Como Saber se o Colar de Âmbar é Verdadeiro?

Oi tudo bem? Eu trabalho com âmbar báltico na Lithu Âmbar há quase 3 anos e uma das perguntas que eu mais escuto dos clientes é sobre como saber se o âmbar é verdadeiro ou não. Então eu resolvi detalhar bastante o assunto para te ajudar!

Quem está querendo comprar um colar de âmbar, fica sempre com aquela pulga atrás da orelha para saber se o colar de âmbar é verdadeiro. O fato é que, quem já usou o colar de âmbar aprova pois percebe seus benefícios na saúde. Quem não sentiu os benefícios pode ser que tenha adquirido um produto falso. Xiiiiii…… e agora? Como saber se o colar de âmbar é verdadeiro?



Se você ainda não conhece o âmbar báltico, pode assistir este vídeo abaixo que é rápido e explicativo e/ou ler esse texto super detalhado.

Mas de forma resumida, o colar de âmbar é feito com âmbar de origem báltica, uma resina fóssil com cerca de 50 milhões de anos que possui ação terapêutica e ajuda a melhorar a imunidade, combate processos inflamatórios, ameniza algumas dores e ajuda muito no equilíbrio energético. Os colares de âmbar ficaram muitos famosos depois que a mídia divulgou a imagem da Gisele Bundchen utilizando o colar de âmbar para bebês na sua filha. A partir daí surgiu a ideia de que o colar de âmbar é indicado apenas para bebês em fase de dentição. Mas na verdade, ele é uma terapia alternativa milenar europeia que ajuda muito pessoas de todas as idades e está ficando cada vez mais conhecido no mundo todo devido aos seus benefícios. Desta forma, esta resina tão especial passou a ser falsificada no mundo todo. Eu estive nos países bálticos para estudar e gravar a série documentário Lithu na Terra do Âmbar, que você pode assistir no canal da Lithu Âmbar no YouTube (aqui) onde eu vou te mostrar os maiores centros terapêuticos de âmbar, entrevistas com profissionais da área, fábricas e até como pescar o âmbar, e lá eu aprendi muito sobre falsificações. Então chega de blá blá blá porque eu quero agora te ensinar a desvendar este mistério de como saber se o seu colar de âmbar é verdadeiro ou não!

O âmbar báltico legítimo é uma resina milenar fossilizada e muito caro. As falsificações de âmbar podem ser classificadas como fáceis de se identificar (plástico, resina química, vidro, acrílico, etc) ou mais difíceis de se identificar e que necessitam de um pouco mais de experiência (âmbar de outra origem, copal, âmbar fundido, âmbar prensado). As falsificações grosseiras são facilmente identificadas pelo olhar ou pelo toque. O âmbar báltico não é frio ao toque como uma pedra ou vidro e quase nunca tem o visual perfeito como o plástico ou acrílico, ele costuma apresentar pequenas fissuras, desenhos e por vezes, bolhas de ar que fazem parte da sua composição natural. Já as falsificações mais perfeitas e que são mais difíceis de se identificar, exigem um conhecimento maior no assunto. Muitas pessoas não sabem, mas existe âmbar em vários países do mundo, até no Brasil. Porém, o único âmbar com ação terapêutica é o âmbar da região báltica, pois é o único que possui ácido succínico em até 8%. Assim, um dos tipos de falsificação é a comercialização do âmbar de outra origem como da Republica Dominicana, da Ucrânia, do México, do Brasil, etc. Mas cuidado, até mesmo nos países bálticos eu encontrei muitos fornecedores que comercializam falsificações, portanto, comprar âmbar de um fornecedor lituano, russo ou polonês não significa comprar âmbar báltico ok?



Outro tipo comum de falsificação bem barata é a comercialização do copal. O copal é visualmente bem parecido com o âmbar báltico, mas é uma resina jovem não fossilizada e sem qualquer benefício terapêutico. O copal também pode ter origem de vários outros países.
Além disso, existe o comércio de âmbar fundido, que não possui efeito terapêutico algum e é mais barato. Trata-se de resíduos descartados nas joalherias de âmbar que são fundidos em altas temperaturas e prensados para constituir novas peças de “âmbar”. Neste processo, todo o ácido succínico é evaporado, e o colar de “âmbar” perde todos os efeitos terapêuticos. O pior de tudo é que muitos fornecedores ignorantes no mundo todo nem sabem que estão comercializando produtos falsificados porque acreditam que um simples papel de certificação vai garantir alguma coisa, ou então, são fornecedores mal intencionados, que ensinam testes que supostamente comprovariam a legitimidade do âmbar báltico, mas na verdade são testes que não vão te provar nada. Um destes testes mais comuns é o teste da água com sal. Neste teste, eles ensinam que você deve colocar cerca de 3 colheres de sopa de sal bem cheias em 200ml de água e se o âmbar boiar nesta solução, ele é verdadeiro. Mas este teste é na verdade um falso teste pois quando se coloca sal na água, você muda a densidade e qualquer objeto vai boiar, portanto não pode ser um teste conclusivo. Assista este vídeo e entenda o porquê. 

Eu aprendi na mineração de âmbar que o âmbar báltico legítimo tem um cheiro muito característico de pinho adocicado, que eu senti muito forte quando estive na fábrica dos colares de âmbar. Portanto, o teste mais eficaz para saber se o seu âmbar é verdadeiro é através do cheiro. Para este teste, você pode usar uma agulha ou metal bem quente que você deve encostar numa das contas de âmbar. Se a conta de âmbar logo derreter, pode ser plástico ou copal. O plástico tem um cheiro horrível quando queimado, já o copal tem um cheiro de pinho fresco, lembrando um pouco produtos de limpeza ou sauna. Se a conta de âmbar não derreter com facilidade e exalar um cheiro como perfume de pinho amadeirado e adocicado é âmbar báltico legítimo! Neste vídeo, eu te ensino com todos os detalhes.

Se você ficou com a pulga atrás da orelha, corre agora para fazer este teste e me conte o que aconteceu! E não se esqueça de compartilhar este conteúdo, tem muita gente sendo enganada por aí.
Um grande abraço e até a próxima!

 

Mara Braga é especialista em Âmbar Báltico
 

3 comentários

  1. Joyce comentou

    Olá, adorei essa reportagem. Parabéns! Muito bem explicado. Farei o teste assim que chegar em casa.
    Vc conhece algum fornecedor no Brasil que venda os originais?
    Eu comprei uma pulseira para meu filho nesse site https://www.mamachaslings.com.br/sobre-o-colar-de-ambar/
    Você conhece? Sabe me dizer se é original?

    Muito obrigada e parabéns pelo blog.

    1. Thaís Cardoso respondeu Joyce

      Oi Joyce, não conheço. Só fazendo o teste para saber. Bjs

  2. Carol comentou

    Adorei a reportagem. Comprei um colar de âmbar nos Estados Unidos, com certificado de autenticidade. Porém com poucos dias de uso, o fecho quebrou, fiz o teste para saber se era verdadeiro. O colar não pegou fogo nem derreteu, porém não tinha o cheiro de Pinho. Quer dizer q é falso?

Deixe seu comentário!