Curso de Gestante Sobre os Cuidados Com o Bebê Recém-Nascido

Curso de Gestante Sobre os Cuidados Com o Bebe Recem NascidoOlá futuros papais e futuras mamães de primeira viagem. Às vezes bate aquela insegurança quando vocês pensam que em breve terão um bebê em casa, nos braços, e vocês podem acabar se atrapalhando com as coisas básicas como banho e trocas de fraldas, não é? Mas olha só, é normal se atrapalhar no início. Isso acontece com todo mundo. Claro que fazer um curso de pais ajuda bastante, pois vocês dão uma treinadinha antes do recém-nascido vir ao mundo.

É legal fazer esse tipo de curso logo depois da 30 semana de gravidez. Entre 30 e 35 semanas por exemplo, eu acredito ser um bom tempo, porque você já está no final da gravidez, ou seja, vai lembrar de tudo quando o bebê nascer e também porque não vai estar muito cansada ainda como fica nas últimas semanas.

Hoje em dia existem cursos sobre diversos temas (curso de banho de cuidados com o recém-nascido, curso de amamentação) e existem cursos para todos os bolsos: gratuitos ou pagos.



Os que eu conheço, como o que eu fiz e que amigas fizeram, são cursos para pais de primeira viagem com base no Rio de Janeiro. Então se você é do Rio de Janeiro vem comigo que vou fazer um resumo das opções legais que você tem.

Curso de Gestante da Stephanie – banho e primeiros cuidados:
Stephanie é uma senhora francesa que mora no Rio de Janeiro e ministra vários tipos de cursos sobre recém-nascidos para pais e mães de primeira viagem em Copacabana. O curso dura por volta de 2/3 horas, ela entrega um material impresso para que ninguém perca tempo anotando. São somente 7 casais por aula e como é um curso bem procurado, você precisa marcar com antecedência (2 meses mais ou menos). Ela usa bonecos do tamanho de bebês recém-nascidos e com o peso aproximado, por volta de 3kgs

Curso da Stephanie sobre amamentação:
Já que eu falei do curso de banho e cuidados da Stephanie, eu não poderia deixar de falar sobre o curso de amamentação dela, que é famosíssimo e muito disputado. Tenho duas amigas que fizeram esse curso e conseguiram amamentar com maestria. Esse curso era famoso por ser um bom curso. Stephanie entende bastante de amamentação e transmite esse conhecimento as suas alunas, porém o curso era mais famoso ainda por causa da pomada de gordura de carne que ela dava para quem ia ao curso. Já falei dessa pomada aqui no blog. Porém, fiquei sabendo que de um ano para cá, ela parou de dar a pomada porque o fornecedor dela não está mais oferecendo esse mimo à ela. Mas para quem ficou curioso, aqui vai a receitinha dessa pomada. Esse é um curso que vale muito a pena e até mesmo eu gostaria de ter feito.

Curso de gestante para casais grávidos do Shopping Via Parque – gratuito: 
Esse curso é gratuito, sendo que o casal precisa levar somente um KG de alimento não perecível para doação. Uma amiga foi e achou “legalzinho”. Para quem não tem como gastar é uma opção excelente pois aprende várias coisas. O curso é ministrado pela Cryopraxis, que é um banco de congelamento de células tronco do cordão umbilical. O curso acontece somente uma vez por mês e dura 5 horas. Tem um pouco de enrolação, mas dá para aproveitar e aprender muita coisa e acima de tudo, é de graça!

Curso de gestante e familiares da Perinatal:
Perinatal é um dos hospitais maternidade mais famosos do Rio de Janeiro e eles ministram um curso bem legalzinho. São dois dias de cursos e ensinam todos os primeiros cuidados com o recém-nascido: banho, troca de fraldas etc. Também ensinam sobre amamentação: essa parte do curso é dado sempre por uma enfermeira com especialidade em amamentação.
Eu fiz esse curso quando estava grávida do Eric e deu para aprender muita coisa. EU acredito que tenha sido essencial para tirar as minhas dúvidas e me deixar mais confiante para quando o bebê chegasse. Além disso, ganhamos um material impresso com tudo o que foi falado no curso e também ganhamos uma sacola cheia de coisinhas para bebês (fraldas, sabão de roupa, shampoo, pomada para bumbum etc).

Curso de gestante da Unimed Rio – gratuito: 
Eu acredito que esse curso que a Unimed oferece tenha em vários outros Estados, então se você tem Unimed pode ser uma opção muito boa sem quebrar a banca. Na época que eu estava grávida do meu primeiro filho esse curso foi muito recomendado para mim, mas como eu não tinha Unimed eu não considerei. São 3 dias de curso e eles falam de diversos assuntos, como gestação, parto e pós parto, cuidados com o recém-nascido, amamentação e vacinas. Além disso tudo uma enfermeira vai até a sua casa, depois que o bebê nasce, para dar um apoio na amamentação.

Pronto pessoal, esse é um resumo dos cursos mais procurados no Rio de Janeiro. Espero ter conseguido te ajudar na escolha.
Boa hora para você e para o seu bebê.
Beijos, Thata

Dê a sua opinião: