Como Proteger a Pele do Seu Bebê do Sol

eric na piscina com chapeu de protecao solar

Eric curtindo uma piscina, na praia de chapéu com protetor solar, aos 7 meses.

O verão taí e nada mais gostoso do que curtir um dia de sol com o bebê, seja na praia, no parque ou em outro lugar, não é mesmo? A exposição ao sol é muito importante para absorção de Vitamina D, porém temos que ser bastante cuidadosos. A pele do bebê é muito mais sensível do que a nossa e a exposição excessiva aos raios solares pode causar queimaduras, manchas, sardas e aumentar o risco de câncer de pele. Não queremos isso para nossos pequenos, certo? Aprenda então como proteger a pele do seu bebê dos raios nocivos do sol.

Primeiro de tudo, o ideal é evitar a exposição ao sol entre as 10h da manhã e 4h da tarde, quando a incidência de raios UVB é mais intensa. Prefira os passeios no início da manhã ou no final da tarde. Mesmo nesses horários é recomendado o uso de protetores solares específicos para bebês e crianças, com alto fator de proteção (FPS).

No entanto, há controvérsias entre pediatras sobre o uso de filtro solar em crianças menores de 6 meses. Confesso que, na dúvida, não usamos protetor solar no Eric. E agora, o que fazer? Há uma maneira de aumentar a proteção do seu bebê quando estiver exposto ao sol: o uso de roupinhas e chapéus com proteção solar! Elas são confeccionadas com tecidos especiais capazes de filtrar a maior parte dos raios solares nocivos à pele e oferecem proteção contra raios ultravioletas equivalente ao FPS 50. Excelente para o clima tropical do Brasil.



Por que então comprar um chapéu sem proteção solar se você pode comprar um que protegerá a cabecinha do seu bebê na praia ou no parque?  Por que comprar uma camiseta sem proteção solar? A resposta automática é: “porque são mais baratas, oras”. Nem sempre!

Ainda bem que a tecnologia tem ajudado muito a nós, pais e avós modernos, a proteger nossos bens mais preciosos.

Onde encontrar roupas com proteção solar:

Uv.Line – Muitas lojas pelo Rio de Janeiro e São Paulo. Algumas na Bahia, Paraná, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. E também vendem online.

Babies– Lojas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

Litoraneus – Compras somente online.

Decathlon – Lojas no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Goiânia. Não dá pra ver online, mas me disseram ter o melhor preço, que com 30 reais você consegue comprar uma blusa com proteção solar.

Tip Top – Lojas em todo Brasil. Não consegui achar as roupas com proteção solar, mas algumas mães falam que tem várias opções nas lojas, mas algumas reclamaram muito que a cor da camisa solta nas lavagens.

I Rock Brazil – Compras somente online.

Quem vai para os Estados Unidos eu gosto muito de uma marca com proteção solar chamada I Play que me foi recomendada por uma amiga que mora lá e eu comprei, usei e aprovei.

E qual é o melhor protetor solar?
Os protetores solares mais usados, indicados por mães (em um grupo de mães) foram:

neutrogena wet skin protetor solar-Anthelios Kids da La Roche Posay – com 6 indicações (por acaso é esse que eu uso)
-Episol Infantil – com 4 indicações
-Neutrogena Kids (vende só nos EUA) – com  4 indicações
-Banana Boats Baby ou kids – com 3 indicações
-Mustela – com 2 indicações
-Coppertone Babies – com 2 indicações

O protetor não recomendado pelas mães foi o da Avon.

Porém não custa nada dar uma olhada nessas tabelas da Proteste, de testes feitos com protetores solares antes de escolher o que você vai comprar para o seu bebê. Clique nas imagens para ampliar.

protetor solar tabela da protesteimagem de tabela da proteste que inclui protetor solar infantil e para bebe

 

 

 

 

 

 

 

 

Este post foi escrito em conjunto com o Papai Tagarela.

Dê a sua opinião: