Diástase Abdominal Durante e Pós Gravidez

Diastase Abdominal Pos Gravidez 3Olá meninas, tem alguma gravida por aí? Hoje iremos tratar de um assunto bem recorrente no pós parto, a barriga!

Quem nunca se perguntou: Será que minha barriga vai voltar a ser como antes? Por que mesmo depois do parto, minha barriga parece ser de grávida?

A resposta é simples. Durante a gestação, com o aumento do útero e o crescimento do bebê, a musculatura abdominal se alonga e o seu centro é afastado, um processo totalmente natural e esperado. Todo esse processo é chamado Diástase. O que pode acontecer é que para algumas gestantes esse afastamento pode ser um pouco maior, causando uma ruptura dos tecidos que sustentam os retos abdominais.



Para identificar a diástase no pós parto, se observa um afastamento ou abaulamento dos músculos abdominais, principalmente durante esforço. A ponto de conseguir colocar o(s) dedo(s) entre os músculos. É muito importante estarmos atentos a essa alteração, pois a diástase pode comprometer a estabilidade corporal, acarretando possíveis dores nas costas.

Diastase Abdominal Pos Gravidez 22

A prática de algum exercício físico específicos durante a gestação ajuda muito a manter a diástase controlada. Procure sempre um profissional qualificado e que entenda das alterações corporais da gestante. Exercícios como pilates, hidro gestante e caminhadas ajudam a fortalece o core e os paravertebrais. Além de seguir uma alimentação balanceada, evitando assim o excesso do ganho de peso durante a gestação.

Mas, se ela aparecer, não se desespere, procure fazer exercícios de fortalecimento específico para a região e o período pós parto. Esqueça os abdominais tradicionais! eles só pioram o quadro, aumentando a pressão interna e provocando o rompimento ainda maior dos tecidos. Caso a distância entre os músculos seja menor do que 4 cm, a situação pode ser revertida em pelo menos 3 meses. Já no caso de maior gravidade, o procedimento cirúrgico possa ser necessário, para que se possa unir os dois lados.

Essa foi nossa dica de hoje. Espero que gostem e até a próxima!!!

Um beijo,

soraya lares longui doula foto de perfil para o mamae tagarela

Soraya Lares Longui escreve artigos para o Mamãe Tagarela.

Soraya é doula, especialista em exercícios para gestantes e atua na sua área na cidade do Rio de Janeiro.

Conheça o site do projeto dela: Em 9 Meses.

Conheça também a sua página no Facebook.

Dê a sua opinião: