura fotográfica de um evento de grande porte como um casamento chegar a R$10 mil ou R$15 mil. Contratar um fotográfo cujo preço pareça ser mais baixo do que a média pesquisada é, no mínimo, arriscado.

Um preço baixo não significa lucro baixo. Ninguém trabalha sem receber algo em troca e para garantir esse lucro, um preço reduzido levará a cortes. Menos equipamento significa visão criativa limitada, material pobre, falta de opções e também falta de instrução.

 



  • Cada um a seu modo
como escolher o seu fotografo infantil vinicius camiza mamae tagarela

Foto: Vinicius Camiza

Não existem regras na fotografia. É claro que não é o mesmo que dizer que todas as fotos são boas. Algumas fotos podem ser classificadas como “boas” e outras como “ruins”, mas para chegar a tais resultados existem ínumeras idéias, caminhos e execuções.

Os grandes nomes da fotografia são bem conhecidos e é uma boa idéia familiarizar-se com os seus trabalhos a fim de adquirir um senso crítico referente à arte fotográfica. Afinal, como julgar um pintor e sua tela sem conhecer Van Gogh, Kandinsky e Portinari? Do mesmo, vale conhecer Sebastião Salgado, Evandro Teixeira e Richard Avedon para saber o que um fotográfo excepcional consegue transformar em arte.

É dito que cada fotógrafo tem um “estilo” e é importante conhecê-lo. Tal estilo está intimamente ligado a como o seu evento ou ocasião será visto e fotografado. Considere que o mesmo bebê ou criança, por exemplo, podem ser vistos de forma radicalmente diferente quando um impressionista e um artista contemporâneo o retratam. O mesmo ocorrerá no caso da fotografia (provavelmente de forma menos radical e mais sutil).

Antes de entrar em contato com o fotógrafo, reserve algum tempo para conhecer melhor as suas fotografias (qualquer profissional de respeito possui um portfolio online). Em nosso caso particular, refiro-me ao uso das cores, sombras e enquadramento, claro, mas também à própria essência das fotos. Como exemplo, um ensaio ‘newborn’, que é bastante requisitado hoje em dia. Em tal ensaio, a idéia predominante pode ser o uso de retratos (portraits) de corpo todo ou então cabeça e ombros. Mas será que esta é a unica forma de fazer fotos de um bebê recém-nascido?

Procure o único, o diferente, o que não te deixa dúvidas. Procure o que te parece, inequivocadamente, certo.

 

  • Panela que muitos mexem, não toma tempero.

Ao encontrar o fotógrafo certo, dê-lhe liberdade. É claro que a sua mensagem – o que você deseja – deve ser entendida mas o como fica a cargo do profissional. Atualmente, a fotografia é acessível e provavelmente você sabe como tirar uma foto. Isso não significa que você faça parte da equipe fotográfica. Opiniões e sugestões são bem-vindas mas não sobrecarregue seu fotógrafo com muitos pedidos – uma foto aqui, outra lá… agora assim ou assado. Ele sabe o que e quando deve fotografar. Lembre-se – a fotografia é a visão do artista sobre alguém ou alguma coisa.

 

  • Vassoura nova é que varre bem ou panela velha é que faz comida boa?
como escolher o seu fotografo infantil vinicius camiza mamae tagarela 2

Foto: Vinicius Camiza

Cuidado com os modismos. Todos nós temos aquele álbum antigo da formatura ou aquele DVD (VHS?) da festa de aniversário do qual temos vergonha só de pensar. “Efeitos sonoros, montagens de imagem ou qualquer outra “idéia criativa” contemporânea tende a ficar rapidamente esquecida. Houve uma época na qual muitos fotógrafos editavam uma foto em preto-e-branco, deixando apenas um detalhe como rosas ou champagne em cores. Não são poucos os que ainda fazem isso. Lembre-se –   Simplicidade e execução impecável é o que faz uma fotografia (e qualquer coisa, na verdade) ser inesquecível.

 

  • Uma andorinha só não faz, verão.

Para grandes ocasiões, é necessária a presença de um ou mais fotógrafos de apoio. Festas, batizados ou qualquer evento com uma grande lista de convidados são dinâmicos – há muito acontecendo ao mesmo tempo. A fim de reduzir a chance de perder um momento único e inesquecível, o custo adicional pela presença de mais um fotógrafo é mais do que justificado. Ao contratar um profissional, pergunte se há essa necessidade ou não.

 

  • Cautela e caldo de galinha nunca fez mal a ninguém

Não são poucos os casos de clientes indignados com “fotógrafos” que simplesmente desapareceram após o pagamento e não entregaram o produto final (ou em alguns casos, nem compareceram ao evento). Por outro lado, também é grande o número de clientes que atrasaram ou não efetuaram o pagamento apropriado ou impediram de alguma forma o trabalho do professional de fotografia.

Em primeiro lugar, exija um contrato. Não há exceções para amigos, parentes ou seja-lá-quem-for. Leia-o integralmente e esclareça todas as dúvidas a ele referentes. O contrato é uma ferramenta de proteção para ambos os lados.

Quanto ao pagamento em si, ele é, claro, negociável. Um modelo justo e eficiente consiste em uma entrada paga previamente, com o restante do valor a ser pago em mensalidades ou diretamente na hora da entrega. Não há porque efetuar o pagamento total de forma imediata do mesmo modo que não há como o fotógrafo reservar o dia para o seu evento sem um adiantamento financeiro.


  • Macaco que muito pula quer chumbo.

Na hora da festa, contribua para um ambiente de trabalho 100% seguro. Não me refiro a acidentes. Para o fotógrafo, qualquer flash disparado por terceiros é um potencial para o desastre. Peça aos convidados para não fotografarem por conta própria ou, se isso não for possível, para pelo menos evitarem o uso das câmeras nas proximidades do fotógrafo. Caso queiram fotos, cabe a você presenteá-los mais tarde com a versão fotográfica que você aprovou. Fotografar em um ambiente com flashs continuamente disparados é como tocar violino no concerto do Metallica.

vinicius camiza fotografo como escolher o seu fotografo mamae tagarela

Vinicius Camiza – fotógrafo e jornalista

 

Vinicius Camiza é fotógrafo e jornalista

Você pode conhecer o trabalho dele pelo site:

www.viniciuscamiza.com

E-mail de contato: viniciuscamiza@gmail.com

 

 

Dê a sua opinião: