Dicas Para Lidar com Enjôos na Gravidez

Dicas Para Lidar com Enjôos na Gravidez

Quando a mulher descobre a gravidez é uma alegria só! Mesmo para as que não estavam tentando, passado o susto vem a felicidade. Conta para o marido, faz surpresa para os futuros avós… aí começam os enjôos e, vamos combinar, ter enjôos na gravidez não era exatamente o que imaginávamos quando fechávamos os olhos e nos víamos grávidas, não é mesmo? Pois é… mas eles são a realidade de muitas grávidas.

Os enjôos na gravidez podem começar bem cedo, logo nas primeiras semanas. Eles podem ser diurnos, assim que você acorda já está enjoada, ou podem ser vespertinos, começando bem no meio da tarde.

Dizem que ficar enjoada é um bom sinal. Significa que está tudo bem com o bebê e que os hormônios como a progesterona, HCG e estrogênio estão direitinho.

Aqui estou falando de enjôos normais e não de hiperêmese gravídica, que apresenta vômitos e náusea muito frequentes que podem causar desidratação e pode ser necessário que a gestante fique internada no hospital para se hidratar no soro.

Por que os enjôos acontecem na gravidez?

A súbita rápida do hormônio HCG causa náuseas. Assim como sobe também a progesterona, outro hormônio, e com a alta da progesterona o estômago da grávida passa a ficar mais preguiçoso e demora mais para esvaziar.

Para evitar ficar enjoada ou para amenizar os enjôos durante a gravidez, vou deixar algumas dicas aqui:

  • Não faça grandes refeições. Faça refeições menores e coma com mais frequência.
  • Não fique mais de 3hs sem comer alguma coisa.
  • Evite líquidos durante as refeições, assim como molhos, caldos e condimentos.
  • Não se deite logo depois de comer. Espere pelo menos 30 minutos.
  • Se estiver vomitando, hidrate-se. Dê preferência a líquidos gelados e em pequena quantidade.
  • Gengibre, limão e melancia ajudam a amenizar o enjôo. Picolé de limão é uma ótima pedida.
  • Deixe na mesinha de cabeceira biscoitos/bolachas do tipo cream cracker (água e sal) ou ana maria e coma uma ou duas antes de levantar da cama.
  • Chupe gelo: para algumas gestantes ajuda, para outras não. Mas pelo menos é água em pequenas quantidades, o que ajuda a hidratar sem encher o estômago.
  • Evite alimentos muito quentes ou mornos. A comida fria na temperatura ambiente, que não exala cheiro forte, costuma ter melhor aceitação.
  • Faça exercícios leves. Exercícios são importantes para a gestante, mas exercícios muito pesados podem causar enjôos. Se você faz musculação, diminua os pesos. Prefira caminhada à corrida.
  • Diminua a ingestão de café, assim como qualquer líquido ou alimento de gosto e cheiro fortes.
  • Tomar vitamina B6 (somente com o aval do médico obstetra).
  • Usar uma pulseira anti enjôo. É um tipo de pulseira que tem um botão que exerce uma pressão no pulso no ponto de acupuntura do corpo que é responsável por produzir náuseas.

 

Fonte:
MD Saúde
Tua Saúde
Guia da gravidez
Baby Center

2 thoughts on “Dicas Para Lidar com Enjôos na Gravidez

  1. No post sobre chás vc disse que o gengibre não deve ser consumido, mas aqui vc recomenda! Pode ou não pode?

    1. Gengibre é realmente algo que divide opiniões, Mariana. Eu não usei durante a gravidez por medo. Preferi não arriscar. Mas muitas grávidas usam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *