Desmame – Carta da Mamãe Para o Seu Bebê

Desmame Carta da Mamae Para o Seu BebeDesmame – Carta da Mamãe Para o Seu Bebê

Meu amor,
Muito obrigada por esses meses que passamos juntos, como se fôssemos uma pessoa só novamente, você conectado no meu peito, sugando todo amor que eu poderia dar a você. Me fazendo carinho enquanto mamava e recebendo os meus beijos ao mesmo tempo.

Muito obrigada por esses não tão longos meses. Não foi fácil para mim, mas cada obstáculo valeu a pena, cada luta para conseguir te amamentar por esse tempo valeu a pena, seio rachado, seio sangrando, dificuldade na pega… Eu teria feito tudo de novo e teria tentado com mais vontade ainda. Eu choraria todas as dores de amamentar novamente. E como doeu! Doeu fisicamente e na alma. Não foi fácil.

Me desculpa por não ter conseguido te amamentar por mais tempo, não foi falta de amor, não foi falta de vontade, simplesmente não deu. A falta de informação e a falta de suporte não ajudaram muito. Mas saiba que, mesmo assim, te dar mamadeira olhando nos seus olhos com todo o amor do mundo que eu podia oferecer fez com que o meu coração se acalmasse um pouco.



Eu me lembro do jeito que eu te pegava no colo para amamentar, das posições que fazíamos na hora do mamá. Eu me lembro do seu olhar para mim, eu me lembro da sua carinha de satisfação após cada mamada e nada no mundo vai apagar essas lembranças que eu tenho de você. Amamentar foi uma conexão inexplicável, muito amor envolvido, que arrepia o corpo.

Hoje em dia eu sinto saudades, mas uma saudade gostosa. Às vezes me dá vontade de chorar dessa saudade que eu sinto de te amamentar. Assim como eu chorei por 15 dias depois que você desmamou e nada me consolava, pois o seu desmame não foi uma coisa tranquila, não foi planejado, não foi no tempo certo… Não no MEU tempo certo, pelo menos.

Mas hoje eu sou feliz em saber que pude te oferecer o melhor de mim, o melhor leite do mundo, que esse leite te fez crescer e desenvolver, que esse leite foi importante para você.

Saiba porque o leite materno é o melhor alimento para o seu bebê.

 

Mais uma vez, meu filho, obrigada por me dar essa chance de ter sentido tudo isso que eu senti ao longo desses meses. Por ter me feito mãe. Por ter me mostrado o que é amor de mãe e por ter me feito sentir que por pelo menos um tempo eu bastava para você e que nada mais importava ao nosso redor.

Beijos com muito amor,
Mamãe

Foto: Adriel Booker

24 comentários

  1. Rejiane comentou

    Que lindo! Me emocionou, lembrei de mim mesma, mas só consegui amamentar por 8 meses.

    1. Nana Tagarela respondeu Rejiane

      Poxa, mas tenho certeza que foram os 8 meses mais intensos e únicos, não é?

  2. Priscilla comentou

    Estou sofrendo tanto em desmamar, mas minha bebe já tem 1 ano e 7 meses e tem horas que é dificil amamentar, doí, ela quer fazer de chupeta. Queria continuar amamentando pelo carinho, por está ligação que fazemos uma com a outra. Não sei como fazer.

    1. Thata Tagarela respondeu Priscilla

      Priscilla, aqui nós apoiamos a amamentação até pelo menos 2 anos de idade. O desmame da Nana foi um desmame natural, quem deixou de procurar o peito foi o Theo. Bjs

      1. Priscilla respondeu Thata Tagarela

        Tenho medo de fazer ela adoecer. eu trabalho o dia todo e só tenho a noite pra curtir ela, e a amamentação parece que é nosso vinculo. Muita duvida, muita dor no coração.

  3. Nana Tagarela comentou

    Priscilla, sabe o que eu acho? É realmente necessário realizar o desmame? Porque se não for, deixe que ela mesmo escolha o seu próprio momento. Deixe que a natureza aja e você terá menos preocupações. =D

  4. Fernanda comentou

    Muito difícil cortar esse segundo cordão, Lorenzo com 1 ano e 9 meses ainda quer mamar e eu não me sinto pronta para dar o próximo passe do desmame… 🙈😔

    1. Nana Tagarela respondeu Fernanda

      Minha opinião: então não desmame. Esse momento de “cortar o vínculo” tem que partir de um de vocês. Se o Lorenzo ainda quer, deixe-o mamar. Quando vocês estiverem preparados, parem. O indicado é que mame no mínimo até os 2 anos.

  5. Tatiane comentou

    Minha filha deixou de mamar aos nove meses, foi natural. Hoje ela está com um ano e meio, ainda sinto a falta de amamenta-la. No início doía muito, meus seios ficavam machucados nas duas primeiras semanas, eu não desisti, minha vontade de amamentar minha filha era tão grande! Eu consegui! Agradeço a Deus por ter me permitido a benção de gerar o alimento da minha Manu!

    1. Nana Tagarela respondeu Tatiane

      Só que amamentou sabe a dor e a alegria que é poder ter esta benção. É ambíguo! Mas é muuuito prazeroso, não é?

  6. Aline Alcarde comentou

    Muito igual a minha história 😍 os melhores 17 meses da minha vida…o Caio decidiu o tempo do desmame, mas hj somos mais ligados 💓

    1. Nana Tagarela respondeu Aline Alcarde

      Que bom quando a criança escolhe o momento dela, não é?
      As coisas se tornem mais naturais e sem sofrimento pra nenhuma das partes.
      Parabéns!

  7. Texto maravilhoso, o Ian está com 9 meses e eu trabalho o dia todo, então ele acorda a noite toda pra mamartem vezes que até 9 vezes por noite.
    Mas mesmo assim eu não me vejo ficando sem isso, a sensação de ter o que meu filho precisa, sentir seu corpinho junto ao meu vale qualquer sacrifício, ser mãe foi o melhor presente que papai do céu me deu!

    1. Nana Tagarela respondeu Priscila Eufrazino

      Priscila, que lindo o seu relato. Emocionante! Ter essa experiência é muito incrível! Aproveite cada momento, porque um dia fará parte das melhores memórias da maternidade. Bjs.

  8. Karol comentou

    Vai completar 2 anos e agora? Dar mamá além de todas as maravilhas citadas, facilita muito na hora de fazer ela dormir, mas eu preciso viajar a trabalho e estou protelando isso ao máximo.
    Não quero deixar ela chorando de um lado e eu do outro… Alguma dica?

    1. Nana Tagarela respondeu Karol

      É difícil deixar a amamentação, mas com dois anos a criança já entende um pouco mais. Tente dizer que o peito da mamãe está dodói e que um outro dia ela pode mamar. Se vc desejar realizar o desmame total, converse com a pediatra ou nutricionista para passar um leite complementar nos casos que vc tenha de viajar. Bjs.

  9. Suelen Manduchi Nappo Araújo comentou

    Amei ler essa história!!!
    Lembrei de quando eu amamentava o Gabriel, ele me olhava fixo, dava sorrisinho, brincava com meu bico rs
    Ele decidiu parar de mamar com 1 ano e meio. Por mim, continuaria amamentando, sinto falta dessa laço, do vínculo eu e ele.
    Na época eu trabalhava e fazia faculdade, foi difícil mas venci essa luta!
    Porém sinto muita falta de amamentá-lo.

    1. Nana Tagarela respondeu Suelen Manduchi Nappo Araújo

      Suelen, parabéns por ter conseguido durante tanto tempo mesmo com todas as dificuldades! Só quem passa pela luta que você travou, consegue valorizar o seu desprendimento.
      A gente sempre sentirá saudades desses momentos maravilhosos, não é mesmo?
      Bjs

  10. Pá Giorni comentou

    Amo amamentar minha bebê ela tá com 11 meses pensei em desmamar ela com 1 aninho mais isso foi antes de tela nos meus braços rs. Não sei quando ela vai querer desmamar ela ama mamar mais confesso que menos que era antes mãos é normal. Muita vezes cansada moída mais consegui amamentar feliz os carinhos durante e depois das mamadas é mágico. Amo muito minha filha mesmo que não seja fácil as vezes dolorido mais eu falo foi está sendo os momentos mais lindos da minha vida. Amamentar ato de amor é tudo de bom.

    1. Nana Tagarela respondeu Pá Giorni

      Parabéns, Pá Giorni.
      A gente acha que sabe tudo sobre ser mãe, antes de ser. Mas só descobre a maternidade na prática. O ato de amamentar é o maior treinamento para ser desprendida e buscar a felicidade ajudando o outro (que neste caso é a sua filhinha). Aproveite cada dia intensamente!

  11. Beatriz comentou

    Minha filha já tem dois anos e três meses! Eu amo amamentar ela, e ela não larga de geito nenhum.
    Não sei se tiro o se espero o momento dela. Não quero que nos duas sofra mas muita gente fica dizendo que já passou da hora! So meu esposo me apoia e acha lindo … ai fico dividida!😕😕

    1. Nana Tagarela respondeu Beatriz

      Beatriz, não há mal nenhum em amamentar depois dos 2 anos. Faça o que o seu coração mandar. Não se preocupe com os julgamentos, porque sempre haverá quem tenha o pitaco para qualquer assunto.
      No momento certo, você pode ir conversando com a sua filha de que ela não precisa mais e que vocês podem parar a amamentação (quando as duas estiverem preparadas).
      Bjs.

  12. Adriana comentou

    Hoje precisava ler isso que lindo é exatamente isso que to sentindo acho q esta sendo muito mais dificil pra mim do que pra ele, faz um dia tirei o peito, ele esta com 2 anos, mas sinto que agora é necessário e tenho que ser forte com certeza o amor que sinto por ele so aumenta independente de tirar o “tete”
    obrigada por compartilhar este texto lindo

  13. Lidia comentou

    Que texto lindo!
    Descrever meu momento.
    Minha bb vai fazer 1 aninho e a 1 mês tem deixado de mamar naturalmente ,preferindo a mamadeira. Tá sendo um pouco difícil pra mim esse desmame pq amamentar foi a coisa mais linda da maternidade pra mim .antes pensei que seria dificil .mas na primeira mamada me apaixonei foi indescritivel e imensuravel o que senti .foi momentos lindos que guardarei pra sempre em minha alma.

Deixe seu comentário!