Dicas Para Mães – Expectativa x Realidade

Quando estamos esperando um bebê, nós começamos a ouvir e a ler um milhão de dicas de maternagem. Tudo faz muito sentido, mas na hora que a criança nasce e a gente se vê em várias situações difíceis, a gente percebe que algumas dicas funcionam muito bem na teoria… Mas na prática são outros quinhentos!

Hoje vamos falar dessas dicas, que são ótimas e fazem todo o sentido, mas vamos trazer para você o lado real delas, sem confetes e balões. A verdade nua e crua, com uma pitada de humor.

Dicas Para Mães de Primeira Viagem – Expectativa x Realidade



Dica 1: Enrole o bebê para ele conseguir dormir, para simular o ambiente intra-uterino e fazer com que ele se sinta aconchegado.
Realidade: Você enrola o bebê e 30 segundos depois ele já está com um braço para fora. Repita até conseguir ou até a fita adesiva acabar.

Dica 2: Coloque o bebê no berço quando ele estiver sonolento, mas ainda acordado.
Realidade: Você sabe o que um bebê sonolento se torna quando é colocado no berço? Um bebê muito bravo!

Dica 3: Siga uma rotina de horários com o seu bebê, tente coloca-lo na cama em um horário razoável.
Realidade: Dependendo da situação, 4 da tarde é totalmente razoável.

Dica 4: Quando o bebê dormir, durma também.
Realidade: Quando o bebê dormir, lave a roupa, arrume a bagunça de brinquedos, prepare um café, faça faxina na casa, coloque a roupa no varal, tome banho, vá ao banheiro, dê uma olhadinha no Facebook, lave a louça da pia e durma.

Dica 5: Durante a noite quando o bebê acordar: dê o peito, depois coloque o bebê para arrotar, troque a fralda e ponha de volta para dormir.
Realidade: O bebê acorda, você dá o mamá, coloca para arrotar, troca a fralda, põe de volta para dormir… MAS O BEBÊ NÃO DORME DE NOVO.

Dica 6: Use “white noise” (barulho branco) para acalmar o seu bebê e para coloca-lo para dormir. Esse som é semelhante aos barulhos que o bebê estava acostumado a ouvir dentro do útero.
Realidade: Use white noise. Use white noise até não aguentar mais. Use white noise até sua cabeça explodir e até você achar que ainda está ouvindo mesmo quando está na rua, longe do bebê.

Dica 7: Faça um planejamento da rotina diária do bebê incluindo horário dos cochilos, banho e depois da introdução alimentar, o horário das refeições.
Realidade: O bebê dorme na hora que você ia alimentá-lo, em seguida acorda cheio de fome na hora do banho, aí tem que esperar a digestão pra dar o banho, aí você espera. E quando você resolve dar o banho o bebê está gritando e você não sabe se é sono, fome, desconforto, fralda suja, gases, cólicas ou porque quer a mãe perto. Você faz tudo ao mesmo tempo e dá graças a Deus quando ele se acalma. Cada dia é um dia!

Dica 8: Mantenha a calma. Quando estiver com dificuldades, peça ajuda.
Realidade: “Mantenha a calma é o c%#@$*#”. Manter a calma com aqueles hormônios fervilhando, parecendo um vulcão à beira de entrar em erupção é muito difícil!

Dica 9: Não se esqueça de cuidar de você mesma.
Realidade: Não se esqueça de engolir um resto de comida fria porque não deu tempo de almoçar, senão você morre de fome. Não se esqueça de ir ao banheiro fazer xixi – eu sei que o bebê está chorando há 4 horas direto, mas evite mijar nas calças.

Dica 10: Não deixe o bebê adormecer mamando. Se a criança dormir mamando ela vai associar a mamada com o sono e vai sempre precisar do peito para conseguir dormir.
Realidade: Você está tão cansada, tão cansada, que você dorme antes do bebê acabar de mamar.

Dica 11: Faça uma lista de enxoval para não comprar itens desnecessários ou para não comprar muitas roupas por impulso. O bebê cresce muito rápido e perde as roupinhas num piscar de olhos.
Realidade: “Ai que vestidinho lindo! Ela vai ficar uma graça! É mais bonito do que os outros 15 vestidos 3-6 meses que já compramos!”.

Dica 12: Não compare o seu bebê com os bebês de suas amigas. Cada bebê tem o seu tempo e pode se desenvolver num ritmo diferente.
Realidade: “Ai meu Deus essa criança ainda não senta e a filha da fulaninha já tá engatinhando! Ai meu Deus, esse menino que ainda não fala e a prima dele já está tagarelando!”.

Dica 13: Limite o tempo que as crianças ficam assistindo televisão.
Realidade: “Eu quero saber, porque o gato miiiia. Verde por fora, vermelho por dentro, é a melanciiiia…”

Dica 14: Durma bastante antes de o bebê nascer, porque depois você não vai conseguir descansar.
Realidade: Você continua invariavelmente dormindo pouco durante a gravidez. Quando o bebê nasce você se pergunta “por que não ouvi esse conselho?!” como se fosse possível estocar sono para o futuro.

Dica 15: Por mais difícil que a maternidade seja, tudo vale a pena. É a experiência mais louca e mais gratificante do mundo.
Realidade: Por mais difícil que a maternidade seja, tudo vale a pena. É a experiência mais louca e mais gratificante do mundo.

Dê a sua opinião: