Dicas Para Conseguir Engravidar

Olá tentante! É para você que eu estou escrevendo hoje.

Aquele momento em que o casal decide engravidar é muito gostoso, não é mesmo?

casal tentando engravidarAlgumas mulheres engravidam logo e outras levam bastante tempo. Cada uma vai ter seu tempo, é óbvio, ainda mais considerando que a chance de um casal engravidar a cada ciclo é de 20% a 30%. Então antes que você se pergunte “porque não consigo engravidar” fique calma e leia as dicas para conseguir aumentar as suas chances.

Eu tenho uma amiga que engravidou no primeiro mês de tentativa. Já eu levei quase 2 anos para conseguir engravidar do Eriquíssimo. A maioria das minhas amigas levou por volta de um ano.

Cada mulher tem seu tempo e a indicação conforme a idade é que mulheres com mais de 35 anos tentem engravidar naturalmente por até 6 meses. Não conseguindo, depois desse prazo, devem procurar ajuda. Mulheres com menos de 35 devem tentar engravidar naturalmente durante 12 meses. Depois desse tempo é recomendado que busquem orientação de um ginecologista obstetra, que poderá encaminhá-las para um especialista em fertilidade. Mulheres mais novas podem levar um tempo maior tentando antes de procurar ajuda especializada, já as mais velhas devem procurar ajuda logo. É claro que se você sentir que tem algo errado, se está tendo muita dificuldade para engravidar, deverá procurar o seu médico antes disso.

Então vou tentar dividir aqui toda a minha experiência dessa fase para que você tenha uma gravidez saudável e feliz.



Vamos às dicas?

1- Antes de parar o anti-concepcional, marque uma consulta com o ginecologista: Não importa o método que você use para evitar engravidar, antes de começar a tentar um bebê você precisa fazer um check up geral para saber se está tudo bem. Seu médico vai passar exames de sangue e vai prescrever ácido folico. Eu, por exemplo, tive problemas com prolactina alta por tomar pílula por 10 anos direto sem interromper, meu hormônio subiu e tive que tratar antes de engravidar.

2- Comece a tomar ácido fólico assim que decidir engravidar: Pode começar antes mesmo de ir ao médico. Vende em qualquer farmácia e é fácil de encontrar. Ácido folico é vitamina B e serve para evitar algumas má formações do sistema nervoso do feto. Alguns especialistas recomendam que se tome no mínimo 1 mês antes de engravidar. Outros dizem que tem que ser pelo menos 3 meses antes. Você vai tomar até o terceiro mês de gravidez, quando o seu médico te orientar a parar. Se preferir pode comprar aquelas vitaminas para grávidas como a Femme, a Materna e a Natalis. Elas têm ácido fólico também e muitas outras vitaminas que as grávidas precisam, mas elas são bem mais caras, por isso eu só tomei ácido fólico enquanto tentava e quando engravidei passei para as vitaminas e mantive até terminar de amamentar.

3- Coma bem e faça exercícios: Um corpo saudável e bem nutrido vai engravidar mais fácil e vai conseguir manter uma gravidez mais saudável. Existem alguns alimentos que ajudam a engravidar, que ajudam a mulher a ovular, são alimentos ricos em zinco, ômega 3, vitamina B6 e vitamina E. Então comer saudável também vai te ajudar nessa tarefa!

4- Pare de fumar e de beber: As pessoas sabem que não se pode tomar bebidas alcólicas e nem fumar durante a gravidez. Faz mal ao feto e ponto final. Mas o que as pessoas não sabem é que devem parar com esses maus hábitos assim que começam a tentar engravidar, pois faz mal ao corpo da mulher também. O futuro papai deveria parar também para conseguir produzir espermatozoides mais saudáveis e duradouros. Que tal? Tenho certeza que cortando o fumo e a bebida do cardápio vai ajudar a engravidar mais rápido.

5- Tome ômega 3 antes, durante e depois da gravidez: O ômega 3 ajuda a mulher a engravidar, aumenta a imunidade (sua e do feto) e ajuda no desenvolvimento das células cerebrais do feto. Durante a amamentação continue tomando, principalmente pela imunidade sua e do bebê.

