Dicas para Evitar Dor no Nascimento dos Dentes de Leite

mapa-da-boca

O mapa da boca: com que idade nasce cada dente.

Vamos falar sobre a primeira dentição? Nessa fase os dentes nascem e doem. São 20 dentes de leite no total. Os bebês sofrem muito com o nascimento dos primeiros dentinhos.

Talvez o nascimento dos dentes não seja um evento pior do que as cólicas. Mas é de deixar qualquer um de cabelo em pé. Ok, tem bebê que não sofre nada com os primeiros dentinhos. Esse post é para ajudar aquelas mães que querem fazer de tudo pra acalmar a dor e a agonia dos seus bebês.

Imagem: O mapa da boca – com que idade nasce cada dente. Clique para ampliar

Alguns bebês começam a sofrer com dor de dente 2 meses antes do dente aparecer. Foi assim com o Eric. Com 4 meses ele começou a ter dores, chorava muito, mas o dentes só vieram aos 6 meses. Como reconhecer? Muita baba, o bebê parece estar bem (rindo, brincando) e do nada chora de dor, quer colocar tudo na boca para morder.



Nessa primeira fase da dor eu recomendo muito mordedor, camomilina, colar de âmbar e florais de Bach. Não acho necessário já encher o bebê de analgésico, gente. O colar de âmbar ajudou demais aqui em casa (não deixem o bebê ir dormir com o colar no pescoço, pois já houve casos de mortes de bebês por sufocamento com os colares durante o sono). O colar me ajudou tanto que eu comprei 3 (pois toda hora perdia o meu hehehe).

A explicação é que o âmbar báltico libera um relaxante neuromuscular que alivia as dores da dentição.

Na segunda fase, em que o bebê começa a acordar à noite com dor. Não sei a explicação pra nascimento dos primeiros dentesisso, mas tenho a impressão que o dente “se move” durante o sono…ou é quando o bebê está mais relaxado que ele sente mais a dor. Nessa segunda fase o colar não resolveu sozinho, mas ajudou muito. Aqui em casa usamos com o Eric: 1- Ibuprofeno (consulte sempre o pediatra, dar remédio por conta é perigoso), 2- gelo, 3- paninho gelado pra morder. Tudo isso junto com o mordedor, os florais de Bach, camomilina e colar de âmbar que eu já vinha usando.

Os florais de Bach eu comecei a usar antes dos molares e dos caninos nascerem, pois eu não conhecia antes, e foi tão bom que ele nem sofreu com o nascimento desses dentes. Nasceram os 4 primeiro molares ao mesmo tempo e logo em seguida os 3 caninos e aqui em casa nem sentimos a diferença, quando vimos os caninos já estavam lá! Esses florais de Bach fizeram mágica aqui! Porque dizem que os molares e os caninos são os piores dentes, que mais doem. Nem precisamos usar ibuprofeno, o que eu achei ótimo, pois odeio dar remédio pro meu filho. Prefiro opções mais naturais.

Agora se prepare, mamãe, pois vem um dente atrás do outro. Esses dentes não dão uma folga. A impressão que eu tenho é que já nasceram uns 30 dentes aqui em casa, quando ele só tem 15 dos 20 dentes que saem na primeira dentição.

No final tudo compensa porque aquele sorriso lindo do seu bebê (não tão mais bebê assim né) vai fazer o seu coração se derreter.

OBS: Não se esqueça, nunca use remédios sem antes consultar o pediatra, ou nesse caso o odontopediatra do seu bebê.

Dê a sua opinião: