Desenvolvimento da Linguagem da Criança – de 0 a 6 Anos

Desenvolvimento da linguagem da criança é um assunto que muito me interessa, primeiro porque eu tenho um filho autista, o Eric, que sempre teve um atraso na linguagem. Hoje em dia, com 4 anos, ele só tem 1 ano de trasado. Segundo porque eu tenho a Mia que desde 1 ano e meio fala TUDO, absolutamente tudo que pedimos para ela falar ela repete. Mas não é só repetição não, ela entende mesmo o que a gente fala porque é capaz de responder perguntas e seguir comandos.

Por causa do atraso de um filho e de ter uma filha adiantada, fui estudar sobre o assunto e hoje eu trouxe para vocês as idades em que se desenvolve a linguagem.

Antes de começar eu quero que você se lembre de uma coisa: cada criança tem seu tempo, sim, ok, mas se passar do tempo estipulado como limite para o desenvolvimento (seja da linguagem ou desenvolvimento motor) você precisa investigar a causa do atraso.



Desenvolvimento da linguagem por idade:

1 a 3 meses – Presta atenção aos sons e se acalma com a voz da mãe. Chora, faz alguns sons e dá gargalhadas. Observa o rosto e sorri quando alguém fala com ele. Faz movimentos corporais bruscos ou acorda quando ouve algum barulho.

4 a 6 meses – Procura de onde vem o som. Grita, faz alguns sons como se estivesse conversando e imita sua voz. Para de chorar quando ouve uma música.

7 a 11 meses – Encontra de qual lado vem o som. Faz alguns sons. Repete palavras. Bate palmas, aponta o que quer e dá tchau.

12 meses a 17 meses – Começa a falar as primeiras palavras. Imita a ação de outra pessoa.

18 meses a 23 meses – Pede as coisas usando uma palavra. Identifica pelo menos uma parte do corpo. Já sabe falar umas 20 palavras. É nessa idade que as crianças começam a falar mais. Entre 18 meses e 2 anos acontece o BOOM da linguagem.

2 anos a 3 anos – Consegue dizer frases curtas com duas palavras. Já sabe falar umas 200 palavras.

3 anos a 4 anos – É possível entender tudo o que ele fala, mas as vezes conjuga errado.

4 anos  – Inventa histórias. Compreende regras simples de jogos.

5 anos – Forma frases completas e fala corretamente.

6 anos – Aprende a ler e escrever.

Lembrando que as crianças bilingues ou que estão aprendendo mais de duas línguas ao mesmo tempo, tendem a ter um leve atraso na fala. Segundo a fonoaudióloga do meu filho, esse atraso por causa do bilinguismo não é muito grande.

Assim como crianças com bastante interação social (seja com adultos ou com outras crianças) vão desenvolver a linguagem muito mais rápido.

O importante é, se você percebeu que existe um atraso no desenvolvimento da fala, procure uma fonoaudióloga o mais rápido possível para avaliação, pois com intervenção precoce o seu filho / sua filha vai chegar lá.

Sempre observe se o seu filho ou filha está usando a linguagem para se comunicar: chamar o papai ou a mamãe, pedir alguma coisa, mostrar alguma coisa. Isso é o mais importante a se observar, mais do que quantidade de palavras.

3 comentários

  1. AUGUSTO comentou

    Quero ouvir a voz da Mia!

    1. Thaís Cardoso respondeu AUGUSTO

      Vai no Instagram (Stories)

  2. Juliana comentou

    Olá boa noite ! Vocês ainda tem grupo no WhatsApp que possamos trocar ideias com outras mães sobre filhos ?

    Att:Juliana

Deixe seu comentário!