6- Aprenda quando é o meu período fértil: É a famosa tabelinha e, para conseguir ciclo menstrualfazer, você precisa primeiro entender o seu ciclo menstrual. Eu me refiro aqui ao ciclo menstrual sem a pílula. O ciclo de qualquer mulher com a pílula é de 28 dias, sendo o primeiro dia aquele em que a menstruação desce e o último dia é um dia antes da próxima menstruação. Sabendo quantos dias dura o seu ciclo, você saberá exatamente o seu dia fértil, que é a metade do ciclo. Por exemplo: O dia fértil de um ciclo de 28 dias é no 14º dia do ciclo. Em um ciclo de 32 dias é no 16º dia do ciclo. O período fértil geralmente engloba de 4 a 5 dias antes do dia fértil e de 4 a 5 dias depois. Tá difícil de acompanhar? Não se preocupe. Hoje em dia existem aplicativos como calculadora de fertilidade para o celular que vão te ajudar nisso e facilitar a sua vida, mostrando qual é o dia fértil para engravidar. Eu indico o Woman Log, que foi a que eu usei e uso até hoje para anotar a minha menstruação.

7- Faça sexo dia sim, dia não no seu período fértil: Ou até mesmo antes do período fértil. Nós mulheres já nascemos com a quantidade exata de óvulos que vamos carregar para a vida inteira. Os homens não. Eles fabricam os seus espermatozóides conforme necessidade. Acontece que eles precisam renovar a frota sempre para manter um número maior de espermatozóides novos e saudáveis para te fecundar. O ideal dessa renovação é dia sim e dia não. E é claro que fazendo sexo sempre as suas chances de engravidar são maiores, afinal o espermatozoide vive dentro do corpo feminino em média 2 a 3 dias. Fazendo sexo dia sim dia não você estará também sempre garantindo que, assim que você ovular, vai conseguir fecundar e engravidar.
OBS: Manter relações todos os dias não é bom para engravidar porque o homem precisa de um tempo para juntar alguns soldados para a próxima batalha hahahaha. Sim, isso mesmo, fazendo sexo todos os dias não haverá espermatozoides suficientes para conseguir fecundar.deitada apos o sexo posiçao para engravidar

8- Continue deitada após o sexo: É isso mesmo, não saia correndo para ir ao banheiro. Segura o xixi! Não é assim que o seu parceiro ejaculou que os espermatozóides já chegaram lá e pá pum, você está grávida. Todo o percurso que esses guerreiros fazem leva um tempo. O ideal é ficar de 30 a 40 minutos deitada para que a força da gravidade não atrapalhe os nadadores. Você ainda pode dar uma forcinha colocando um ou dois travesseiros embaixo do seu quadril. Ou também pode dar um forção colocando as pernas para o alto.

grafico temperatura basal anotaçao de temperatura9- Aprenda sobre temperatura basal: Usei muito esse método para saber se estava ou não no meu período fértil. Deixe um termômetro ao seu lado quando for dormir. Pela manhã, antes mesmo de levantar, antes mesmo de falar, antes mesmo de se mexer muito, pegue o termômetro e coloque na boca embaixo da língua. Se estiver usando o digital espere pelo menos 5 minutos, mesmo que ele apite, porque para a temperatura basal temos que ter precisão. Vai anotando as temperaturas todos os dias. O certo é começar pelo primeiro dia do ciclo (o primeiro dia da menstruação). Quando você estiver perto de ovular a sua temperatura basal subirá. Mas essa subida é bem pouca e às vezes fica difícil de ler o gráfico ( de 0.5 a 0.8ºC). Para fazer o gráfico eu recomendo que você baixe um aplicativo para o celular e vai ali mesmo anotando todos os dias a temperatura. Ele mesmo vai te dizer quando você ovulou no ciclo atual.

Na minha época de tentante eu cheguei a comprar um termômetro especial para avaliar a minha temperatura basal.

10- Aprenda sobre o seu muco cervical: O muco cervical, bem na entrada da vagina, antes do período fértil o muco é bem líquido. Você coloca no dedo e o muco é uma água. No período fértil o muco é bem elástico, tipo uma clara de ovo. Ele gruda entre dedos ao tentar esticar. É bem fácil de ver a diferença, pelo menos comigo foi. De uma olhada aí na foto abaixo:

muco cervical periodo fertil

11- Use um teste de ovulação: Ele se parece com o teste de gravidez de farmácia, mas o teste de ovulação vai detectar o hormônio LH, enquanto o de gravidez detecta o hormônio HCG. Então não adianta usar o teste de gravidez para tentar detectar ovulação que não vai funcionar. Porém o de ovulação detecta a gravidez – curioso, não? Um dia explico isso aqui. Como usar? O melhor é usar o xixi da manhã, por ter uma maior concentração de hormônios. Faça xixi em um copo descartável e limpo, espere alguns minutos para que o xixi esfrie um pouco, coloque a pontinha do teste de ovulação e segure por alguns segundos (veja a indicação na embalagem do teste). Depois espere alguns minutos para ver o resultado (novamente siga as instruções da embalagteste de ovulalçaoem). Você pode colecionar todos os testes para ir comparando e anotar as datas (igual a foto que peguei no site Trocando Fraldas). O ideal é você comprar vários testes e começar a testar assim que a menstruação for embora. Uns 14/15 testes é o suficiente para um ciclo. Eu indico o “One Step Ovulation” que usei e gostei muito (vende no Ebay e é esse da foto). Você também consegue encontrar no mercado livre.

Para quem tem dificuldade de ver a linha vermelha no teste que indiquei acima, eu indico o teste digital de ovulação da ClearBlue, que cheguei a usar mas achei bem mais caro. Nele quando você não está ovulando aparece apenas uma bolinha. Quando está ovulando aparece um sorriso dentro da bolinha. Muito fácil de identificar a ovulação e você não precisa ficar guardando os outros testes para comparar.

12- Faça algumas sessões de osteopatia: Eu não fiz mas conheço quem tenha feito. Não fiz porque na época em que eu estava tentando eu não sabia que poderia ajudar a engravidar. Sou fisioterapeuta mas não sou osteopata. Para quem decidiu fazer osteopatia na cidade do Rio de Janeiro eu recomendo Adriana Lacombe que tratou o refluxo do meu bebê. Ela é excelente, tem muitos anos de experiência e é uma osteopata muito renomada na área. O consultório dela é em Ipanema (telefone 2227-4016).



13- Tome chá da casca do inhame: Chegou naquela fase que você já está tentando a um tempo mas não quer jogar a toalha ainda e procurar o médico pra dizer que não conseguiu engravidar? O chá da casca do inhame é um indutor de ovulação natural e pode te ajudar. Como fazer o chá da casca do inhame e quanto tomar? Bom, primeiro de tudo você vai começar a tomar assim que menstruar e vai tomar até o dia da ovulação. Pra isso provavelmente você vai precisar de uns 14 inhames (vai usar a casca de um inhame por dia). Lave bem a casca em água corrente, descasque o inhame e coloque a casca em uma panela. Coloque 1 copo bem cheio de água (uns 200 ml de água) e deixe até levantar fervura, uns 5 minutos fervendo. Depois que esfriar o suficiente para você conseguir beber, beba todo o líquido. Tem que tomar em jejum pela manhã. É bem ruim o gosto, mas comigo adiantou. Quem não conseguir suportar o gosto pode comprar cápsulas de inhame ou elixir de inhame. Esses dois também devem ser tomados em jejum, mas eu não sei a eficácia. O chá da casca eu garanto que funciona!

Fiquei mestra em fazer essas coisas. Mas o chá de casca de inhame só precisei usar uma vez e foi tiro e queda. Quase dois anos tentando e quando usei o chá engravidei de primeira! Mas existem contra indicações para o chá: você pode engravidar de gêmeos ou trigêmeos (ou mais, sei lá). Se isso não for um problema pra você, vai fundo nessa dica .

E aí, faltou alguma dica aqui? O que você fez pra engravidar? Pode compartilhar comigo se quiser 😉

Quer saber sobre tratamento de osteopatia para refluxo? Clique aqui!

7 Comments:

  1. The Godfather

    Não se a dica nº 8 tem muito embasamento científico…

    E a dica 7 é mais fonte de estresse que outra coisa. E estresse é um anticoncepcional mais forte que qualquer outro. Se eu fosse dar uma dica, eu diria para os “tentantes” (que bosta de termo) tirarem férias – férias pra relaxar de verdade, não pra se exibir no facebook! – e transarem gostoso, com calma, com vontade.

  2. ELAINE FRANCISCATTO PLUCENO

    GOSTEI MUITO DE SABER SOBRE O CHÀ DE INHAME

  3. Eu consegui meu positivo no primeiro ciclo em que utilizei o elixir de inhame. Comprei o da Goulart. Usei até um dia antes da minha ovulação. Também controlava minha ovulação medindo a temperatura basal.

    Veja relato no meu blog http://sonhadamaternidade.blogspot.com/2015/07/engravidei-tomando-elixir-de-inhame.html

Dê a sua opinião: