Desmame Noturno Com Amor e Respeito – Existe Sim

Desmame Noturno Com Amor e Respeito Existe Sim
Eu e a Mia em um mamá diurno.

Você que é mãe e amamenta a madrugada afora e já está cansada de acordar trocentas vezes de madrugada. Eu te entendo, eu já estive na sua pele há pouquíssimo tempo e sei como é passar o dia com os olhos ardendo e tentando se encostar pelas paredes da casa para descansar um pouquinho o corpo. Mia até 1 ano acordava de 3 a  4 vezes durante a noite, mais ou menos nos mesmos horários. Eu sei como é cansativo amamentar de madrugada, mas também sei que é muito importante amamentar de madrugada para aumentar a nossa produção de leite.

Saiba porque é importante amamentar de madrugada para aumentar a produção de leite.

Amamentar se tornou cansativo para mim e por isso resolvi fazer o desmame noturno. Não queria fazer o desmame total e concluí que com o desmame noturno eu conseguiria descansar algumas horas e aí seria uma boa mãe no dia seguinte. Nesses casos não há necessidade de fazer o desmame total.

Mas quando comecei a ler sobre desmame noturno me deparei com várias situações em que a produção de leite da mãe caiu e o desmame total acabou acontecendo junto por conta disso. Mas eu estava tão cansada que resolvi arriscar.



Quando fazer o desmame noturno:
Especialistas em amamentação recomendam que o desmame noturno seja feito somente após o bebê completar 1 ano de idade, pois assim o risco de ter uma queda da produção do leite materno é bem menor. Além disso o leite da madrugada é importante para o bebê com menos de 1 ano.

Claro que você pode fazer o desmame noturno antes de completar 1 ano, mas saiba que o risco do desmame total acontecer é maior por causa da queda da produção do leite materno. Cabe a cada mãe ponderar o que vale mais a pena para ela.

Alguns pontos a considerar antes de começar o desmame noturno:
1-
Pode ser que o desmame noturno puxe o desmame completo, mesmo que o bebê já tenha passado de 1 ano de idade. Quanto mais velho o bebê for, mais difícil disso acontecer.
2-O bebê vai levar de 15 a 20 dias para acostumar que não vai mais ter peito de madrugada, segundo a Lígia Coimbra, consultora e especialista em sonos de bebês, do Mães Comadres.
3-Vai ter choro! Bebês choram e é assim que eles se comunicam. O seu bebê vai chorar para mostrar insatisfação com a nova situação. Mas você não precisa deixar o seu bebê chorando sozinho, no escuro. Você (ou alguém designado para a tarefa) vai dar colo, muito carinho e tentar acalmar o bebê de outra forma que não seja o peito.
4-Tenha um copo de água perto do bebê e ofereça água caso o bebê demore a voltar a dormir. Quando o bebê fica muito nervoso e se agita muito ele pode ficar com sede. Muitos adultos tomam água de madrugada, por que os bebês não podem tomar?
5-Bebês que se alimentam bem (almoçam e jantam bem) não vão acordar por fome. Vão acordar por saudade da mãe, saudade do tetê etc.
6-Você precisa escolher o momento certo para você fazer o desmame noturno e não porque alguém te falou que você deveria fazer. Então sinta-se segura e à vontade com a sua decisão antes de começar.

Como fazer o desmame noturno:
Eu resolvi esperar a Mia completar 1 ano e resolvi fazer o desmame noturno. Comecei no dia 1 de abril de 2017 e contei com a ajuda do marido e da sogra. Quanto mais ajuda você tiver no desmame noturno melhor

Li o plano de desmame noturno do Dr Jay Gordan, que é super a favor da cama compartilhada e criação com apego. Vou resumir para vocês algumas coisas interessantes que ele diz.
1- Se você, mesmo adulto, dormisse perto do melhor restaurante, aquele restaurante que você tanto gosta, e sentisse cheiro da comida a noite toda, você não acordaria com vontade de comer? Pois é assim que os bebês se sentem quando dormem na mesma cama que a mãe. Amo cama compatilhada, mas entendi o ponto de vista dele e a primeira coisa que eu fiz foi colocar a Mia no outro quarto para dormir longe do meu cheiro (cheiro do leite). A minha sogra se ofereceu para dormir com ela e acalentá-la quando ela acordasse. Aceitei! Santa sogra! O ideal é que alguém, que não seja a mãe, vá acalmar o bebê toda vez que o bebê acordar. Porque assim o bebê não sente o cheiro de leite da mãe, o que acaba o deixando mais nervoso. Mas se não houver opção tudo bem. Só que o desmame noturno vai ter um pouco mais de choro.

2-Escolha as 7 horas mais valiosas para você. Bebês de 1 ano já têm a capacidade de dormir 7 horas por noite. Então eu considerei de 23hs até as 6hs da manhã para deixar o bebê sem peito. Mesmo que o bebê durma antes, dê o peito novamente com ele dormindo por volta das 23hs e só ofereça de novo as 6am ou depois quando ele acordar. Nunca antes disso.

3-Uma vez que começou o desmame noturno, não o amamente no horário que “o restaurante está fechado”. Ceder significa regradir no plano de desmame noturno, que dura de 15 a 20 dias, lembra?

4-Nas 3 primeiras noites, quando o bebê acordar entre esse horário de 23hs as 6hs, abrace-o, nine-o. Pode amamentar, mas um tetê rapidinho. Coloque o bebê sentado na cama acordado e faça massagens nas costas dele. Não deixe o bebê adormecer no peito. O bebê vai chorar, vai resmungar, mas porque está zangado contigo, está zangado com a nova rotina. Nesse momento muitas mães desistem. Tudo bem de você desistir e querer tentar alguns meses depois, mas saiba que os primeiros dias são os mais difíceis.

5-A quarta, quinta e sexta noites. A partir daí, quando o bebê acordar em um horário que deveria estar dormindo, não o amamente. Dê carinho, colo, aconchego, mas não amamente. Segundo o Dr Jay Gordon, coloque o bebê acordado na cama e o faça dormir. Ele precisa aprender a dormir deitado na cama (eu achei super difícil essa parte e colocava a Mia levemente grogue na cama e ia dando uns tapinhas leves no bumbum para ela dormir).

6-A partir da sétima noite tente fazer cada vez menos contato com o bebê cada vez que ele acordar e não amamente-o no período que ele deveria estar dormindo.

Como eu já disse antes, é importante saber que os bebês vão chorar com o desmame noturno. Não por tristeza ou por fome, mas porque estão putos com a mudança de rotina. Alguns vão protestar por 10 minutos, outros vão protestar por 1h e 30 min ou mais até. A Mia, na primeira noite, chorou por 1h e 30min. Mas estava no meu colo, eu cantava para ela, conversei com ela. Mesmo assim ela se jogava para trás e gritava.

Vale terminar esse texto com uma dica que a minha amiga Psicóloga Nanda, do Psimama me deu: 
Aproveite o sono REM do seu bebê. Sabe aquele sono pesado em que as crianças se mexem um pouco (conseguimos ver mãos e dedos se mexendo levemente) e os olhos vibram enquanto estão fechados? É nessa hora que devemos conversar com os nossos bebês. Fale que a mamãe está cansada e que precisa dormir a noite inteira, que de agora em diante o tetê vai ser só durante o dia. Converse com o seu bebê de forma amorosa explicando a nova situação. A Nanda me disse que já teve bons resultados com essa técnica, mas eu confesso que não cheguei a testar.



O resultado aqui em casa:
A Mia levou 20 dias ou mais para se acostumar com o novo cenário, mas hoje em dia a Mia dorme a noite inteira, de 22hs até 6am. Acorda cedo para mamar mas dorme a noite toda.
Ela só acorda de madrugada quando tá doentinha ou com dor de dente (dente nascendo).

Aproveita para ver também o vídeo de desmame noturno que eu gravei:

Bjs, Thata

Leia também a história de desmame da Sabrina – Jeitinho de Mãe

47 comentários

  1. Jaque Corrêa comentou

    A minha completou ontem 5 meses. Mama somente LM em LD mas desde os 2 meses e meio ela dorme das 22h as 7h. Nunca acordei ela para mamar e qd ela acordava eu dava o tt no escurinho, sem conversa e sem brincadeira. O desmame noturno aconteceu por ela mesma. Nunca tive problema com a produção de leite e minha BB é uma bolinha. Acho q o corpo se ajusta conforme a demanda.

    1. Maria respondeu Jaque Corrêa

      A minha bebê tem um mês. E dorme das 23 às 7. O peso está além do normal. E não diminuiu a produção do leite.

    2. Bruna de Sousa respondeu Jaque Corrêa

      Minha filha também dormia super bem até os 8 meses, nunca acordava pra mamar. Depois dos 8 passou a acordar pra mamar de madrugada, e hoje, com 1a e 1 mês acorda de 4 a 5 vezes por noite. Tem sido cansativo.

  2. Dayene comentou

    Amei. Mas confesso que quando o Antônio era bebê não suportei o vê-lo chorando por 1h30min. O cansaço foi maior e eu não suportava o choro dele. Desisti e fiz o desmame total com 1 ano e 4 meses. E pasme, ele dormiu a noite toda no primeiro dia. Meu leite demorou 20 dias para secar, mas foi o melhor para nós. Boa sorte com o desmame noturno da Mia. Beijos no <3.

    1. Débora respondeu Dayene

      Como vc fez o desmame total? O meu bebê tem essa idade e to pensando em desmamar.
      Bjim

  3. Aline comentou

    Oi @mamaetagarela, após seu relato inicial decidi por fim acabar com as mamadas noturnas, pois realmente não aguento mais! Meu leite secou quando ele tinha 6 meses e mesmo com as mamadeiras ao dormir, ele acorda de 2 a 4x na noite e dormia só com a mamadeira
    Desde seu início nesta tentativa, iniciei também o desmame da mamadeira e por aqui tbm estou no sofrimento, ele dorme uma noite inteira e outra acorda diversas vezes, mas última mamadeira é as 00hrs, pois ele janta bem as 8:30 mais sobremesa, brinca um pouco, banho, leitura e cama até 21:30… dps a mamadeira do sono as 00 e rezo para durar até o outro dia… ainda estou nas noites dia sim/dia não depois de 10 dias
    Vamos ver se terei o seu sucesso nos próximos 15 dias 😘😘😘

  4. cintia comentou

    Obrigado @mamaetagarela esse post me esclareceu muitas dúvidas, a pediatra da minha filha me aconselhou a fazer o desmame total, pois tenho fibromialgia e o medicamento que preciso usar não posso amamentar de forma alguma !!! Fora as noites mal dormidas, não consigo fazer minhas tarefas diárias pois o sono e a dor me consomem. Excelente tópico, parabéns.

  5. Marília comentou

    Olá! Gostaria de saber se ao invés de amamentar quando ele acordar de madrugada, posso oferecer a mamadeira, pois sempre faço isso e ele mama.

    1. Débora respondeu Marília

      Tb tenho essa dúvida. Assim o pai pode oferecer e o bebê, caso seja fome, volta a dormir.

  6. Jessica comentou

    Minha bebe nao come muito em quantidade. Com o desmame noturno pode auxiliar esse processo de ingestao de alimento ? Ou devo esperar para que ela nao chegue a ter fome durante a madrugada.

  7. Elizangela comentou

    A minha bebe tem 1ano e meses , e preciso desmamar ela nas madrugadas, porque durante o dia não mama peito .
    Mas ja tentei e chora muito

  8. Tô lascada acabei de tentar não dar mamar a minha filha de 1 ano e três meses ela fez um escândalo agora as cinco da manhã e ca estou eu lendo esse link pra achar uma solução kkk
    É difícil demais

    1. Amanda respondeu Sandra Santos

      Sandra meu bebe tem 1 ano e 2 meses e tbm tentei desmame noturno…só que ele chora tannntooo e tao desesperado que ja desisti! Mto dificil😳

    2. Liliana respondeu Sandra Santos

      Eu…
      rsrs…
      Não sei o q fazer…
      O pai mete o pé ….rsrs

  9. Adt comentou

    Legal vou colocar em.pratica!Realmente aqui esta difícil de mais,meu filho othavio tem um ano e quero fazer na verdade o desmame tota!Trabalho fico fora o dia td e ele fica na baba!Com ela td flui bem almoço,frutas,sucos td perfeitamente bem e no HR!Comigo sai td da rotina vira aquela baguca me estresso ele chora e td isso prq?O bendito Tete da mamãe!Estando comigo ele n quer saber de outra coisa sinto que ele me vê c uma chupeta gigante!!!Emfim as noite então vira um pesadelo!Ele n dorme nem eu,e por dormi comigo td se torna mais Difícil!Nem quando era rescen nascido fiquei tao esgotada c tenho ficado hj!
    Já estou vendo o estresse que vai ser nas madrugadas quando eu n der mais o peito p ele,mas estou certa que isso vai ser o melhor p nos dois! E c durante o Dia ele fica bem c a baba come de td n procura tete da mamãe e aceita uma bela mamadeira de leite,concluo que n tendo o tete a noite e de dia ele já n toma!o desmame total.aconteça! Que é essa minha missão!Espero ter exito e que flua bem obrigada me desejem boa sorte!

  10. maria comentou

    A Minha pequena também chama-se Mia e esta com 6 meses, acorda 3/4 vezes na noite pra mamar. Vou esperar ela fazer um ano pra fazer o desmame a noite. Obrigada pelas dicas.

  11. Elivania comentou

    Vou tentar meu bebe tem 1 . 5 meses to cansada pois ele mama a noite inteira nao consigo nm mi mechr pro lados 😞😨😴😅

  12. Tatiana Santana comentou

    Estou nesse dilema. Preciso do desmame total minha bb tem 1a 6m ela é um bb chiador e presisa ganhar peso pra ganhar músculos e respirar melhor. A pediatra dela me orientou o desmame ela dorme junto com a gente é difícil meu marido sai de madrugada pra trabalhar e eu não quero deixar ela chorar por causa dele. Não sei o que faço pois já não aguento mais passar noites acordada.

  13. Vera comentou

    Kkkkkkkk o meu já é escandaloso tô lascada

  14. Paula comentou

    Quero deixar aqui meu relato e agradecimento pois graças a esse post da @mamaetagarela e da matéria doDr. Jay Gordon meu bebê de 1 ano e 3 meses está dormindo a noite toda! Eu já estava exausta, ele mamava a noite toda. Não dormia e nem deixava eu dormir. Dai li a matéria e decidi colocar em prática (já descrente pois já havia tentado de quase tudo! Até simpatias! Rs) Incrivelmente os choros duraram apenas 3 noites. O desmame ocorreu com cama compartilhada e sem ajuda de ninguém. Somente mamãe e bebê nessa batalha difícil! Rs
    Eu amamentava por último as 23 hrs, uma vez na madrugada e depois só quando o dia amanhecia. Essas mamadas “extras” não eram feitas na cama como de costume, eu levantava e amamentava sentada e voltava com ele pra cama ainda acordado. E logo ele entendeu que não precisava do mama pra pegar no sono novamente. Á partir da quarta noite ele não pediu mais pra mamar e dorme a noite toda. É claro que há exceções como por exemplo qdo toma vacina ou está gripadinho… mas isso a mamãe tira de letra! Rs
    Mamães não desistam! Assim como a matéria da mamãe tagarela existi sim o desmame noturno com amor e respeito!
    Boa sorte a todas!

    1. Thaís Cardoso respondeu Paula

      Caramba, Paula! Que delícia ler isso! São relatos como o seu que me fazem continuar com o blog! <3
      Gratidão por ter vindo aqui me contar!

    2. Jessica respondeu Paula

      Nossa que legal ! Vc conseguiu tirar msm com cama compartilhada ? Eu estou na luta tb, faço ele dormir peito coloco berço aí quando ele acorda coloco minha cama converso canto explico que não tem tete , aí ele chora pouco e dormi no nosso meio , não tá sendo fácil super cansativo mais não vou desistir ! Obg pelo seu poste me ajudou a ter esperança que posso fazer mesmo estamos na msm cama e sendo só eu mesma pra fazer isso ! Bjs 😘

      1. deuzi respondeu Jessica

        o problema é que vai acostumar na cama… mães cada uma com uma dificuldade. vamos vencer

    3. Patricia Porfirio respondeu Paula

      Que bom ler seu relato !!!!! Por aqui a jornada esta dificil, cama compartilhada e só a mamãe pra enfrentar tudo sozinha !!!!! As vezes da vontade desistir mas ver experiências positivas como a sua dão uma acalmada no coração.

  15. Cássia comentou

    Meu filho tem 1e3meses já faz uns 20 dias que iniciei o desmame noturno.O 1dia teve muito choro para pegar no sono na cama sem peito,no 2 já foi tranquilo. O problema é que ele sente fome durante a noite e é fome mesmo ele não almoça e nem janta direito por isso a mamadeira ainda está na rotina da noite. Ele toma 1 Mamadeira as 10:30 e outra as 4:30 e acorda as 9h .
    Mesmo acordando pra mamadeira o desmame noturno me ajudou muito antes ele acordava umas 5 vezes,valeu apena fazê-lo.

  16. Amanda Fagundes comentou

    Meu filho está para completar 6 meses e só mama LM e em livre demanda. Pouco antes do João Lucas completar 2 meses ele por si só fez o desmame noturno. Dorme das 10 até as 5 e meia ou 6 horas. Estou ansiosa para saber como será a reação dele com as papinhas. Amo amamentar meu filho. Sempre acreditei que meu leite era (E vai continuar) poderoso. Sempre escutei coisas do tipo Ah dá logo uma mamadeira que ele dorme a noite toda ( Como se isso fizesse sentido né? 😦). Como ele mesmo iniciou o desmame noturno deixei no tempo dele. Ele acordava 3 vezes por noite para mamar. Foi diminuindo até dormir a noite toda😴

  17. Maria claudia comentou

    O meu tem 2 anos e eu quero muito tirar o peito dele já tentei dipirona boldo vinagre mas ele assim mesmo quer mama a noite madrugada mim ajude não aguento mas responde por favor o que eu faço ele já tem o quarto dele mas eu que cuido dele meu esposo não aguenta o choro

  18. Marcela comentou

    E quando o desmame já está encaminhado e dando certo mas o Bb adoece e junto está nascendo 8 dentes? Doente e sem comer. Segura ainda assim as mamadas noturnas?

    1. Thaís Cardoso respondeu Marcela

      Marcela, eu voltaria a dar o peito de madrugada e só depois quando ele estivesse bem de novo eu recomeçaria o desmame noturno. Mas segue o seu coração. Bjs

  19. Dani comentou

    A minha bebê parou de mamar a noite depois de um mês de vida. Hoje aos 4 meses ela dorme entre as 10 e meia da noite e acorda as 8 da manhã. Tenho muito leite e faço doação ainda.

  20. Adriana comentou

    Como fica a produção do leite com o desmane noturno? Não corre o risco do leite secar com o passar dos dias q o bebê parar de mamar de madrugada?
    E o q fazer com as mamas cheias nesses 15 a 20 dias de readaptação ? Vai doer e inchar podendo até dar mastite não?

    1. Thaís Cardoso respondeu Adriana

      Sim, corre o risco, falei isso várias vezes no texto. O desmame noturno é para bebês maiorzinhos, então não vai ter problema com mamas cheias. Bjs

      1. Taty respondeu Thaís Cardoso

        Há 1 dia comecei o desmame total, meu filho tem 1a8m, não aguentava mais acordar mil vezes a noite . Sempre tive muitooo leite, achei que fosse diminuir com o tempo… agora. Q dia sem mamar, meu seio está pra explodir, dói de tanto leite, o que faço? Tenho medo de dar mastite. 🙁

        1. Thaís Cardoso respondeu Taty

          Taty, é melhor tirar um pouco para aliviar. Tira com a bomba e congela. Não tira até esvaziar o peito, mas só até dar um alívio. Com o tempo o seu peito vai se ajustar com a nova demanda.

  21. Daniela comentou

    Minha filha tem 1a8m. Nesse tempo teve fases de dormir por 7 horas e de acordar a cada 2 horas. Conforme ela crescia foi acordando mais vezes pra mamar, e isso me deu o click: hora do desmame. Optei apenas pelo desmame noturno. No primeiro dia ela chorou por 30 minutos e tive que ninar e cantar pra se acalmar. No segundo dia chorou por 10 minutos e no terceiro aceitou a água e voltou a dormir. Mas acabei dormindo fora de casa uma noite para participar de um curso e quando voltei desandou tudo (o pai ofereceu achocolatado de madrugada na minha ausência!!) Passados 3 dias recomecei o processo e, como ela já sabia como funcionava, não protestou muito, mas nas primeiras noites acordou várias vezes. Íamos lá (eu ou meu marido) diziamos que era hora de dormir e que podia tomar água e logo voltava a dormir. Esta é a segunda noite que não acorda pra mamar. Acredito que o que ajudou foi a idade dela, pois já compreende bem as coisas, e o fato de não ser acostumada a adormecer no peito, costume que criamos já com dois/três meses. E eu estava tranquila com minha decisão, firme e decidida a não ceder!!

  22. BÁRBARA ROCHA comentou

    Meu bebe acabou de completar 8 meses. Tem dias que ele dome bem, isso signiica acordar 2 vezes a noite, e dias que acorda a cada hora para mamar. Não são mamadas longas apenas aquele tete p se colocar para dormir novamente. Estou tomando coragem e reunindo forças para iniciar o desmame noturno. Tenho ficado muito irritada pela falta de descanso e sem concentração no trabalho. Meu problema é que me separei ainda durante a gestação e moro com meus pais. Eles não temaquele peril participativo e as madrugadas sempre foram só eu e ele, dede que tina uns 20 dias. Li e assisti seu vídeo que vai me ajudar bastante a dar esse passo. Espero que consiga chegar até o final.

  23. Ana Carolina comentou

    Vi que comentou que só acorda nesse horário quando fica doentinha.Depois de quanto tempo ficou doente pela primeira vez?

    1. Thaís Cardoso respondeu Ana Carolina

      OI Ana Carolina, ela ficou gripada uma vez somente com mudança de clima. Não lembro quanto tempo depois… 1 mês, 1 mês e meio talvez. Mas quando tem dente nascendo ela acorda.

  24. Thaise comentou

    Meu Deus, tanta gente no mesmo barco e eu aqui me sentindo tão sozinha!. Minha filha completou 1 ano e ainda acorda 4x pra mamar. Sei que vai ser bem difícil o desmame pq, pela exaustão, acabou que estou dormindo com ela pra eu pelo menos cochilar nos intervalos.. me sinto exausta mesmo. O que me preocupa é que ela ñ aceita nenhuma fórmula e a quantidade de comida é insuficiente… ñ sei o que fazer . Ainda me sinto mto perdida, mas é mto bom saber que há luz no fim do túnel…

  25. Naiana comentou

    Adorei as dicas sobre o esmame noturno.
    É. Bom saber q tem outras mãesna mesma citaçãoque eu,gostaria de dics para o desmame total. Obrigada

  26. Mayara comentou

    Minha bebê vai fazer 6m daqui 3 dias. E já não mama de madrugada desde os 2m. Não fiz desmame noturno proposital, foi natural. Eu achei ótimo pq dormir a noite toda é vida! Meu leite não diminuiu, continua farto e minha bebê é um bolota!

  27. Amanda comentou

    Meu bebê tem 2 meses e tem uns 10 dias que já dorme no mínimo 5 horas por noite, nos últimos dias tem dormido por volta de 7 horas seguidas. Também não tive problemas com a produção de leite. Acho que essa questão é mto relativa. Se a mãe sempre teve bastante leite e o bebê ganha bastante peso e se satisfaz não há necessidade de acordá-lo na madrugada. Pelo menos foi a orientação do pediatra. Segundo ele, atingidos os 4kg e numa crescente de peso ele não precisa ser acordado de forma alguma. Mas é lógico que se a mãe tem menos leite o ideal é sempre estimular a produção. Por isso acho que não existe fórmula mágica e cada mãe deve saber qual a melhor opção e como agir c as mamadas noturnas.

  28. Karina comentou

    Quando li o título achei que o texto era sobre o desmame noturno natural. Porque esse também EXISTE SIM!!! Obviamente que cada caso, compreendo e respeito as mamães que precisaram adiantar forçar um pouquinho esse momento, pois essa necessidade depende de muitos fatores pessoais, mas gostaria de falar para quem puder esperar o desmame natural, isso também acontece, viu? No meu caso foi com um ano e seis meses, conheço outros casos bem parecidos com o meu, um dia simplesmente acabou o mamá de madrugada, sem ter nenhuma conversa nem água nem nada., simplesmente passou a fase!!! Abraços

  29. Jussara Cunha comentou

    Gostei muito da sua postagem, minha filha tem 1 aninho e tbm acorda de hora em hora pra mamar…. Mas o que acontece tbm é que muitas vezes ela só quer o bico pra voltar a dormir, tá sendo muito difícil pra mim, pois não suporto ver ela chorando e acabo ficando estressada, pena que não tenha um jeito mais fácil de fazer isso, mas preciso tentar porque ela precisa fazer exame de sangue de rotina e nunca consigo por causa do jejum😘

  30. Daniele comentou

    A minha filha ja esta com 1 ano e 9dias e estou muito cansada pois ela fica so comigo o dia todo e o tempo inteiro ñ tenho ajuda de ninguem,quando o pai pai dela tenta fazer ela dormir ou ficar com ela sozinho ela da piraça estaca para tras e grita alto como se tivesse machucando.Estou tentando desmama ela mas ñ consigo,ja dei todas as formulas de leite na mamadeira e ela ñ pega.Me ajudem ….

  31. Camila comentou

    Olá meu ajudem minha filha completou 1 ano. Mama a noite toda não aceita leite nenhum e come mal . O que faço. E ele a fica comigo o dia todo

  32. Manoela comentou

    Mas ele mamava a noite toda? Tipo fazer peito de chupeta?

Deixe seu comentário!