Como Evitar Estrias na Gravidez

Como Evitar Estrias na GravidezOlá gravidinhas. Quem não tem preocupação com a beleza e com o corpo, não é mesmo? Todo mundo quer aproveitar o melhor da gravidez mas sem ficar com essas marcas definitivas, certo? Então vem comigo que hoje vou falar detalhadamente sobre estrias na gravidez.

O que são as estrias?

Estrias são cicatrizes na pele. Com o estiramento da pele as fibras elásticas e de colágeno se rompem causando essas cicatrizes. Com o rompimento das fibras o sangue inunda a região, formando uma cicatriz avermelhada e com o passar do tempo essas cicatrizes se tornam mais claras.

Isso acontece não só durante a gravidez como durante algum estirão de crescimento na adolescência e também ao engordar muito rápido em qualquer momento da vida. Mas as estrias que surgem durante a gestação são chamadas de striae gravidarum e é mais comum de acontecer do que imaginamos, pois acomete de 70 a 90% das grávidas, principalmente no terceiro trimestre da gravidez, pois é quando acontece um maior estiramento da pele.



Para entendermos como funciona o aparecimento das estrias na gravidez, vamos primeiro falar dos motivos que fazem com que elas apareçam:

1-Engordar muito ou muito rápido: Existe um peso ideal para se engordar na gravidez (12 a 14 kgs durante os 9 meses de gestação). Não se deve comer por dois e nem engordar muito rápido. Converse com o seu ginecologista e obstetra sobre o assunto e aproveite e dê uma olhada nas dicas das nossas nutricionistas do que comer durante a gestação, assim você engordará o ideal, nem muito e nem pouco.

2-Usar sutiã apertado: Desde as primeiras semanas de gravidez os seios aumentam (e muito) de tamanho. Então muito provavelmente você precisará de um sutiã maior. Usar sutiã apertado pode fazer com que apareçam estrias no seio.

3-Falta de hidratação: Não tomar água suficiente, ou seja, se hidratar por dentro. Assim como não usar cremes para gravidez para hidratar a pele por fora.

4-Genética: nesse caso não tem jeito. Tem gente que tem propensão a ter estrias e por mais que você evite algumas vão aparecer. Geralmente quem tem mãe ou avó que teve problemas com estrias.

5-Hormônios da gravidez: Hormônios como estrogênio, cortisol, relaxinas e outros tornam as fibras elásticas da pele mais frágeis, facilitando o rompimento da pele durante a gestação.

6-Idade da grávida: Mulheres mais novas, com menos de 25 anos, tem a pele mais firme, o que facilita o rompimento das fibras elásticas. Quanto mais jovem for a grávida, maior é o risco de ter estrias. Gestantes com mais de 30-35 anos tem uma chance bem menor.

7-Tipo de gestação: O risco de ter estrias aumenta quando é a primeira gestação, ou quando é uma gravidez gemelar ou de múltiplos.

8-Etnia da grávida: Mulheres brancas apresentam uma chance maior de terem estrias durante a gravidez.

 

Lugares onde as estrias mais aparecem:

estrias na gravidez regioes acometidas

 

Como evitar que as estrias apareçam?

Sabendo agora dos motivos que fazem as estrias aparecerem, fica muito mais fácil de sabermos como evitar! Então vamos seguir as dicas de como evitar que elas apareçam durante a gestação, logo abaixo:

1-Beber bastante água – No mínimo 2,5 litros por dia.

2-Usar cremes para estrias – Passar na barriga, nas mamas (evitando o bico do seio, senão pode atrapalhar na amamentação), na parte baixa das costas e nas pernas (principalmente nas partes internas).

3-Consumir alimentos ricos em vitamina C – Acerola, laranja, abacaxi e limão.

4-Consumir alimentos ricos em vitamina E – Couve, brócolis, banana, nozes e amendoim.

5-Se alimentar bem – Evitar comer porcaria como doces e frituras que engordam e que não levam nenhum nutriente importante para o feto, como também ao se alimentar bem com bastante frutas e vegetais você evita ganhar excesso de peso e consequentemente evita o aparecimento das estrias. Para saber mais sobre alimentação durante a gestação dê uma olhada nesse texto escrito por nutricionistas competentes da área gestacional.

6-Exercício físico – Exercício físico é importante por vários fatores, mas também é muito importante para ajudar a controlar o peso durante a gestação e assim evitar o aparecimento de estrias.

 

Cremes hidratantes para as estrias:

Existem cremes hidratantes próprios para serem usados durante a gravidez pois alguns cremes hidratantes podem fazer mal ao feto se usados durante a gestação. O ideal é que você converse com o seu obstetra ou com algum dermatologista.

Porém os produtos feitos especialmente para grávidas são bem seguros. Aqui eu fiz uma listinha daqueles indicados pelas mamães para as futuras mamães. A lista está na ordem do mais indicado para o menos indicado. Se o creme que você conhece não está na lista é porque ele não foi indicado.

Mustela, Palmers cocoa butter, MaterSkin, Luciara da Bayer, Bepantol Mamy, Mamãe e bebê da Natura.

Algumas mamães preferem o bom e velho óleo de amêndoas. Se você não curte o cheiro do óleo de amêndoas ou gosta de algo mais elaborado, a indicação é Bio Oil. Dizem ser excelente tanto para o tratamento das estrias quanto para evita-las.

O que eu indico fazer é usar o óleo de amêndoas no final do banho, dar um último enxágue (sem ensaboar) e sair. Secar com a toalha fazendo uma leve pressão, sem esfregar e aí passar o hidratante de sua escolha. Eu uso tanto nessa gravidez quanto na gravidez do Eric o Cocoa Butter três vezes por dia: depois do banho, antes de dormir e ao acordar. Apesar de haver outros fatores que fazem com que as estrias apareçam, isso ajudou demais. Na primeira gravidez eu tive estrias somente nos seios, mas acredito que possa ter sido falta de cuidado meu, por ter esquecido de me hidratar muitas vezes durante o terceiro trimestre.

 

Fonte:
De Mãe Para Mãe
MD Saúde
Guia do Bebê
Tua Saúde – Dicas para Evitar Estrias
Tua Saúde – Como e vistar estrias na gravidez 

Dê a sua opinião: