Dicas para Lidar com o Bebê Gripado

bebê gripado espirrandoAhhh, gripe… Nenhuma mãe merece ter um bebê gripado ou resfriado em casa. Quem já passou por isso sabe muito bem o sufoco que é. O nariz entope e o bebê não dorme, muito menos a mãe. Mas como não tem como fugir de uma gripe ou resfriado para sempre, vou contar algumas dicas pra conseguir passar por esse perrengue.

1- Cebola cortada perto da cabeceira do berço. Algumas mães defendem esse método. Eu já testei e gostei do resultado. Ajuda a descongestionar o bebê, ajudando-o a respirar melhor durante a noite e consequentemente ajudando a dormir (e a mamãe também dorme, ufa). Uma coisa é certa, no quarto fica uma catiiiinga… xiii!

Veja como usar a cebola cortada ao lado do berço ou da cama.

2- Elevar a cabeceira do berço. A idéia é o bebê dormir mais inclinado pois ajuda o bebê a respirar melhor porque o nariz não entope tanto durante o sono e também evita que o bebê se engasgue com catarro.



3- Soro fisiológico. É muito soro no nariz o tempo todo, mamãe! Umas 5 vezes por dia pelo menos e várias borrifadas em cada narina. E não pode ir pro berço sem colocar soro antes, heim! Pode ser rinosoro ou outro similar. O soro que eu particularmente amo é o Maresis porque é soro de jato contínuo. Os bebês odeiam, mas desentope mesmo. Você também pode fazer nebulização, é uma maneira de usar o soro fisiológico no seu bebê. Geralmente eles não deixam que você nebulize-os enquanto estão acordados, então é melhor fazer assim que dormirem.

É muito importante como saber fazer a lavagem de soro no nariz das crianç,as aprenda aqui.

 

nosefrida

Nosefrida

4- Nosefrida. Já ouviu falar? Uma das oitavas maravilhas do mundo atual materno (hahahaha). Sabem aquelas bombinhas pra tirar meleca? Esqueça aquilo! Jogue fora! Lixo! Inútil! Nosefrida “é o que há” de melhor no mercado de melecas. Sério, só não é melhor do que aquele que tem no hospital que faz sucção. Funciona assim: um lado no nariz do bebê e a outra ponta na sua boca, aí você suga e a meleca vem. Caaaaalma, não é nojento não, tem um filtro no caminho pra impedir que a meleca chegue até a sua boca. Pelo menos na minha nunca chegou e eu uso muito. Uma dica é usar o nosefrida depois de colocar soro, porque aí a meleca tá molinha e bem fácil de sair. Ah, ponha mais soro depois.

baby rub

Baby Rub

5- Baby Rub. Infelizmente essa maravilha não vende no Brasil (não que eu saiba). Aqui na Irlanda é o “Snuffle Baby vapour rub”, na Espanha você encontra o “UtaRespira bálsamo suave”. Todos eles são como o Vick Vaporub, especialmente formulados para bebês. Só podem ser usados em bebês a partir de 3 meses, mas por favor chequem a embalagem antes. É só esfregar um pouquinho no peito e pescoço do seu filho antes de ele ir dormir que o vapor vai ajudá-lo a dormir melhor.

vick de tomada

Vapors

 

6- Vick de tomada (Vapors). É uma engenhoca que é vendida nos Estados Unidos e aqui na Europa. Você pluga na tomada e coloca um refil dentro. Tipo aquele aparelho de veneno pra mosquito, sabe? É assim que funciona. O cheiro é beeeem suave e pode ser deixado perto do berço. Só pode ser usado a partir de 3 ou 4 meses, por favor, cheque a embalagem.

vapour bath

Vapor Bath

7- Vapor Bath. É da Johnson e infelizmente só vende nos Estados Unidos. Você adiciona uma tampinha na água do banho do bebê (na banheira) e esse vapor, junto com o vapor da água quentinha, ajuda a limpar as melequinhas do nariz.

Essas engenhocas importadas você pode comprar cliclando nos nomes dos produtos acima (são links para a Amazon – que entrega muita coisa no Brasil) e  também pode encontrar nas mãos de revendedoras.

Ter um bebê gripado em casa não é nada fácil, mas espero que essas dicas ajudem a minimizar o desconforto causado por gripes ou resfriados.

O seu bebê tem mais de um ano? Então vem conhecer um tratamento natural para gripe que funciona que nem mágica!

IMPORTANTE: Não use nenhum medicamento nos seus filhos antes de consultar o pediatra.

11 Comments:

  1. Minha bebé está com 2 meses e não tô dormindo com ela muito gripada não sei mas o q fazer para ta muito constipada o qe facp

    • Thata Tagarela

      Maria, com 2 meses somente soro no nariz e elevar bastante a cabeceira do berço. Se estiver muito entupida ou febre leve ao pediatra. Aliás, febre antes dos 3 meses precisa levar para ser visto por um médico imediatamente. Bjs e melhoras

  2. Chrysteanne ribeiro

    Minha filha tem 3 meses e esta muito grilada com muito catarro no peito ta tucindo muito e espirrando..
    Não sei oque faço to dando sorinho e um remédio que o medico passo ela já vomito o remédio quando fui da pra ela..
    Tudo ela que vomita..😭😭😭
    Mãe sempre sofri junto não aguento ver minha princesinha doente..💔😭

  3. Oi meu baby tem 5 meses, e está muito doente. Levei ao pediatra e foi diagnosticado com uma infecção de ouvido com garganta . Está com o nariz muito entupido e respirando pela boca. A médica receitou Amoxilina (antibiótico)
    Estou pensando em fazer inalação
    Mas não sei o que usar? Alguém pode me ajudar

  4. Meu bebe tem 20 dias e esta bem gripadinho,nariz bem trancado,e parece até q tem catarro. Levei no medico e ela disse q eh normal,mais eu estou preocupada pq ele está até tendo dificuldade p mamar. O q posso fazer?

    • Thata Tagarela

      Põe soro Bruna, muito muito soro usando contagotas e eleva a cabeceira do berço

    • Bruna meu bebe quando nasceu levei ao pediatra que achava que seria bom para meu filho pra ele tudo era normal…mas como o filho é meu troquei de pediatra e descobri que meu filho estava perdendo peso pq o leite só nao estava suprindo. Detalhe meu bebe ta uma belezinha e adoroooouuu o novo ped

  5. Muito bom este artigo, muito informativo!!!

  6. Meu bebé tá com reima de dente e está gripado o nariz está muito entupido eu posso da nebulização?

Dê a sua opinião: