Dicas Para se Divertir em Teresópolis com Crianças

Teresópolis fica na região serrana do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 90 km da cidade do Rio. A viagem do Rio até Teresópolis leva mais ou menos 1 hora e 30 minutos. Teresópolis é uma cidade muito querida pelos cariocas, não só pelo seu charme, mas pelas temperaturas bem mais agradáveis do que na capital. Tanto é que é carinhosamente apelidada de Terê. A cidade tem seu nome em homenagem à Imperatriz Tereza Cristina, esposa de D. Pedro II, que se encantou com as belezas naturais da cidade. Teresópolis era destino frequente de férias da família imperial brasileira. Hoje em dia, continua sendo uma das cidades mais visitadas no estado do Rio. Por isso, hoje vamos trazer para você algumas dicas do que fazer em Teresópolis com crianças.

Quando visitar?
As temperaturas em Teresópolis podem chegar perto de zero grau nos meses de inverno (Junho, Julho e Agosto), o que é ótimo para quem quer curtir um frio. Se a idéia for curtir um clima de montanha e fugir do calor da cidade grande sem passar frio, escolha qualquer outra época do ano. Nos meses de verão pode fazer calor durante o dia, mas a temperatura sempre fica agradável ao cair da noite. Enfim, Teresópolis é um destino excelente para ser visitado o ano todo.

O que fazer em Teresópolis com crianças?
Teresópolis é um excelente destino para adultos e crianças. Vamos listar abaixo as atividades que você não pode deixar de fazer:



1- Mirante do Soberbo (também conhecido como Mirante Vista Soberba):
O mirante fica no final da subida da serra de Teresópolis e tem uma vista de tirar o fôlego: o Dedo de Deus (um pico na montanha que lembra um dedo apontando para o céu) e o panorama da serra abaixo parecem uma verdadeira obra de arte. Há amplo espaço para estacionar o carro e tirar fotos. É um local público e gratuito. Sempre que eu viajava para Teresópolis com a minha família, a gente fazia uma parada obrigatória ali para apreciar a vista e respirar o ar puro da serra.

2- Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO):
Um parque para se divertir com toda a família. Excelente para os fãs do ecoturismo ou para quem gosta de ficar em contato com a natureza, passar tempo ao ar livre e fazer um piquenique, por exemplo. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos conta com as paisagens mais bonitas da região, com trilhas, riachos, cachoeiras, picos, mirantes e uma bela piscina natural que pode ser usada pelos visitantes. O acesso ao Parque fica pouco depois da entrada da cidade de Teresópolis. São mais de 20 mil hectares protegidos, abrigando 400 espécies de aves e 80 espécies de mamíferos. O Parque tem excelente estrutura para receber turistas e crianças, com restaurantes e banheiros. Uma dica para ir com crianças é a Trilha Suspensa: uma ponte suspensa sobre as árvores com uma paisagem muito bonita. A trilha tem 1.3km de extensão e vários degraus, então dispense o carrinho de bebê e leve um canguru! Para aproveitar o máximo do Parque, visite no verão, quando a água das piscinas naturais não está tão gelada.

Dicas Para se Divertir em Teresopolis com Crianças 07

3- Feirinha de Teresópolis (Feira de Artesanato):
Também conhecida como Feirinha do Alto, ela reúne artesãos de vários ramos artísticos em mais de 700 barracas. É a maior feira de artesanato do estado do Rio de Janeiro. Ela funciona aos fins de semanas e feriados, das 10h as 18h, no Bairro do Alto, próximo à entrada da cidade. Lá você encontra uma enorme variedade de roupas fabricadas em confecções caseiras, artesanatos em madeira, bambu, couro e bijuterias, além de comidas artesanais deliciosas (bolos, doces, chocolates, licores, pães etc). A Feirinha de Teresópolis também conta com praça de alimentação e uma pracinha de brinquedos para as crianças se divertirem durante as compras, com trenzinho, pula pula e às vezes tem apresentações de peças infantis.

Dicas Para se Divertir em Teresopolis com Crianças 04

4- Granja Comary:
É um local muito conhecido por ser usado pela seleção Brasileira de futebol para concentração e treinamento. Mas a Granja Comary atrai turistas por conta da sua bela paisagem e áreas verdes. Os visitantes podem relaxar às margens do Lago Comary e tem muito espaço para as crianças correrem e brincarem. Do lago também dá para ver o Dedo de Deus. O melhor de tudo: é grátis.

granja comary by elis

5- Trenzinho de Teresópolis:
Iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, o Terê-Tour é um passeio turístico de trenzinho, que liga a Feirinha de Teresópolis ao centro da cidade. Cada composição é formada por dois vagões e é acompanhada por vários personagens como Batman, Homem Aranha, Mickey, Minnie e outros. A cada parada do trenzinho, eles saltam para dançar e fazer bagunça na rua, divertindo a criançada. As saídas acontecem de hora em hora a partir das 10h da manhã nos finais de semana e o passeio dura cerca de meia hora.

Dicas Para se Divertir em Teresopolis com Crianças 03

6- Villa St Gallen:
A Villa St Gallen é uma réplica de uma vila suíça cuidadosamente decorada, fazendo o visitante se sentir em uma típica cidade dos Alpes Suíços. A atração principal é a experiência gastronômica, com culinária típica alemã e cervejas artesanais. O passeio pela vila em si é muito agrádavel, há uma capela germanica, lojas de souvenir, sorveteria e uma área para as crianças brincarem, com recreadores. Eles têm uma programação extensa, incluindo shows de blues e rock, vale a pena visitar o site deles antes de visitar.

Edição: O espaço kids foi recentemente desativado, é uma pena.

Villa St Gallen - Teresópolis Com Crianças

7- Parc Magique:
Parque de diversões coberto dentro do hotel Le Canton, mas aberto ao público. Oferece entretenimento para toda a família, com roda gigante, montanha russa, cinema 5D, bungee jump, carrossel, jogos eletrônicos, barco viking, escalada, trem fantasma e outras atrações. Aberto de Terça a Domingo. Boa opção para dias de chuva. O Parc Magique fica fora da cidade, na Estrada Teresópolis-Friburgo, a cerca de 18km do centro.

Parc Magique - Teresópolis com Crianças

8- Fazenda Genève:
Um passeio diferente em que o visitante pode ver como funciona uma criação de cabras leiteiras e uma queijaria de queijos de cabra. As crianças curtem muito ver as cabras e brincar no parquinho infantil enquanto para os adultos a atração principal é a degustação de queijos. Fica a cerca de 25km de Teresópolis, na Estrada Teresópolis-Friburgo.



Fazenda Geneve - Teresópolis com Crianças

Teresópolis é uma cidade muito movimentada nos fins de semana e feriados. Muita gente tem casas de férias na região e há diversas opções de hotéis. É uma cidade excelente para se visitar com crianças, seja por um fim de semana, férias ou um feriadão.

Fontes:
Visite Teresópolis
Veja Rio
Trip Advisor
Férias Brasil

Foto Villa St Gallen: Lily Pestana

12 Comments:

  1. Teresópolis tem mesmo muitas atrações, e a Granja Comary parece um centro de paz, cenário lindo com lagos e montanhas, estou encantada e espero poder conhecer em breve!

  2. Eu não tenho crianças e fiquei com uma vontade de ir. Parece um lugar fantástico para relaxar e desconectar da rotina… Pena que esteja tão longe! Já tomei nota, no caso de surgir a oportunidade de viajar ao Brasil. Um abraço.

  3. Olha que vergonha, eu sou do Rio e nunca fui a Teresópolis! Shame on me! Lendo seu texto e vendo as fotos, fiquei realmente com vontade de visitar! A Serra dos Órgãos sempre esteve na lista, amei ver a vista que se tem de lá, lindo demais!

  4. Puxa, se eu soubesse que Tere tinha tanta coisa assim eu já teria ido… Só conheço a cidade fizinha, Petrópolis. Eu tambem não sabia da origem do nome da cidade. Parabéns pelo artigo, boas dicas! Vou guardar aqui pro futuro 😉

  5. Por enquanto, não tenho crianças pra me acompanhar… mas morro de vontade de conhecer o Parque Nacional Serra dos Órgãos! Todas as fotos que vejo me enchem os olhos… que lugar maravilhoso!

  6. Teresópolis é realmente uma gracinha! Sempre que posso dou uma fugidinha pra lá! Meus filhos também adoram. Ótimo post!

  7. Nossa! Quando a opção bacana!! E não somente pra crianças, eu mesma já quero ir vonferir a feirinha de Teresópolis! Muito legal!

  8. Olá boa noite,
    Já tinha lido um artigo sobre Teresópolis e gostei de ler mais. São perspecticas diferentes e para se conhecer melhor nada como ler várias coisas. O local que parece ser a Suiça parece ser mesmo giro.

  9. Terê, delícia de cidade. E tem cada paisagem…
    Para mim, o Parque Nacional Serra dos Órgãos é um dos tops. E nem preciso falar da Granja, né?

    A criançada deve ir a loucura com a cia do Mickey no trenzinho, né não?

  10. Ótimo post! Muita gente viaja com os filhos e não sabe o que incluir no roteiro para entretê-los. Aqui tem dicas muito boas para os pequenos.

  11. Dia das Crianças chegando! Post ideal para as mamães e famílias, né? Eu ainda não conheço Teresópolis, mas já fiquei com vontade. E parece ser pertinho de São Paulo, né?

  12. Ainda não tive oportunidade de conhecer Teresópolis, mas está na minha lista de destinos que quero muito conhecer!
    Adorei as dicas! Perfeitas pra quem vai programar uma viagem em família!

Dê a sua opinião: