Curso de Banho e Primeiros Cuidados com o Recém Nascido com a Stephanie

Curso de Banho e Primeiros Cuidados com o Recém NascidoOlá mamães tagarelas!

Hoje eu venho falar sobre a minha experiência no curso de banho e primeiros cuidados com o recém nascido que fiz junto com meu marido.  O curso é ministrado pela Stephanie, uma senhora muito atenciosa e preparada que ministra vários tipos de curso sobre recém nascido em Copacabana, no Rio de Janeiro. Stephanie fez vários cursos (inclusive na França) de maternagem e acompanhamento de partos, e há mais de 30 anos ministra cursos para pais grávidos.

Descobri esse curso através da indicação de mães de primeira viagem no grupo que participo no whatsapp.



O curso funciona da seguinte maneira:

  • Dependendo do tema abordado: 2 ou 3 horas de duração;
  • A Stephanie entrega um material digitado com as principais lições que iremos ver no módulo para não ficarmos anotando tudo;
  • O curso é ministrado em uma sala comercial em Copacabana, bem equipada com ar condicionado, tapete, almofadas para nos sentarmos confortavelmente e bonecos que simulam nossos futuros bebês;
  • Cada módulo do curso custa R$200,00 por casal;
  • São somente 7 casais por aula;
  • Ela vende muitos itens importantes e que muitas vezes não achamos com facilidade aqui no Brasil (como por exemplo almofada para amamentação grande de bolinhas de isopor, que pode ser usada com os bebês depois e não tem chance de asfixia, swaddle – aquela mantinha que enrolamos o bebê para parecer que está no útero, só que ele já vem pronto com velcro, calça sem elástico para não apertar o bebê e sim com uma tarja firme, entre outro produtos);
  • Também é servido água, café e um lanchinho para não ficarmos com fome durante as horas de curso. Minha experiência foi a seguinte: Chegamos lá no horário combinado (as 19:30) de uma quinta feira, pagamos na hora com cheque (ela aceita dinheiro e transferência bancária também), nesse dia do módulo de banho e primeiros cuidados foram 5 casais, por coincidência todos pais de meninos. Nos apresentamos, falamos quantas semanas estávamos de gestação e o nome do bebê. Os pais também se apresentaram. Começamos aprendendo a tirar a roupa dos bonecos (sim, eles estavam vestidos com roupas de recém-nascidos!), aprendemos a trocar a fralda e colocar novas roupas. Aprendemos também a dobrar uma fralda de pano caso ocorra uma emergência e tenhamos que usar fralda de pano nos bebês. O tempo todo tiramos dúvidas, parávamos a sequência do curso e perguntávamos, de forma que todos falaram e tiraram suas dúvidas, de forma leve e espontânea. O legal foi ter uma pessoa bem experiente que sem pressa e com paciência nos sanava as dúvidas sempre com explicações e demonstrações.Vimos alguns vídeos de banho no chuveiro dado pelos pais, ela falou da importância do contato do pai com o bebê, já que este não amamenta como a mãe. Vimos vídeos também de banho de balde ou ofurô, como preparar, como colocar o bebê novinho, o bebê mais durinho e as vantagens do banho de balde.

Por fim, colocamos a mão na massa (os 5 casais de pais) e demos banho de verdade em uma banheira de pé em um boneco que pesava um pouco mais de 3kg (para simular um bebê de verdade).

Foi uma noite muito agradável, gostei bastante do curso, a Stephanie é bem atenciosa e experiente, o que nos deixa tranquilizada e segura em relação as instruções dadas.

Vou colocar as percepções que tive do curso em resumo:

  • Todos que fizeram o curso eram pais de primeira viagem
  • Todos com 30 anos ou mais
  • Todos atrás de informações pertinentes, falamos de parto e outros assuntos interessantes que inicialmente o módulo não falava, mas a Stephanie respondia à todas as questões sem problemas
  • Apesar de ser pago e não ser baratinho, vale muito a pena, principalmente se você tem insegurança em determinado assunto. O nosso caso por exemplo era a insegurança do pai do Antonio em dar banho e trocá-lo sendo tão frágil e pequeno. Pretendo fazer o módulo de amamentação também, mas como entrei em contato muito em cima da hora (estou no 8º mês), ela me colocou na fila de espera, caso alguém desista, ela fará um encaixe.

Então mamães, esse relato foi a minha contribuição de um dos cursos mais famosos que acontecem no Rio de janeiro. Espero ter aguçado a curiosidade de vocês para procurar algum módulo caso tenham interesse. O ideal é procurar o curso com 2 meses ou mais de antecedência, pois como são poucos pais por módulo, eles enchem rápido e por isso vocês podem não conseguir vaga em um determinado módulo que queiram muito.

Um beijo.

 

8 Comments:

  1. luciana araujo

    Também fizemos o curso de banho com a Stephanie. O pai da banho desde a maternidade e a bb adora! Nunca chorou p tomar banho e ta sempre com uma carinha de quero mais.
    O curso de amamentação da Stephanie tb é muito bom. Graças a ele consegui entender e sobreviver aos primeiros dias com minha bb.
    Vale super a pena o investimento!

    • Thata Tagarela

      Oi Luciana. Que bom que os cursos dela te ajudaram. Não é à tão que são muito bem falados. Uma amiga vai fazer um de amamentação e eu estou muito feliz por ela. Se eu tivesse feito esse curso não teria tido dificuldade em amamentar (consegui por 5 meses e com muita luta). É muito importante tanto para o pai quanto para o bebê que o pai participe de algum cuidado desde o início. Aqui em casa o pai deu o primeiro banho e até hoje me ajuda no banho dele. Beijos

  2. Oi Luciana,
    Que bom que escreveu para nós a sua opinião também. Fiz o curso de amamentação 1 lá sexta-feira passada e gostamos muito também. É muito bom estarmos munidos de informações que serão preciosas no futuro.
    Gostei muito da atenção que ela dá ao final a cada casal, levando-os para um lugar reservado e analisando cada bico, ensinando e tirar um pouco de colostro antes da primeira mamada do bebê e indicando o banho de sol.
    Como sempre, achei que valeu cada centavo, a Stephanie é muito boa e experiente!
    Bjs

  3. Consegue me passar o contato para agendar o curso? Obrigada!

  4. Olá! Muito legal o post. Vc sabe algo a respeito do grupo de gestantes que acontece no ponto da harmonia em copacabana ministrado pela psicóloga Cláudia? É yoga + encontro, não é bem um curso como esse da Stephanie… Estou pensando em fazer esse e alguns modulos isolados com a Stephanie, talve amamentação e banho. Obrigada

  5. Fernanda Malta

    como faz para entrar no grupo de whatsapp com maes de primeira viagem?

Dê a sua opinião: