Desenvolvimento Infantil de 1 a 36 Meses (andar, sentar etc)

Desenvolvimento Infantil de 1 a 36 Meses andar sentarHoje vamos falar do desenvolvimento infatil de 1 a 36 meses, ou seja, até os 3 anos de idade.

Primeiro de tudo temos que ter em mente que cada criança tem seu tempo. Pititico por exemplo, andou com 9 meses e meio enquanto Papai Tagarela andou tinha mais de um ano. Que diferença isso fez no final da vida dele? Nenhuma! Aposto que está melhor hoje em dia do que muita gente que andou cedo.

Estou falando isso para acalmar o seu coração de mãe, pois eu sei que ficamos apreensivas quando vemos que os outros bebês já andam e o nosso não, não é mesmo? É claro que existe um limite de normalidade e é isso que vamos falar hoje aqui. Se passar da idade máxima recomendada aí você deve procurar um especialista para investigar. Estou falando isso para qualquer coisa: sentar, engatinhar, andar, falar etc.



Então vem comigo que vou te mostrar a idade ideal para cada quesito no desenvolvimento do bebê. Não esquecendo que o tempo que aparece abaixo é o mínimo e máximo recomendado dentro do que é considerado normal.

São 43 etapas do desenvolvimento infantil que eu listei para você observar, considerando o prazo de normalidade, segundo o Ministério da Saúde, para que cada uma delas aconteça (com idade mínima e a idade máxima).

Quando o bebê…

1-Observa um rosto: Com 1 mês de vida o seu bebê já deve observar um rosto humano. Teste: Coloque o seu rosto a 30 cm do rosto do bebê e observe se ela olha para você.

2-Reage ao som: Com 1 mês de vida. Teste: Bata palmas ou balance um chocalho a 30 cm do ouvido do bebe e observe se ele reage ao som, como mudando a expressão facial ou movendo os olhos.

3-Eleva a cabeça: Com 1 mês de vida. Teste: Coloque o bebê de bruços e observe se ele afasta o queixo da superfície elevando a cabeça bem pouco, sem virar para um dos lados.

4-Sorriso: De 1 a 2 meses de vida. Teste: Tente fazer a criança sorrir conversando e sorrindo para ela e observe se ela responde com um sorriso. Não vale fazer cócegas ou tocar o rosto do bebê.

5-Abre as mãos: De 1 a 2 meses de vida. Teste: Tente por algumas horas observar as mãos do bebê para ver se ele abre as mãos por vontade própria.

6-Emite pequenos sons: De 1 a 2 meses de vida. Teste: Observe por algumas horas se a criança emite sons que não seja choro.

7-Movimenta ativamente os membros: De 1 a 2 meses de vida. Teste: Observe se o bebê movimenta por vontade própria os braços e as pernas.

8-Responde a uma conversa: De 2 a 4 meses de vida. Teste: Fique à frente do bebê e converse com ele. Observe se ele responde com um sorriso ou como estivesse tentando se comunicar contigo, emitindo sons ou como se estivesse tentando falar alguma coisa.

9-Segura objetos: De 2 a 4 meses de vida. Teste: Ofereça um objeto encostando nas costas da mão ou nos dedos do bebê. O bebê deverá abrir as mãos e segurar o objeto por pelo menos alguns segundos.

10- Emite sons: De 2 a 4 meses de vida. Teste: Fique de frente para o bebê e converse com ele. Observe se ele emite sons mais parecidos com palavras como “gugu”, “eee” etc.

11-Levanta a cabeça: De 3 a 4 meses de vida. Teste: Coloque o bebê de bruço em uma superfície firme e chame a atenção dela com objetos ou com o seu rosto e observe se ela levanta a cabeça apoiando-se nos antebraços.

12-Tenta pegar objetos: De 4 a 6 meses de vida. Teste: Coloque um objeto na frente do bebê, chamando a atenção dele e observe se ele tenta pegar o objeto por vontade própria (sem você precisar dar o objeto para ele).

13-Leva objetos à boca: De 4 a 6 meses de vida. Teste: Coloque um objeto na mão do bebê e observe se ele leva à boca. Repita esse teste várias vezes ao longo do dia para observar se ele fará isso em algum momento.

14-Procura um som: De 4 a 6 meses de vida. Teste: Faça um barulho suave, como balançar um sino ou chocalho perto da orelha do bebê e observe se ele vira a cabeça em direção ao objeto. Repita do outro lado.

15-Rola (mudança de posição): De 4 a 6 meses de vida. Teste: Coloque o bebê em uma superfície plana e macia e incentive-o a virar para a posição de bruço.

16-Brinca de “achou”: De 6 a 9 meses de vida. Teste: De frente para o bebê brinque de aparecer e desaparecer (atrás de um pano, de uma pessoa ou qualquer outro objeto). Observe se o bebê tenta te procurar quando desaparece, ou se tenta puxar o pano, ou olhar atrás da outra pessoa.

17-Passa objetos de uma mão para outra: De 6 a 9 meses de vida. Teste: Dê um objeto para o bebê e observe se ele passa o objeto para a outra mão. Se não fizer tente com outro objeto diferente. Caso não faça de novo, tente novamente algumas horas depois, em outro momento.

18-Duplica sílabas: De 6 a 9 meses de vida. Teste: Observe por um dia ou mais se o bebê fala “dada”, “mama”, “papa” etc.

19-Senta-se sem apoio: De 6 a 9 meses de vida. Teste: Coloque a criança em uma superfície firme e ofereça algum objeto para ela segurar. Observe se ela fica sentada sem apoio das mãos para se equilibrar.

20-Imita gestos das outras pessoas: De 9 a 12 meses de vida. Teste: Faça alguns gestos que o bebê já conheça como bater palmas, dar tchau e observe se a criança imita. Caso não faça naquele momento, tente em outra hora.

21-Movimento de pinça com o dedão: De 9 a 12 meses de vida. Teste: Coloque perto do bebê um objeto pequeno, como uma bolinha de papel e chame atenção da criança para que ela pegue. Observe se ao pegar o objeto, o bebê usa os dois dedos: o polegar (o dedão) e o indicador. Se o bebê não fizer naquele momento, tente em outra hora.

22-Conversas incompreensíveis: De 9 a 12 meses de vida. Teste: Nessa idade a criança já é capaz de “conversar” usando palavras que você não vai entender, mas é importante observar essa emissão de sons. Observe a criança por alguns dias para ver se ela já “conversa”.

23-Anda com apoio: De 9 a 12 meses de vida. Teste: Nessa idade a criança já é capaz de ficar em pé e andar segurando em objetos para se apoiar, mesmo que por alguns segundos.

24-Mostra o que quer: De 12 a 15 meses de vida. Teste: Nessa idade a criança já mostra o que quer, nem que seja pelo choro. Mas também pode ser com palavras ou sons, apontando ou estendendo a mão para alcançar o objeto.

25-Coloca blocos na caneca: De 12 a 15 meses de vida. Teste: Coloque 3 blocos e uma caneca em cima da mesa, em frente à criança. Estimule a criança a colocar os blocos dentro da caneca mostrando como faz e também falando. Observe se a criança vai colocar pelo menos um bloco e soltar.

26-Fala 1 palavra: De 12 a 15 meses de vida. Teste: Nessa idade a criança é capaz de falar pelo menos uma palavra que não seja “papai” ou “mamãe” ou nome de alguém ou de algum animal de estimação.

27- Anda sem apoio: De 12 a 15 meses de vida. Teste: Nessa idade a criança já deve caminhar sem precisar de apoiar em nenhum objeto e com um bom equilíbrio.

28-Usa colher ou garfo: De 15 a 18 meses de vida. Teste: Nessa idade a criança já é capaz de usar uma colher ou garfo, não de maneira perfeita. É normal derramar um pouco para fora, fazer sujeira.

29-Constrói torre de 2 cubos: De 15 a 18 meses de vida. Teste: Observe se a criança consegue colocar um cubo sobre o outro sem que ele caia ao retirar a mão.

30-Fala 3 palavras: De 15 a 18 meses de vida. Teste: Nessa idade a criança é capaz de falar pelo menos três palavras que não seja “papai” ou “mamãe” ou nome de alguém ou de algum animal de estimação.

31-Anda para trás: De 15 a 18 meses de vida. Teste: Peça para a criança abrir uma porta ou gaveta e observe se a criança dá dois passos para trás sem cair.

32-Tira a roupa sozinha: De 18 a 24 meses de vida. Teste: Observe se a criança é capaz de remover alguma peça de roupa sozinha, como por exemplo: sapatos, casaco, calça, camiseta. Não vale meia, precisa ser alguma peça de roupa um pouco mais difícil de tirar.

33-Constrói torre de 3 cubos: De 18 a 24 meses de vida. Teste: Observe se a criança consegue empilhar três cubos, um sobre o outro sem que eles caiam quando a criança retirar a mão.

34-Reconhece e aponta 3 imagens: De 18 a 24 meses de vida. Teste: Mostre 5 figuras e pergunte o nome de cada um dos objetos que aparecem nas imagens. A criança deve ser capaz de reconhecer e apontar pelo menos 2 figuras em um grupo de 5 imagens.

35-Chutar a bola: De 18 a 24 meses de vida. Teste: Observe se a criança consegue chutar uma bola sem apoiar em objetos.

36-Veste-se com supervisão: De 24 a 30 meses de vida. Teste: Observe se a criança consegue vestir pelo menos uma peça de roupa sem ajuda. Pode ser: cueca, meias, sapatos, casacos etc

37- Constrói torre de 6 cubos: De 24 a 30 meses de vida. Teste: Observe se a criança consegue empilhar seis cubos, um sobre o outro sem que eles caiam quando a criança retirar a mão.

38-Fala frases com duas palavras: De 24 a 30 meses de vida. Teste: Observe se a criança consegue combinar duas palavras formando uma frase com significado, que indique uma ação como “mamãe pega”, “caiu bola”, “fez dodói” etc.

39-Pula com os dois pés: De 24 a 30 meses de vida. Teste: Observe se a criança consegue pular com os dois pés (não necessariamente parado no mesmo lugar).

40-Brinca com outras crianças: De 30 a 36 meses de vida. Teste: Observe se a criança se interessa em brincar junto ao ser colocada junto com outras crianças da mesma idade.



41-Imita linha vertical: De 30 a 36 meses de vida. Teste: Observe se, após demonstração, a criança consegue desenhar no papel uma linha de pelo menos 5 cm de comprimento.

42-Reconhece 2 ações: De 30 a 36 meses de vida. Teste: Observe se a criança aponta a figura de acordo com a ação, por exemplo: “quem mia?”, “quem late?”, “quem fala?”, “quem galopa?”.

43-Arremessa a bola: De 30 a 36 meses de vida. Teste: Observe se a criança observa a bola acima do braço.

Fonte:
Ministério da Saúde

4 Comments:

  1. Aqui em casa o Murilo está com 3 anos e 3 meses, a única coisa q ele não faz é colocar roupa sozinho, talvez porque eu nunca tenha estimulado isso, aqui mesmo no verão é bem fresco, então eu coloco a roupa nele rapidinho e pronto, mas tirar ele tira tudo, exceto a camisa, que sempre agarra n cabeça. Temos um vizinho da mesma idade que fala tudo, como um adulto, sem trocas de letras e tal, daí a família do meu marido começou a dizer que o Murilo não fala, q está atrasado. Levei ao médico e ele disse que esta tudo ok. Murilo entende quando falamos com ele, quando quer algo fala ainda que trocando as letras ou criando palavras novas (por exemplo, ugo titi é tartaruga ninja, ele sabe dizer tartaruga ninja, mas por algum motivo acha ugo titi mais legal ), que não é pra eu me preocupar, mas continuar conversando, lendo… pq assim ele se interessa mais pela fala. Ele andou com 1 ano e 1 dia, 1 mês depois já descia Morro correndo, subia em tudo q via pela frente, o desenvolvimento motor dele é assustadoramente bom, e ainda assim é devagar pra falar, como vc disse cada criança vai se desenvolvendo no seu próprio ritmo.

    • Thata Tagarela

      Isso mesmo Bianca, cada criança vai se desenvolvendo no seu ritmo. É bom observar essa margem do mínimo e do máximo só para ficar de olho se tem algo errado, mas comparar crianças não está com nada, não é? Em breve o Murilo vai estar falando tudo direitinho e é isso que importa, no ritmo dele. Um beijo

  2. Juliana Santos

    Eu gostaria de saber se é verdade que quando a criança já sabe pular tirando os dois pés do chão, ela já está apta para o desfralde. Eu li isso uma vez em algum lugar e fiquei curiosa. Meu filho tem 2 anos e 1 mês e ele “não sabe” pular. Ainda não acho ele preparado para desfraldar.

Dê a sua opinião: