Como Tirar Mancha de Caneta de Roupas

como tirar mancha de caneta de roupasAs manchas de caneta ou de canetinha pilot infantil são sempre uma dor de cabeça, não é mesmo? Aqui em casa fico com o coração na boca quando o Pititico pega uma caneta de cima da mesa e sai correndo. Ele já pintou paredes, vidros e móveis, felizmente foi com lápis de cera, então foi fácil de limpar. Mas dependendo do tipo de tinta, o estrago pode ser grande. Quem tem filhos sabe muito bem! Mas calma. Tirar mancha de caneta de roupas é mais fácil do que você pensa! E você não precisa gastar dinheiro, pois provavelmente tem algum produto em casa que consegue tirar as manchas.

Algumas manchas são mais difíceis do que outras, dependendo do tipo de tinta e do tecido manchado. Tintas à base d’água saem sem muita dificuldade, mas outras podem dar mais trabalho, como tinta de caneta gel. Antes de começar a falar sobre algumas soluções caseiras para tirar manchas de caneta, preste atenção nestes 4 pontos fundamentais:

1- Aja rápido! É mais fácil tirar manchas se a tinta ainda estiver fresca e se você agir rápido. Depois que a tinta seca ela se adere mais às fibras do tecido e fica mais difícil de ser removida.



2- Teste qualquer produto de limpeza em uma área escondida do tecido antes de tratar a mancha em si. Isso é importante para evitar surpresas desagradáveis como outras manchas, perda de cor etc.

3- Não esfregue a mancha, pois isso não limpa, apenas espalha a mancha ainda mais.

4- Ao enxaguar, use sempre água fria.

Vamos então às dicas para tirar mancha de caneta e pilot? Escolha uma e boa sorte!

– Álcool isopropílico ou álcool comum: O álcool deve ser a sua primeira tentativa de limpeza, porque ele dissolve pigmentos que são solúveis em água e também pigmentos que usam outros tipos de solventes. O álcool não danifica nem tira a cor da maioria dos tecidos. Coloque um pouco de álcool em cima da mancha de caneta. Espere 2 a 3 minutos para que o álcool reaja com a tinta. Molhe algumas folhas de papel toalha ou um pano limpo com o álcool e pressione a mancha repetidamente. Não esfregue! Troque o papel toalha algumas vezes até a mancha sair. Enxágue a roupa.

– Vinagre com maisena: aplique um pouco de vinagre branco sobre a mancha de caneta. Em seguida, faça uma mistura de vinagre (2 colheres de sopa) com maisena (3 colheres de sopa). Misture bem e aplique sobre a mancha. Aguarde algumas horas até a mistura secar totalmente, depois lave normalmente.

– Vinagre com detergente: coloque uma colher de chá de vinagre branco em cima da mancha e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, adicione 2 gotas de detergente líquido (para lavar louças) sobre a mancha. Passe os dedos de leve para misturar, mas sem esfregar. Aguarde mais 5 minutos. Enxágue com água fria esfregando bem de leve o sabão na mancha.

– Limão com sabão líquido para lavar roupas: faça uma mistura com partes iguais de sumo de limão e sabão líquido para lavar roupas. Depois aplique sobre a mancha e aguarde algumas horas. Em seguida, enxágue a roupa manchada com água fria.

– Banho de leite: algumas manchas de caneta saem facilmente se você colocar o tecido manchado de molho em leite frio, de um dia para o outro. No dia seguinte, lave normalmente.

– Espuma de barbear (não pode ser gel): Aplique a espuma sobre a mancha e aguarde 30 minutos. Em seguida, enxague com água fria enquanto passa seus dedos sobre a mancha.

– Borracha escolar: esfregue a borracha escolar na mancha, como se estivesse apagando mesmo. Esse é o melhor método para tirar mancha de caneta tipo gel.

– Removedor de esmalte: aplique um pouco de removedor de esmalte (não use acetona) em uma bola de algodão. Passe o algodão na mancha sem esfregar com força. Em seguida, enxágue com água corrente e sabão.

– Pasta de dentes (branca, sem ser tipo gel): Aplique uma pequena quantidade sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos. Depois enxágue com água fria enquanto passa seus dedos levemente sobre a mancha. Repita o processo algumas vezes até remover tudo.

– Maisena: Para tirar manchas de tapetes ou carpetes, maisena (amido de milho) é uma boa opção. Misture a maisena com um pouco de leite até fazer uma pasta. Aplique a mistura sobre a mancha. Aguarde algumas horas até que a pasta fique bem seca, depois retire o resíduo com uma escova e em seguida passe o aspirador de pó.

– WD-40: Aplique um jato de spray sobre a mancha e deixe agir por 10 minutos. Enxágue com água fria. Se conseguir retirar a mancha, lave a área com água quente para retirar os resíduos de WD-40.

– Spray para cabelo (laquê): se nenhuma das dicas anteriores retirou a mancha, a última alternativa é usar laquê. Isso porque ele pode danificar certos tecidos. Não adianta tirar mancha de caneta e ganhar uma mancha pior na roupa! Mas se não tiver outro jeito, aplique um jato de laquê diretamente sobre a mancha de caneta. Aguarde meia hora. Molhe uma esponja limpa com água fria e aperte a mancha. Se não resolver, experimente usar laquê na própria esponja também.

Um detalhe importante é que se você achar que algum método não está funcionando e quiser tentar outro, é preciso enxaguar bem a roupa com água fria antes de aplicar algum outro produto!

Se você tem algum outro método para tirar mancha de caneta de roupas, por favor nos conte nos comentários!

Fontes:
Cleanipedia
Reader’s Digest
Good Housekeeping

Dê a sua opinião: